11 Dicas para ter uma revenda de gás de sucesso
Você abriu sua revenda de gás sonhando com um superfaturamento, mas até agora as vendas não deslancharam conforme você sonhava?
As vendas estão boas, mas você sente que existe potencial para muito mais?
Não tem problema, com este artigo, vamos te apresentar 11 dicas para ter uma revenda de gás de sucesso.
Ponha em prática cada uma delas, tenha paciência e perseverança, que em breve os números começarão a melhorar.
O que vai ler neste artigo
Como administrar uma revenda de gás
Nós já escrevemos sobre como montar uma revenda de gás. Neste artigo explicamos que a abertura de um negócio desse tipo dá um pouquinho mais de trabalho que alguns outros comércios, no entanto, sua administração é extremamente simples.
Justamente por se tratar de um local físico que não exige maiores luxos e trabalha com somente um tipo de produto, a administração é bastante descomplicada.
Sendo assim, é muito importante cuidar do fluxo de caixa e nunca ficar sem produto para atender seus clientes.
Dito isso, vamos às 11 Dicas para ter uma revenda de gás de sucesso.
11 Dicas para ter uma revenda de gás de sucesso
1 – Faça um controle sistemático do fluxo de caixa e do estoque
Aprenda a dividir custos fixos, como aluguel, IPTU, contador, funcionários dos custos variáveis, combustível, luz, manutenção de equipamentos e compras de estoque. Esses são só alguns deles.
Enquanto os custos fixos existem, independentemente da quantidade de botijões que você vende, os custos variáveis estão diretamente ligados a quantidade de vendas. Por isso é muito importante manter os custos, principalmente os fixos, bem reduzidos.
Outro item que precisa ter um controle extremamente eficiente é o de estoque. Imagina você ficar sem produtos, porque se distraiu, não consultou seus controles, planilhas e sistema de gestão?
Por mais que o sistema de entrega das distribuidoras seja extremamente eficiente, existe um cronograma de entregas. Por isso mantenha seu estoque sempre com uma margem confortável.
2 – Seja um profundo conhecedor da sua região de atuação
Hoje em dia com Google Maps e tantos outros sistemas de localização e cálculo de distâncias, fica muito mais fácil conhecer sua região, calcular distâncias e delimitar uma região de entrega.
Além disso, é importante conhecer os comércios, as pessoas, ter um bom relacionamento com a sua comunidade. Isso pode parecer menos importante, mas lembre-se que a propaganda boca-a-boca continua sendo a melhor e mais eficiente forma de divulgação.
3 – Pense no seu negócio de forma estratégica e seja proativo
Aumente a divulgação em áreas de maior concentração populacional, mesmo que para isso você precise, talvez, expandir sua área de entrega.
Pense em alguma forma de fidelizar o cliente, oferecendo algum brinde ou desconto na próxima compra. Dê a ele, algum voucher, para que ele lembre de trocá-lo pelo o que você estiver oferecendo.
Busque comércios, escolas, hospitais e indústrias da sua região e negocie uma exclusividade de fornecimento para estes estabelecimentos. Se for necessário, contrate uma pessoa só para fazer isso.
4 – Trabalhe em parceria com o Aplicativo Preço do Gás
Você sabia que o aplicativo Preço do Gás foi criado por um dono de revenda de gás que queria facilitar a vida dos consumidores e dos demais proprietários de revendas.
O que mais o incomodava era a quantia de dinheiro que ele gastava com confecção de ímãs e panfletos, que ele não tinha noção exata o quanto aquilo dava resultado e a quantidade de ligações que recebia de gente só querendo saber o preço.
Com o Aplicativo Preço do Gás, o consumidor já identifica o preço na tela do telefone e pede rapidamente, escolhendo por menor preço ou marca preferida.
Você, dono de revenda, recebe o pedido e só precisa fazer a entrega.
5 – Invista em divulgação
Apesar do aplicativo Preço do Gás investir pesado em anúncios no rádio, tv e, principalmente na internet, não dá para imaginar que todas as vendas do seu negócio serão geradas pelo aplicativo.
Até mesmo porque, muitas pessoas, principalmente as mais velhas, são mais resistentes à tecnologia. Mas nem por isso deixe de estar presente nas redes sociais, principalmente o Facebook, Instagram e WhatsApp.
Dessa forma, veja o que funciona no seu bairro ou sua cidade, carro de som, panfletos, imãs de geladeira, rádio local, outdoor, influencer local.
Seja criativo, busque formas divertidas e inovadoras de divulgar seu negócio.
6 – Invista em treinamento
Trate seus funcionários com respeito e ensine a eles também tratarem os consumidores desta forma.
Além disso, estimule que eles sejam educados, simpáticos, que façam mais do que entregar recolher um botijão vazio e entregar um cheio.
Em entregas a domicílio, estimule que seu funcionário se ofereça para levar o botijão cheio até dentro da casa do cliente, se necessário, inclusive, fazer a instalação. Além de ser um serviço acima da média, aumentam as chances do funcionário receber uma gorjeta.
Mas mesmo que o cliente vá até a revenda, oferecer para levar o botijão cheio até o carro, é uma atitude bastante gentil.
Além disso, é imprescindível que o entregador esteja bem apresentável, principalmente com o uniforme, que identifique a marca de gás e sua revenda.
7 – Esteja disponível o maior tempo que for possível
Manter uma revenda aberta envolve gastos com luz, funcionários ou até mesmo você, o dono da revenda, que também precisa de tempo de lazer, descansar e ficar com a família.
Mas quando você tem uma gestão extremamente eficiente, com todos os dados de vendas, dias da semana e horários de pico, você pode decidir se vale a pena manter um funcionário em horários alternativos, como por exemplo, até às 22h ou meia-noite.
Ou em horários estendidos aos sábados e domingos. Horários estes que a maioria dos seus concorrentes estão fechados.
Esses dias e horários que você decidir abrir a mais, podem fazer a diferença a seu favor, fidelizar o cliente e fixar na cabeça dela, que você tem a revenda que atende em horários fora do comum.
Bom saber: Sabia que no aplicativo Preço do Gás, caso sua revenda já esteja fechada, existe a possibilidade do cliente comprar o gás, com entrega programada para seu primeiro horário disponível.?
8 – Estude aumentar o ticket médio das suas vendas. Como?
Além do tradicional galão de água, que muitas revendas vendem e entregam, crie panfletos de divulgação de outros itens, como:
- Suporte de rodinhas para botijão
- Capas de botijão de gás
- Válvulas
- Mangueiras
- Braçadeiras
- Serviços de instalação
Sempre que receber pedidos por telefone, informe que você oferece esses produtos e serviços.
Estimule também que seus entregadores ofereçam aos clientes. Se ele trocar o gás na casa da cliente, já pode verificar a validade da mangueira e da válvula e oferecer uma nova, caso a que esteja em uso já tenha vencido.
9 – Seja rápido nas entregas
A maioria das famílias não possui botijão de gás reserva, portanto quando entram em contato pedindo gás de cozinha é porque já estão com a comida no fogo (nesse caso sem o fogo). Por isso sempre estão com pressa.
Sendo assim, tenha sempre preparado seu carro ou moto de entrega para sair rápido e entregar o produto.
Mantenha contato com seus entregadores que estão na rua, ou até mesmo instale, localizadores nos veículos para saber onde eles se encontram. Tendo algum botijão cheio disponível no carro, basta informá-lo sobre o novo local de entrega.
Economiza tempo, gasolina e o cliente fica satisfeito.
10 – Ofereça diversas formas de pagamento
Não adianta colar plaquinha dizendo: “Não trabalhamos com cartão, nem PIX”. Que isso meu amigo ou minha amiga? Vocês aceitam especiarias, tecidos, metais preciosos?
Brincadeiras à parte, os sistemas de pagamentos brasileiros são os mais modernos do mundo. Isso mesmo, aqui no Brasil disponibilizamos, inúmeras maneiras de o cliente pagar por algum produto ou serviço.
Todo mundo ganha com isso. Imagina qualquer comerciante ou prestador de serviço perder uma venda porque o cliente não tinha dinheiro na hora ou não encontrou um caixa eletrônico.
Trabalhe com diversas formas de pagamento e divulgue isso
- Dinheiro
- Cartão de débito
- Cartão de crédito
- Vale gás
- Caixa Tem
- PIX
Os pagamentos eletrônicos são mais seguros para você e seu cliente.
11 – Pense em expandir o seu negócio
Espero que você implemente as 10 dicas anteriores e desejo sinceramente, que você alcance o sucesso, aumente suas vendas e seu faturamento.
Quando tudo isso acontecer a 11ª dica é: planeje expandir o seu negócio!
Isso pode ser feito, aumentando sua área de vendas, quando possível, comprando mais carros de entrega, contratando mais funcionários e estendendo seus horários de funcionamento.
Quando você perceber que essa revenda já atingiu seu máximo potencial, comece a planejar a abertura de uma filial em outro bairro ou cidade.
Por último uma pergunta para você refletir.
Você acha que todos os clientes escolhem o gás de cozinha somente pelo preço?
Se todos os clientes só comprassem gás de cozinha pelo preço mais baixo que encontrassem, seria uma guerra terrível de preços, onde as revendas poderiam ter prejuízos e só sobreviveriam as mais fortes.
Tire esse pensamento da cabeça, mantenha uma margem de lucro saudável para os seus produtos e agregue valor à sua revenda de gás, seguindo as dicas que apresentamos neste artigo.
Principalmente em oferecer um atendimento acima da média e além das expectativas dos clientes. Seja criativo(a) e crie formas para que o cliente lembre da sua revenda quando for comprar gás.
Lembre-se, talvez oferecer um brinde de 3 reais, fidelize muito mais um cliente, do que dar um desconto de 10 reais.
Ah, e não esqueça, quando for abrir sua nova e vitoriosa revenda de gás, conte sempre com a parceria do Aplicativo Preço do Gás, para que seu novo empreendimento venda ainda mais.