Não sabe como trocar um gás de cozinha e quer aprender ? Leia esse artigo que vai te ajudar a como fazer a troca de seu gás.
Embora hoje seja bem mais fácil e rápido comprar um botijão de gás, devido aos aplicativos, como Preço do Gás, que entregam em casa, bastando alguns cliques. Por outro lado, ainda não inventaram nenhum aplicativo que troque o botijão, o que para muitas pessoas é um problema.
O fato é que saber como trocar gás é muito fácil, basta seguir algumas dicas e cuidados. E é isso que mostraremos aqui nesse artigo, como trocar botijão de uma maneira fácil e segura. Confira!
O que vai ler neste artigo
A hora certa de trocar um gás
Para saber como trocar um gás é preciso saber também o gás está para terminar , realmente, pode ser um pouco complicado, há que se considerar o peso do botijão e a cor da chama, que são os sinais mais fáceis de serem observados.
Porém, com o preço do gás lá nas alturas, ninguém quer desperdiçar gás de cozinha, não é mesmo? Porém, a dica é, se o queimador apagar, não insista, é hora de trocar o botijão.
Jamais tente forçar a saída de um resquício de gás, e muito menos virar ou deitar esse recipiente, pois isso é extremamente perigoso, pois caso o gás escorra na fase líquida, algum componente pode entupir e resultar em explosão.
Ou ainda, caso perceba que a data de validade do vasilhame expirou ou que esteja apresentando amassados ou pontos de ferrugem, então, é hora de realizar a troca. Nesse caso, é necessário prestar atenção ao armazenamento, é preciso que ele seja mantido em local ventilado e coberto, protegido do sol, da chuva e da umidade, para evitar esse tipo de deterioração.
Como trocar um gás
Antes de realizar a troca, certifique-se de ter à mão: Esponja, Pano, Botijão, Água, Detergente.
Em um ambiente ventilado, livre de qualquer fonte de calor e do celular, realize a troca, seguindo esse passo a passo de como trocar um gás:
- Primeiramente, desligue o registro e verifique se todos os botões do fogão estão desligados, já que é comum esquecer algum aberto quando o gás acaba, sem que se perceba.
- Tudo desligado, agora precisa dar atenção ao transporte e manuseio do botijão, cuidando para que sejam movidos (tanto o cheio, como o vazio) sempre na vertical, e nunca rolando ou na horizontal.
- O terceiro passo de como trocar um gás é, ao receber o botijão, higienizá-lo com água e sabão, depois secá-lo com um pano seco.
- Leia atentamente a etiqueta, que vem com as instruções de instalação e manuseio, e depois retire-a. Guarde-a, para se houver necessidade de fazer consultas ou entrar em contato com a empresa responsável.
- Manualmente, remova o lacre de segurança, jamais com ajuda de ferramentas, para não danificar a válvula. E jamais aceite um botijão, ou realize a troca, se ele estiver sem o lacre ou com ele violado, interrompa a operação e entre em contato com o fornecedor imediatamente.
- Retire o regulador de pressão de gás do botijão vazio e rosqueie, manualmente, na válvula do cheio, sem alicates e martelos.
- Avalie os estado de todos os componentes (mangueira, regulador de pressão de gás e braçadeiras).
- Realize o teste de vazamento, que pode ser feito passando uma esponja embebida em água e sabão entre a válvula e o regulador de pressão. Se aparecerem bolhas de sabão, refaça a operação de instalação;
- Se o vazamento persistir, ligue para a assistência técnica, cujo número consta na etiqueta.
No mais, sempre que não estiver utilizando o fogão, procure sempre fechar o registro para se prevenir de possíveis acidentes domésticos, durante as viagens e, inclusive, durante as noites.
Enfim, vale sempre ficar atento a todo o processo de instalação e seus itens, desde a válvula, a mangueira e o registro, que devem estar sempre em bom estado, e não somente durante a troca. Assim, com esses cuidados, com certeza, estará garantindo a sua segurança e a de toda a sua família.