Cozinha compacta

Quem gosta de decoração e costuma acompanhar programas de TV sobre o assunto, ou mesmo, comprar revistas dedicadas à arte de decorar, sabe como a cozinha vem ganhando status nas casas e apartamentos. Independentemente de seu tamanho, hoje a decoração a coloca em lugar de destaque, muitas vezes até integrando-a à sala.

Assim, é cada vez maior a preocupação com esse ambiente, mas, na hora de decorá-lo,  como os espaços vêm diminuindo nos últimos anos, quem não pode investir em uma cozinha planejada, a cozinha compacta acaba sendo uma boa opção.

Diferença entre Cozinha Compacta e Cozinha Modular

Embora muita gente confunda cozinha compacta com cozinha modular, elas não são a mesma coisa. 

Enquanto uma cozinha compacta, basicamente, é composta por armários de cozinha unidos e com um tamanho reduzido, que pode se encaixar perfeitamente em qualquer espaço, a cozinha modulada, por sua vez, permite que você planeje onde cada módulo vai ficar, com um resultado muito próximo à de uma cozinha planejada. 

Mas, uma cozinha compacta não apenas serve como opção a espaços pequenos, também é uma ótima forma de otimizar o ambiente, com cada espaço pensado na praticidade e necessidade do usuário. 

Sem dúvida, uma ótima opção para quem busca não só praticidade, mas também beleza e conforto. Até porque, em se tratando de cozinha, a sua funcionalidade é imprescindível. 

Na verdade, o grande truque por trás de uma cozinha compacta é o planejamento. Uma cozinha compacta já vem com as suas funções principais estabelecidas, por isso, fazem tanto sucesso.

Confira abaixo as principais dicas para acertar na escolha de sua cozinha compacta.

Dicas para ter uma cozinha compacta dos sonhos

Considere a adequação

Lembrando que cada cozinha compacta é planejada considerando as principais necessidades de uma cozinha, porém, na hora de escolhê-la, é preciso que a mesma se encaixe não só com o tamanho de seu espaço, mas com toda a dinâmica da casa. Ou seja, é preciso considerar a luz natural, a ventilação, o formato da cozinha (quadrada, retangular), se ela é integrada aos demais ambientes da casa. 

Invista em uma boa iluminação

O próximo passo é pensar na iluminação da sua cozinha compacta, um item, cada vez mais, valorizado em qualquer decoração, já que pode fazer milagres  em ambientes pequenos. Mas, claro, o ideal é sempre aproveitar, o máximo possível, a luz natural, permitindo que ela invada o ambiente, porém, se não houver essa possibilidade, a dica é apostar em uma iluminação artificial bem distribuída, com pontos centrais e pontos indiretos, para valorizar a decoração. Hoje as fitas de led podem fazer maravilhas nos espaços, use-as  nas prateleiras e sobre a bancada. Mesmo no caso de já ter uma boa entrada de luz natural, vale apostar em uma iluminação indireta, garantindo á noite um clima acolhedor e aconchegante.

Atenção aos revestimentos

Os revestimentos são parte integrante de qualquer decoração, e é muito importante saber escolher os da cozinha, principalmente, por ajudarem na limpeza e decoração do espaço. A dica é optar por revestimentos em tons claros, especialmente para o piso, e nas paredes, fuja de revestimentos com muita informação visual. Uma boa sugestão para quem deseja uma cozinha compacta moderna é apostar nos azulejos de metro que estão super em alta e garantem uma decoração clean e suave, ou ainda, para aqueles que preferem algo mais rústico, vale investir em porcelanato amadeirado.

Cores ideais para ambientes compactos

As cores podem ser um ótimo truque para destacar qualquer espaço, mas devem ser usadas com sabedoria, a dica é apostar nas cores claras e neutras, deixando as cores mais fortes e vibrantes para compor detalhes, como eletrodomésticos e utensílios, mantendo a base branca. 

Móveis e armários 

Quem deseja ter uma cozinha compacta dos sonhos precisa, antes de qualquer coisa, ter muita paciência, pesquisar muito, até encontrar móveis prontos que se encaixem perfeitamente no espaço que você tem disponível. O importante é que consiga otimizar e deixar seu espaço pequeno o mais funcional possível. Hoje, felizmente, existem muitas opções de móveis desenvolvidos, especialmente, para pequenos espaços. 

E se o que quer é passar a sensação de amplitude, é possível, inclusive, apostar em armários de portas de vidros ou espalhadas, cujo resultado é bem bacana. 

Também não pode deixar de pensar na praticidade na hora de escolher a sua cozinha compacta, para isso, prefira armários com porta de correr e, sempre que possível, opte por móveis multifuncionais, como por exemplo, uma bancada que também serve como mesa. 

Outra dica é investir em móveis retráteis e dobráveis e também em prateleiras e nichos, que são uma mão na roda em ambientes pequenos, ajudando tanto na organização e praticidade, quanto na decoração do ambiente.

Muita atenção na escolha da bancada

Como não poderia ser diferente, uma cozinha compacta que se preze também deve contar com uma boa bancada, afinal, é nela que não só irá preparar os alimentos, como também, lavar a louça, entre outras coisas do dia a dia. 

Embora o granito seja a opção mais barata e utilizada em bancadas, vale considerar outras possibilidades, justamente, para deixar seu cantinho mais especial, assim sendo, pense em outras soluções, como uma bancada de Silestone, ou mesmo, Inox, ou de madeira.   

E quanto maior puder ser essa bancada, mais otimizado fica seu espaço, pois ela não apenas serve para preparar alimentos, mas também como apoio para diversos objetos e eletrodomésticos, por isso, vale a pena aumentar o tamanho da bancada, inclusive, garantindo mais conforto nos afazeres domésticos.

Capriche nos eletrodomésticos

Por mais minimalista que seja, ou pretenda ser, é impossível abrir mão dos eletrodomésticos, principalmente, de itens como geladeira, fogão ou cooktop, forno, liquidificador e micro-ondas. Por isso, ao escolher sua cozinha compacta, tenha sempre em mente os eletrodomésticos que irá comprar. Embora alguns até possam ser guardados, muitos deles não tem jeito, precisarão ficar expostos, como a geladeira, o fogão, o microondas. Por isso, é muito importante pensar nos eletrodomésticos como parte integrante e indispensável da sua cozinha compacta, inserindo-os em seu planejamento. 

E é isso, agora que já sabe o que considerar na hora de comprar sua cozinha compacta, que mesmo pequena, é possível ser funcional e prática, basta seguir essas dicas!

Comments (0)
Add Comment