Fogão a gás é mais econômico que o micro-ondas?

Fogão a gás é mais econômico que o micro-ondas? Veja dicas na hora de cozinhar para economizar nas contas.

Com as cozinhas ganhando status de lugar preferido das casas, ela também vem ganhando versões minimalistas que permitem uma integração mais harmoniosa com os outros ambientes.  

Nesse sentido, principalmente moradores mais jovens, que vão morar em ambientes menores, buscam formas de deixar esse espaço o mais atraente possível, sempre considerando a economia, que é uma preocupação de todos. 

Sendo assim, uma dúvida muito comum na hora de montar a cozinha, é na hora de decidir entre ter um fogão tradicional ou um micro-ondas. Afinal, o que é mais econômico?

O ideal é ter os dois eletrodomésticos, mas isso nem sempre é possível, devido ao tamanho de algumas cozinhas. A resposta para isso, no entanto, é: depende!

Pois é, são muitos fatores a considerar, desde o preço da eletricidade atualmente, versus gás, a frequência de uso  e a eficiência dos aparelhos envolvidos. Segundo especialistas, para fazer a escolha certa, é preciso avaliar as necessidades de sua casa.

Para você que está com essa mesma dúvida, confira abaixo qual eletrodoméstico é mais econômico, versátil e eficiente para a sua cozinha.

Fogão a gás é mais econômico? Veja as vantagens

Por mais que se busque modernidade ou uma decoração minimalista, não dá para abrir mão do eletrodoméstico com o qual irá preparar as refeições. 

Vale saber que, para a maioria das pessoas, o fogão ainda é uma peça fundamental na cozinha na hora de ter que preparar os melhores jantares e curtir um momento com quem gostamos. 

Extremamente versáteis, os fogões também possuem fornos além de suas bocas para cozimentos e, ao contrário de um cooktop, por exemplo, ele pode ser movido de lugar, permitindo diferentes decorações à cozinha.

E, claro, não podemos esquecer do preço, geralmente, um fogão também tem um maior custo-benefício quando comparado ao cooktop, que virou mania nas casas com as decorações mais descoladas. Por isso é bom saber como instalar o gás no fogão de cooktop.

Gás de botijão

Sem dúvida, além da economia, a praticidade que o gás de botijão oferece é a sua principal vantagem, já que não requer nenhuma adaptação no fogão para ser usado, por exemplo. 

Como economizar gás

Além do gás de botijão ser mais econômico do que o micro-ondas, ainda é possível otimizar a eficiência energética ao cozinhar, bastando tomar alguns cuidados, como: certificar-se de que a chama esteja totalmente abaixo da panela; usar panela de pressão; posicionar o fogão em local longe de correntes de ar; cozinhar com as panelas tampadas, entre outros. 

Micro-ondas


Já, se você prefere investir em um microondas, até por não ter muito espaço na cozinha, não parar muito em casa, comprar pratos congelados, ou não ter o costume de cozinhar, então, nesses casos, realmente, investir em um microondas pode ser o melhor para você.

O microondas consegue aquecer alimentos rapidamente, não chegando a consumir muita eletricidade, além disso, realizar a limpeza é mais fácil, em relação ao fogão. 

Se preferir apostar nos dois: micro-ondas e fogão

Embora seja possível ter os dois eletrodomésticos em um mesmo ambiente, para isso, no entanto, é preciso seguir algumas regras, para evitar acidentes e problemas.

Por exemplo, quem deseja ter um microondas, precisa saber que existem vários tipos, e os de bancada devem estar a, pelo menos, 60 centímetros de distância do fogão. E isso porque o microondas não suporta o calor do fogão, sendo necessário, então, garantir uma distância mínima, evitando sobreaquecimento, devido ao calor adicional do fogão. 

Por outro lado, existem modelos de micro-ondas já projetados para ficar acima do fogão, feitos para resistir às chamas até um certo ponto, porém, isso não significa que podem estar muito próximos ao fogão.

Mas, afinal, fogão a gás é mais econômico que o micro-ondas??

Certamente, o que gera as ondas eletromagnéticas consome mais eletricidade, fora isso,  o microondas é também menos eficiente em comparação com outros métodos elétricos de cozimento. 

Sendo assim, os fornos micro-ondas são menos eficientes em comparação com o aquecimento elétrico, além de gastar muito mais energia do que o fogão a gás. 

No mais, o fogão representa mais possibilidades, permitindo cozinhar, fritar e assar alimentos, já, o Microondas, embora até permite fazer alguns pratos, sua principal função é mesmo poder descongelar e esquentar alimentos, em pouco tempo. 

Portanto, respondendo a pergunta, SIM, fogão à gás é mais econômico que o microondas, além de permitir muito mais possibilidades de uso!

Comments (0)
Add Comment