Lençol de elástico, como dobrar, lavar, passar e guardar.
Todo mundo ama a praticidade do lençol de elástico. É tão simples, você estica ele sobre o colchão, estica daqui e dali e pronto, sua cama está arrumada, esticadinha e sem ficar soltando, o que acontece quando você forra o seu colchão com lençóis sem elástico.
Mas o que é prático na hora de usar, é uma verdadeira dor de cabeça para a maioria das pessoas quando se trata de passar, dobrar e guardar.
Portanto siga as dicas abaixo, para você lidar com o lençol de elástico sem dor de cabeça e aprender de uma vez por todas a lavá-lo, passá-lo, dobrá-lo e guardá-lo.
O que vai ler neste artigo
Como lavar lençol de elástico
Troque os lençóis e fronhas uma vez por semana, para evitar o acúmulo de microorganismos que se desenvolvem nesses tecidos, devido a descamação da pele, cabelos que caem, suor, só para citar os mais comuns.
Antes de colocar os lençóis na máquina, certifique-se se que ele não tem nenhuma mancha, como suor, sangue, urina, fezes, sêmem, entre outras. Caso tenha, lave na mão essas pequenas partes ou aplique sobre elas, alvejantes que facilitam a eliminação da mancha no processo de lavagem
Os lençóis são tecidos finos e sensíveis, portanto recomendamos que você só os lave juntamente com outras roupas de cama, como por exemplo, fronhas e colchas e utilize o modo “roupas de cama” da sua máquina de lavar.
Você pode colocar no compartimento de sabão, uma colher cheia de bicarbonato de sódio e no compartimento de amaciante pode encher com vinagre de álcool. Essas duas soluções caseiras farão com que seu lençol fique muito mais limpo e livre de ácaros e fungos.
Como passar e dobrar o lençol de elástico
- Vire o lençol do avesso para facilitar a identificação das costuras.
- Dobre o lençol ao meio e certifique-se que as costuras estão bem alinhadas.
- Estique o lençol sobre uma tábua de passar e comece a passar do centro para as extremidades.
- Molhe um pouco o tecido com spray de passar, para facilitar o processo.
- Faça uma nova dobra e vá repetindo o processo de passar, até que ele esteja bem passado.
- Não se preocupe tanto com as pontas, as próximas ao elástico. São mais difíceis de passar mesmo, e na cama ficarão esticadas de qualquer forma.
- Depois de passar, estenda o lençol sobre um colchão e junte as costuras no centro, para dentro do lençol e tente fazer um retângulo o mais perfeito possível.
- Vá fazendo dobras sucessivas ao meio, até que o lençol fique do tamanho ideal para guardá-lo em uma gaveta.
Como guardar lençóis com elástico
Embora, por conta dos elásticos, este tipo de lençol ocupe mais espaço, para guardar é o mesmo processo que você utiliza para guardar toalhas, fronhas e colchas. Acomode-os em prateleiras ou gavetas, e, se possível, utilize produtos anti mofo. Seja nos armários ou closets.
Outra dica, que é boa contra mofo e pragas, como traças, é espalhar cravos ou pedrinhas de cânfora, caso você goste do cheiro desses produtos.
É isso pessoal, essas foram nossas dicas de como lavar, passar, dobrar e guardar lençóis de elástico.
Se gostou das dicas, compartilhe em suas redes sociais.
Leia também: Como tirar o encardido do piso do banheiro.