Você já deve ter ouvido falar nesse tal GLP e deve ter se perguntado, afinal o que é gás GLP?
GLP é a sigla de Gás Liquefeito de Petróleo.
Ok, ok, você ainda deve estar se perguntando que raios de gás é esse.
O GLP nada mais é que o gás de cozinha que vende engarrafado nos famosos botijões de 13kg, que você, provavelmente, usa na sua casa.
Como o próprio nome já diz, o GLP é um produto derivado do petróleo, logo está sujeito às normas e fiscalização da ANP, que é a Agência Nacional de Petróleo, órgão regulador de toda a cadeia produtiva do combustível fóssil.
O que vai ler neste artigo
Como é produzido o GLP
O GLP pode ser produzido nas refinarias de petróleo ou em unidades de processamento de gás natural.
Nas refinarias, o GLP é um dos subprodutos do fracionamento, sendo obtido a uma temperatura de aproximadamente 70 °C. É um dos primeiros hidrocarbonetos retirados da coluna de destilação.
Mas quando eu compro o gás de cozinha, ele parece estar líquido dentro do botijão. Afinal, o GLP é gás ou líquido?
Como o próprio nome já diz, se trata de um gás liquefeito. E o que faz com que o gás adquira a forma líquida dentro do botijão é a enorme pressão dentro dele (3 a 15 kgf/cm2).
A utilização do GLP no Brasil se dá em instalações comerciais, industriais e agrícolas, mas seu uso majoritário é mesmo para o preparo de alimentos.
Sua estrutura química é uma mistura de hidrocarbonetos (propano e butano comercial).
Por que o gás de cozinha tem cheiro?
O gás de cozinha, ou o GLP é um gás totalmente inodoro (livre de cheiros), mas então como podemos identificar o “cheiro do gás” quando há algum vazamento?
É justamente uma substância química chamada de Mercaptano, à base de enxofre, que é adicionada à composição do gás de cozinha, exatamente para exalar esse cheiro, garantindo assim que o olfato humano identifique vazamentos e seja mais seguro.
Qual o valor do metro cúbico do gás GLP?
O valor do metro cúbico do gás GLP depende de diversos fatores, mas o principal deles é o acordo comercial acordado entre a empresa distribuidora e o cliente, que podem ser condomínios, restaurantes, cozinhas industriais, hospitais, indústrias etc…
Se você fizer pesquisas nestes estabelecimentos citados acima, verá que há clientes que pagam entre R$2,40 até R$4,10 pelo metro cúbico do gás GLP.