O gás de cozinha é um combustível bastante seguro, mas alguns cuidados precisam ser tomados, principalmente quanto a vazamentos.
Se você quer saber o que fazer se inalar gás de cozinha, continue a leitura deste artigo.
O que vai ler neste artigo
Em casos de vazamento, o que fazer se eu inalar gás de cozinha?
Se for você mesmo que tiver inalado o gás de cozinha e ainda estiver consciente, o melhor a se fazer é sair imediatamente do ambiente e buscar um lugar arejado.
Se possível, feche a fonte do vazamento. Mas o mais importante é deixar o local e chamar os bombeiros.
Se você tiver saído do ambiente e estiver se sentindo bem, pode voltar ao local e abrir portas e janelas para liberação do gás, que eventualmente se acumulou no imóvel.
O que fazer se outra pessoa inalar gás de cozinha?
Se você chegar a casa de alguém e encontrar a pessoa desacordada e sentir forte cheiro de gás, a primeira coisa que deve fazer é abrir portas e janelas, para que o gás acumulado se dissipe.
Em seguida, retire desse ambiente a pessoa que inalou o gás de cozinha. Leve-a para um lugar arejado e seguro e entre em contato imediatamente com o serviço de emergência. Primeiro retire as pessoas e em seguida, se houver, animais de estimação.
- 192 SAMU
- 193 Bombeiros
Se você souber técnicas de primeiros socorros, faça massagem cardíaca e respiração boca a boca na vítima até a chegada do socorro.
Quando possível, volte ao imóvel e elimine a causa do vazamento.
Inalar gás de cozinha sintomas
Os sintomas por inalação de gás de cozinha geralmente são estes abaixo:
- Fraqueza
- Tontura
- Náuseas
- Dor de cabeça
- Confusão mental
- Falta de ar
- Hipotensão
- Arritmias
- Convulsões
- Perda de consciência
Os sintomas descritos acima por inalar gás de cozinha, foram descritos em ordem dos mais leves aos mais graves.
Os sintomas se agravam conforme o tempo em que a pessoa fica exposta aos gases e a quantidade inspirada.
O gás de cozinha é venenoso?
Não, o GLP não é venenoso, mas asfixia.
Como o gás de cozinha é mais pesado que o ar, quando há vazamento de GLP num local fechado este vai se acumulando próximo ao chão e expulsa aos poucos o oxigênio do ambiente, causando asfixia em quem permanecer ali.
Se um botijão estiver vazando em um ambiente fechado, o ideal é abrir portas e janelas e eliminar a fonte do vazamento. Se você não eliminar o vazamento do gás, então leve-o para um local aberto
Se o gás de cozinha não é venenoso, por que ele mata?
O gás mata por asfixia, quando em determinado ambiente ele se torna muito mais disponível que o oxigênio.
A pessoa morre não por respirar o gás de cozinha e sim por NÃO respirar oxigênio. O que ocorre em seguida é a anoxia, a perda ou diminuição da oxigenação do cérebro.
Quais os outros riscos do vazamento de gás?
Inalar gás é um risco relativamente pequeno, pois como o produto possui a adição de um composto justamente para lhe conferir odor característico e alertar sobre possíveis vazamentos, o risco maior acaba sendo o de explosões.
Com o vazamento e acúmulo de gás em um ambiente fechado, qualquer faísca, por menor que seja, pode causar uma explosão e consequente incêndio.
Outro risco é para o bolso, pois os vazamentos de gás aumentam o valor da conta. Aumentos repentinos na conta ou troca mais rápida do botijão podem indicar algum vazamento.
Como identificar vazamentos de gás e não inalar gás de cozinha?
Vazamentos maiores ou com o ambiente fechado são logo identificados através do odor característico.
Para vazamentos menores, você pode verificar tubos, mangueiras, válvulas e registros de gás para verificar se há algum vazamento. Faça o teste com espuma de sabão.
Sempre que houver essa desconfiança, abra portas e janelas antes de tentar identificar o vazamento.
Outra solução que pode te ajudar a detectar vazamentos e evitar acidentes é o detector/sensor de vazamento de gás, que emite um sinal sonoro no caso de vazamento de gás.
Nos locais de casa onde ficam a fonte de gás, é ideal que haja sempre uma pequena janela aberta, para não causar acidentes e ninguém inalar gás.