Pode passar a mangueira por trás do fogão?

Pode passar a mangueira por trás do fogão?

Uma dúvida muito comum em relação aos fogões tradicionais é sobre a mangueira de gás. Já que este é um item de fundamental importância para o funcionamento do eletrodoméstico.

A questão que gera muitas dúvidas, é saber se pode passar a mangueira de gás por trás do fogão e quais os riscos que o procedimento pode trazer.

Por isso, vamos abordar os cuidados que se deve ter na instalação da mangueira de gás, além dos tipos de mangueiras e a que traz mais segurança.

Quais são os tipos de mangueira de gás

A instalação do fogão deve ser feita seguindo alguns cuidados. Por isso, é importante adquirir uma mangueira de gás com o selo de garantia do Inmetro.

Atualmente existem três modelos disponíveis no mercado, confira para que serve cada um e qual o modelo mais seguro para utilização do fogão e do botijão de gás:

  • Mangueiras flexíveis de PVC;
  • Mangueiras flexíveis de aço e cobre;
  • Mangueiras flexíveis de borracha.

Embora todas sejam indicadas para o uso em fogão, as mais seguras são as mangueiras flexíveis revestidas com aço ou cobre.

Isso porque seu revestimento é muito mais resistente ao calor. Contudo, elas também possuem o prazo de 5 anos de validade.

Nesse sentido, é fundamental que esse prazo seja observado e a mesma seja trocada para manter a instalação no fogão e no botijão de gás sempre com segurança.

Agora que você já sabe qual é a melhor mangueira de gás para utilizar no seu fogão, veja a seguir se pode passar a mangueira atrás do eletrodoméstico.

Confira se você pode passar a mangueira por trás do fogão

Principalmente quando usamos o forno, sabemos que o calor que ele emana é muito grande, por isso, não é recomendado passar a mangueira de gás atrás do fogão.

Além disso, algumas normas de segurança devem ser seguidas na escolha da mangueira de gás, que deve estar de acordo com a NBR 8613.

E mesmo que as mangueiras de gás revestidas em aço ou cobre sejam mais seguras, não devem passar por trás do fogão.

Outras normas devem ser observadas, como, por exemplo, o comprimento, que deve ser entre 0,80 cm e 1,25 m.

Para prender a mangueira no bico do fogão e no bico da válvula do botijão de gás, também devem ser usadas braçadeiras apropriadas.

Por fim, as mangueiras de gás flexíveis revestidas de cobre ou aço não devem ser embutidas na parede. Para fazer isso são usadas as tubulações.

Cuidados que devemos ter com a mangueira de gás

Além dos cuidados que devemos ter ao comprar a mangueira de gás, outros relacionados a sua posição e a limpeza devem ser observados, veja a seguir:

Verifique o prazo de validade

A mangueira de gás deve vir com o selo Inmetro e o prazo de validade da mesma, portanto, a mesma precisa ser trocada a cada 5 anos.

Limpeza da mangueira de gás

Não use nenhum tipo de produto de limpeza na mangueira flexível de gás, isso porque alguns produtos podem danificar o revestimento causando risco de vazamento.

Água também deve ser evitada, pois o pano úmido pode enferrujar a malha que reveste a mangueira.

Portanto, caso haja necessidade, passe apenas um pano seco para tirar a poeira da mangueira de gás.

Não faça remendos na mangueira de gás

Por ser um item de extrema importância para o funcionamento do gás para o fogão, nunca faça remendos na mangueira.

Tais remendos podem ocasionar vazamentos de gás que podem causar explosão. Além disso, siga o recomendado pela NBR 8613, ou seja, a mangueira não pode ter mais de 1,25 m.

Seguindo esses cuidados, você estará usando a mangueira de gás da forma correta e eliminando o risco de acidentes e vazamentos.

Faça o teste de vazamento de gás

Para garantir ainda mais segurança, é essencial fazer o teste do gás antes de acionar as bocas do fogão. Um teste simples e fácil é o teste do sabão.

Assim, quando terminar de instalar a mangueira de gás, faça espuma com uma esponja e passe no bico do fogão.

Em seguida, abra a válvula do botijão de gás, caso saia bolhas, significa que existem vazamentos e você deve refazer todo o processo de instalação.

Caso não saiam bolhas, você pode usar o fogão após a instalação da mangueira de gás de maneira segura.

Comments (0)
Add Comment