Quando você era mais novo, ou mesmo agora, ao olhar a chama do fogão se pergunte por que o fogo do fogão é azul. Afinal, diferentemente da visão de fogo com a qual estamos acostumados na cor vermelha, o fogo do fogão chama atenção. Além disso, esta mesma chama azul também não produz fumaça, tal como uma vela, por exemplo.
Algumas pessoas podem pensar se tratar do mesmo princípio dos fogos de artifício. Afinal, as faíscas que saem de dentro dos moldes assumem as mais variadas cores. Porém, a justificativa aqui é completamente diferente e traz a questão das composições dos agentes de queima. A cor que notamos sobre o fogão é fruto de reações químicas muito específicas.
Estamos acostumados a enxergar a chama de uma vela, da fogueira, mas a cor da chama do fogão se distingue perfeitamente. Além da cor, temos também outras particularidades, como a ausência de fumaça sobre as bocas do fogão. Este também é um fator que se justifica com base nos fundamentos da química.
Sabe-se que, quanto mais a chama azul for mais quente ela estará. Por outro lado, quanto mais amarela ou avermelhada menos quente estará. Portanto, as cores na chama dão indicativo de temperatura e simbolizam estados diferentes de energia dentro das reações químicas que estão ocorrendo. Por isso é bom saber por que o fogo do fogão é azul, para saber quando seu gás está mais forte.
Conhecer o simples porquê das coisas nos deixa habilitados para entender determinados eventos. Ou seja, este conhecimento, por exemplo, por que o fogo do fogão é azul, é indicativo do esvaziamento do seu botijão. Portanto, com base nele você pode se adiantar na compra e substituição do gás e não ser pego de surpresa.
O gás de cozinha é um item indispensável em casa e todos os seus elementos têm uma razão de ser. Continue lendo o texto e entenda por que o fogo do fogão é azul.
Como explicar por que o fogo do fogão é azul
Por que o fogo do fogão é azul pois é causada pela combustão do gás liquefeito do petróleo ou GLP como é comumente conhecido. Ou seja, uma reação de combustão ocorre entre o combustível, o GLP, e o próprio oxigênio do ar. Sendo assim, a cor azul é o indicativo de que o GLP está em completa reação com o oxigênio.
Contudo, sabemos bem que em determinado momento as chamas se apresentam com uma coloração mais avermelhada/amarelada. Diante disto, se pode identificar que o GLP está próximo de acabar. Afinal, temos o oxigênio do ar (comburente) reagindo de forma incompleta, originando a partir daí a cor avermelhada da chama.
Sendo assim, se tiver GLP em dia ele reagirá por completo com o oxigênio, vendo então a chama azul. Porém, se o GLP está próximo do fim é porque ele está desbalanceado na equação química. Portanto, a cor da chama do seu fogão é um grande indicativo da necessidade de troca do seu gás.
O gás de cozinha é formado principalmente por uma mistura dos seguintes casos:
- Propano (C3H8B);
- Butano (C4H10).
Durante a queima, estes dos gases sofrem uma combustão completa produzindo gás carbônio e água. Portanto, a combinação da água com o gás carbônico origina então a chama azul. Isto se deve ao fato da alta energia liberada na formação gás e água resultando na cor azul.
Já na condição do término do GLP, como já dito, haverá emissão de luz amarela. Ou seja, junto com o desbalanceamento a justificativa plausível também é a queima de impurezas.
Já o detalhe da ausência da fumaça, também percebido nos fogões, é a não geração de resíduos na combustão, apenas gases.
Agora que você sabe o por que o fogo do fogão é azul que é puramente química, sabe quando trocar o seu botijão.