Quais os riscos da revenda ilegal de botijão de gás?

Que o gás de cozinha é um item essencial na maioria das residências brasileiras, isso não é novidade, e isso não só nos grandes centros urbanos, mas até em lugares mais afastados, de canto a canto do país.

O problema, no entanto, é que nem sempre esses botijões são adquiridos em revendedores autorizados, muitas vezes sendo o preço o único critério considerado no ato da compra, com isso, certamente, o comércio clandestino acaba sendo a opção da maioria.  

Por isso, é tão importante conscientizar a população sobre os riscos e desvantagens da compra de botijões de gás clandestinos, aqueles comercializados por revendedores não autorizados.

É importante ressaltar que os riscos são muitos, ao colocar um botijão adquirido de forma ilegal dentro de nossas residências pelo qual não passaram por todas as etapas necessárias de garantia de qualidade e segurança.

Onde ocorrem as Revendas Ilegais

As revendas ilegais de botijões ocorrem em todo o país. O comércio clandestino ainda é maioria em diversos estados. Apenas no estado de São Paulo, estima-se que, para cada revenda legalizada de gás, existam outras duas informais. 

As revendas autorizadas pela Agência Nacional do Petróleo têm placas de identificação. Fique atento também ao realizar um pedido por telefone.

E quando ligar para o chamado Disque-Gás, pergunte se é de uma revenda credenciada e legalizada pela ANP. Se o entregador chegar uniformizado, com o crachá e der a nota fiscal, provando que é uma revenda, já é um indício de que a revenda é legalizada.

Como identificar uma revenda ilegal

Os perigos da compra de botijões clandestinos vão além da segurança pessoal, por isso, é fundamental a vigilância além do próprio território, até porque, os riscos envolvem explosão, a qual pode atingir outras casas e pessoas próximas. 

Por isso, é muito importante estar atento à compra de gás de botijão não legalizado. 

Para se certificar de que o gás de botijão é legalizado, vale seguir essas dicas: 

Ao comprar um novo botijão, verifique se o recipiente está em boas condições de uso. Botijões amassados ou enferrujados, com pintura em péssimas condições, roscas danificadas são um indicativo de que o produto deve ser evitado, pois são os problemas mais comuns encontrados em botijões repassados por revendas não autorizadas.

É importante, também, verificar se o produto contém o lacre, o rótulo de segurança e o nome em relevo da empresa fornecedora do botijão.

Vale ter em mente que estas irregularidades vão muito além da estética, pois podem causar problemas sérios ao comprador, como vazamentos e, até mesmo explosões. 

E atenção aos botijões com preço muito abaixo do mercado, já que é um grande indício de que a venda é clandestina e, portanto, não oferece as garantias dadas pelas distribuidoras, que utilizam modernas técnicas e equipamentos para que o produto chegue seguro e com todos os itens de qualidade e segurança checados. 

Por isso, nunca aceite botijões que não estejam em estado adequado ou com valor muito abaixo do mercado.

Riscos ao adquirir botijão de revendedores não autorizados

Troca do conteúdo do vasilhame : a grande maioria dos revendedores ilegais mistura o GLP a outras substâncias, como água, por exemplo. Mas, como adquiriu o botijão de forma ilegal, além de ser enganado, o consumidor não pode recorrer a nenhum auxílio ou solução. Isso sem mencionar o risco da substância misturada ser inflamável e oferecer sérios riscos. Por isso, todo cuidado é pouco!

Perigo generalizado: ao comprar um botijão falsificado, a pessoa contribui com a pirataria. Só que além de ilegal, a revenda clandestina também é perigosa para quem mora perto dela. Devido ao armazenamento sem fiscalização e sem controle de qualidade, aumenta o risco de explosões nesses locais, podendo comprometer as casas próximas.

Adulteração da quantidade de gás: muita gente não sabe, mas a maioria das revendas clandestinas coloca em prática uma operação arriscada não só para o consumidor como também para os próprios trabalhadores dessas empresas: dividem o conteúdo de um botijão normal de 13 quilos em dois vasilhames, deixando cada um com 6,5 quilos, adulterando a quantidade de GLP e vendendo para o consumidor como um botijão de gás cheio.

Vasilhames em péssimo estado: Um dos principais fatores de risco no uso dos vasilhames clandestinos é o mau estado do recipiente, que pode estar enferrujado, amassado por má pintura, roscas danificadas, entre outros, causados ​​pela transferência e revenda desses cilindros não autorizados.

Essas deficiências não são apenas de natureza cosmética, pois podem causar muito desconforto e danos. Em caso de vazamento, pode facilmente causar grandes explosões.

Com isso, não só o cliente adquire uma quantidade irregular de gás como aumenta os riscos de vazamentos por conta da manipulação inadequada destes vasilhames.

O que fazer para evitar botijões adulterados

Não tem jeito, só existe uma forma de adquirindo um botijão de gás seguro e de qualidade, comprando apenas de revendedores autorizados, os quais são capacitados e treinados para oferecer um atendimento de qualidade. 

No mais, se certifique de que os botijões estejam com seus devidos lacres e etiquetas de identificação, e claro, em bom estado de conservação. 

E é isso, procure só comprar em revendas de confiança, ou aplicativos, já que os mesmos só podem trabalhar com revendedores autorizados, para poder recorrer em caso de dúvidas ou problemas. 

botijão de gásgás de cozinharevendas de gásrevendas ilegais
Comments (0)
Add Comment