Ovo cozido: 5 pontos de cozimento

Você sabia que de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (Abpa), nós, brasileiros, consumimos em média 262 ovos por pessoa ao ano? Pois é, seja no café da manhã, naquele bolo delicioso de fubá ou até mesmo no tradicional ovo de Páscoa, o ovo está sempre presente na nossa alimentação. Mas você já parou para pensar quanto tempo um ovo deve ficar no fogo para atingir o ponto certo? Vamos descobrir juntos.

Ovo cozido – Mole

Se você gosta do seu ovo com a gema bem molinha, o tempo ideal de cozimento é de 4 a 5 minutos. Mas lembre-se, o tempo começa a contar a partir do momento que a água começa a ferver!

Ovo cozido – Meio Mole

Para um ovo meio mole, com a clara cozida e a gema ainda um pouco mole, deixe cozinhar por 6 a 7 minutos. Assim, você consegue o equilíbrio perfeito entre a clara firme e a gema mais cremosa.

Ovo cozido – Meio Duro

Para o ovo ficar meio duro, com a clara e a gema mais firmes, mas não totalmente duras, o tempo ideal é de 8 a 9 minutos. Esse é o ponto favorito para quem gosta de preparar um ovo para levar na marmita.

Ovo cozido – Ovo Duro

Gosta do ovo com a gema bem firme e sem nenhum vestígio de cremosidade? Então deixe o ovo cozinhar por 10 a 12 minutos. Este é o ponto perfeito para fazer aquela deliciosa maionese caseira.

Ovo cozido – Bem Duro

Agora, se você quer um ovo bem duro, perfeito para fazer ovos coloridos na Páscoa, deixe cozinhar por mais de 12 minutos. A gema estará bem seca e firme.

Consumo de Gás para cada Ponto do Ovo

Ponto do OvoConsumo de Gás
Ovo Mole0.005 m³
Ovo Meio Mole0.008 m³
Ovo Meio Duro0.011 m³
Ovo Duro0.014 m³
Ovo Bem Duro0.016 m³

Dicas de Economia de Gás no Cozimento do Ovo

Um truque simples para economizar gás é deixar os ovos em temperatura ambiente antes de cozinhar, assim eles cozinham mais rápido. Outra dica é cozinhar vários ovos de uma vez, para aproveitar o calor e gastar menos gás.

Mas além disso, você pode economizar gás utilizando o Aplicativo Preço do Gás. Com ele, você pode comparar preços e encontrar o botijão de gás mais barato na sua região.

Perguntas Frequentes Sobre Cozimento do Ovo

  1. Qual é o tempo de cozimento para ovo mole? O tempo de cozimento para ovo mole é de 4 a 5 minutos após a água começar a ferver.
  2. E para ovo duro? Para o ovo ficar duro, o tempo ideal de cozimento é de 10 a 12 minutos depois que a água ferve.
  3. Posso cozinhar o ovo na água fria? Você pode começar a cozinhar o ovo na água fria, mas o tempo de cozimento começa a contar quando a água começa a ferver.
  4. Como economizar gás ao cozinhar ovos? Uma forma de economizar gás é cozinhar vários ovos ao mesmo tempo e usar o aplicativo Preço do Gás para encontrar o gás mais barato.
  5. Como fazer ovo cozido perfeito? O segredo é cozinhar o ovo no tempo certo para atingir o ponto que você mais gosta.
  6. Como saber se o ovo está bem cozido? A melhor maneira é pelo tempo de cozimento. Ovos bem cozidos normalmente levam mais de 12 minutos para cozinhar.

Descubra o tempo ideal para cozinhar seu ovo e economize gás com essas dicas incríveis!

consumo de gasovo cozido
Comments (0)
Add Comment