Preço do gás de cozinha
Ultimamente está mais fácil acertar o placar do jogo do seu time de coração do que saber o preço do gás de cozinha.
Esse ano já foram tantos aumentos, que é praticamente impossível acompanhar o preço e ter a certeza que na próxima compra você vai pagar o mesmo valor que pagou na anterior.
Principalmente se o seu gás de cozinha dura mais de dois meses para acabar.
O que vai ler neste artigo
Entendendo a formação do preço do gás de cozinha
O gás de cozinha ou GLP (gás liquefeito de petróleo), como seu próprio nome diz, é um produto derivado do petróleo. Logo, a cotação internacional do barril do combustível fóssil é um dos principais fatores de precificação do gás de cozinha.
Mas está longe de ser o único.
Acompanhe abaixo que outros fatores influenciam no valor que você paga no seu gás de cozinha:
- Distância entre as refinarias e os pontos de venda – Áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos ou com dificuldade de acesso, têm os preços do botijão de gás mais elevados.
- Impostos estaduais – Cada estado tem a sua carga tributária, portanto é natural que o produto tenha preços diferentes em cada unidade da federação.
- Subsídios governamentais – O governo federal ou governos de qualquer estado podem oferecer subsídios, de forma temporária, para que o produto reduza de preço.
- Milícias e tráfico de drogas – Infelizmente essa é uma realidade brasileira. Onde o Estado não se faz presente, grupos de criminosos cobram taxas dos depósitos de gás por produto vendido e muitas das vezes também determinam o preço que todas as revendas de determinada região devem praticar, eliminando assim a disputa por preços e a chance do consumidor pagar menos pelo gás de cozinha
- Inflação – Essa velha conhecida dos brasileiros resolveu dar as caras de vez nos últimos anos, principalmente após o início da pandemia da Covid-19, onde todos nós percebemos e sentimos no bolso os aumentos de diversos itens essenciais. Claro que o gás de cozinha recebe também os impactos da inflação e sobe de preço.
Como economizar gás de cozinha
Como a luz elétrica está ainda mais cara que o derivado de petróleo que estamos tratando nesse artigo, claro que não vamos indicar que você substitua nenhum produto à gás, por sua versão elétrica.
Porém, é possível com a mudança de alguns hábitos e adoção de alguns cuidados, economizar o gás de cozinha.
Siga essas 8 dicas abaixo:
- Tire do freezer ou congelador o alimento que você vai preparar, com antecedência. Assim você evita gastar gás para descongelá-lo antes de cozinhar ou assar.
- Retire panelas da geladeira pelo menos 30 minutos antes de esquentar a comida, pois elas perderão um pouco da refrigeração e ficarão menos tempo no fogo
- Para as panelas grandes, utilize as bocas grandes do fogão. Já para as panelas menores, utilize as bocas pequenas.
- Quando algo que você estiver cozinhando começar a ferver, diminua a chama do fogão.
- Quando possível, utilize a panela de pressão para cozinhar mais rápido os alimentos e manter a chama menos tempo acesa.
- Coloque alguns alimentos de molho para amolecer. Feijão e canjica, por exemplo, levam menos tempo na pressão se você deixá-los de molho por pelo menos 12 horas.
- Feche portas e janelas caso esteja ventando muito e espalhando a chama do seu fogão.
- Corte os alimentos em pedaços menores para que fiquem cozidos mais rápidos.
Como encontrar o melhor preço do gás de cozinha
Você pode fazer pesquisas de preços ligando para diversas revendas em sua região, guardando as filipetas e ímãs de geladeira que os depósitos costumam colocar em nossas caixinhas do correio.
Ao percorrer as ruas da sua região, ficar sempre atento aos preços divulgados pelos depósitos de gás e também em eventuais promoções para pagamento em dinheiro ou indo buscar o produto, ao invés de solicitar entrega.
Pesquisar o preço do gás de cozinha mais barato através do aplicativo Preço do Gás. Pelo App, você tem acesso na tela do seu celular a diversas revendas da sua região e em segundos pode comparar o preço entre todas elas.
Pedindo gás pelo aplicativo Preço do Gás
O app Preço Do Gás não serve somente para pesquisar o melhor preço, ele também é a forma mais prática e rápida de pedir seu gás de cozinha.
Com o aplicativo você não precisa juntar um vários de ímãs de geladeira e ligar para um montão de revendas para pesquisar preços, saber se a revenda está aberta e se entrega em sua região.
O aplicativo Preço do Gás usa geolocalização e só mostra pra você as revendas que atendem onde você mora.
Além do processo ser muito simples e intuitivo, você não faz nenhuma transação financeira pelo aplicativo. Você pesquisa e solicita o seu gás, já o pagamento é feito diretamente ao entregador, somente quando você recebe o seu gás.
Porém, pelo app você escolhe a forma de pagamento (dinheiro, débito ou crédito) e ainda pode solicitar troco, caso vá pagar com dinheiro.
Conclusão
Antigamente podia ser difícil você saber o preço do gás de cozinha, no entanto agora, com o aplicativo Preço do Gás, você sabe o preço imediatamente assim que abre o app no seu smartphone.
É mais fácil saber o preço, comparar, escolher por marca ou preço e pedir seu gás de cozinha de forma rápida simples e prática.
Não vendemos gás de cozinha, vendemos praticidade.
Baixe agora o aplicativo Preço do Gás na Play Store ou Apple Store.