Quem não ama um bolo de cenoura? Nem precisa ter, mas se tiver por cima uma calda de chocolate, então… aí não tem como resistir. E ele vai bem no frio, no calor, no café da manhã, como sobremesa e até no lanche da tarde.
E quem nunca se perguntou “como será que surgiu a ideia de transformar cenoura em bolo”? Vale lembrar que cenoura é um legume, por isso, em muitas partes do mundo, se oferecer um bolo de cenoura para alguém, provavelmente, essa pessoa irá torcer o nariz…o fato é que deu certo, e muito certo! E o resultado da combinação de cenoura com chocolate é incrível!
E para quem nunca provou, saiba que bolo de cenoura está entre as receitas de bolo mais buscadas do Brasil e tem até data comemorativa própria. Pois é, acredite, dia 3 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional do Bolo de Cenoura.
O que vai ler neste artigo
A origem do bolo de cenoura
Mas, afinal, quem teve a feliz ideia de transformar cenoura em bolo, em acreditar que ele poderia virar essa receita tão popular? Infelizmente, não há muita informação sobre essa descoberta, segundo o World Carrot Museum (em português: Museu Virtual da Cenoura – acredite, a cenoura tem um museu), nosso amado bolo de cenoura pode ter surgido na Idade Média, e isso porque, na época, o açúcar era muito caro, e a cenoura acabou sendo usada como forma de substituí-lo, sendo usado em receita de pudins para garantir o sabor adocicado.
Mas, há divergências quanto a isso, existem também achados do século 18, em que historiadores relatam evidências do consumo do bolo de cenoura nos Estados Unidos. Segundo a escritora Molly O’Neill, no seu livro New York Cookbook, de 1992, o primeiro presidente norte-americano George Washington saboreou um bolo de cenoura em um restaurante nova-iorquino no dia 25 de novembro de 1783, no dia em que as tropas britânicas saíram dos Estados Unidos, marcando o fim da Guerra Revolucionária Americana.
Fato é que americanos, realmente, costumam comer bolo de cenoura e, principalmente, de abóbora só que, diferente de nós, que adoramos vê-lo fazendo dupla com uma boa calda de chocolate, lá eles costumam acompanhar a receita com cobertura de cream cheese. Aliás, eles acham que nossos doces pesam a mão no açúcar, talvez isso justifique a preferência deles pelo cream cheese.
Mas, nós aqui, gostamos mesmo é de nos lambuzar com a cobertura e, às vezes, até recheio de chocolate e, de preferência, quentinho.
E, claro, muitos gostam de misturá-lo com laranja, para dar um toque ácido à receita, e só o céu é o limite para a criatividade de cada um.
E então, se nunca provou, já se convenceu de que esse bolo vale a pena experimentar? E que tal aprender a preparar você mesma o bolo de cenoura? E o melhor, no liquidificador, de uma forma super prática e rápida! Gostou da ideia? Então, papel e caneta nas mãos, anote a receita!
Receita de bolo de cenoura de liquidificador
Ingredientes: Massa do Bolo
- 3 cenouras médias (250g)
- 4 ovos
- meia xícara (chá) de óleo
- 2 e meia xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
Cobertura de Brigadeiro
- 1 Leite condensado (lata ou caixinha) 395g
- 1 colher (sopa) de manteiga
- meia xícara (chá) de Chocolate em Pó
- meia xícara (chá) de chocolate granulado
Modo de preparo
Massa do Bolo
- Em um liquidificador, bata as cenouras, os ovos e o óleo.
- Em um recipiente, despeje essa mistura, juntamente com o açúcar e a farinha de trigo peneirada com o fermento.
- Despeje tudo em uma fôrma untada, e leve para assar no forno médio (180°C), preaquecido, por 40 minutos.
- Enquanto o bolo assa, prepare a cobertura de brigadeiro.
Cobertura de Brigadeiro
- Leve o leite condensado à uma panela, adicione o Chocolate em pó e a manteiga.
- Em fogo baixo, vá mexendo sempre, até a mistura começar a desprender da panela.
- Quando ver o fundo da panela, desligue o fogo e, ainda quente, despeje sobre o bolo.
- Finalize distribuindo o chocolate granulado e espere esfriar (se conseguir).
Pronto! Agora já sabe como preparar sua própria receita de bolo de cenoura! Bom apetite!