Você se preocupa com possíveis vazamentos de gás em sua residência? Não sabe fazer o teste? Gostaria de entender como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás? Então, esse artigo é para você!
É impossível falar em gás sem logo nos vir à mente um botijão de gás, não é mesmo? E isso se explica pelo fato de o gás GLP, ou gás de cozinha, ser o mais utilizado no país.
Presente em nada menos que 91% dos lares brasileiros, o gás de cozinha, no entanto, ainda é alvo de muitas dúvidas, dentre elas, por que se usa a espuma em teste de segurança? Ou melhor, como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás?
Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:
0800-000-0960
Uma energia mais limpa, mais ecologicamente correta, já que sua produção não possui resíduos tóxicos, e é também mais barata e prática, podendo estar presente em qualquer casa, independente de obras de instalação, o gás liquefeito de petróleo, é o mais utilizado no país, comercializado em botijões.
Mas, apesar de toda a segurança do gás de botijão, não podemos esquecer que se trata de um combustível, um produto altamente inflamável, o que acaba gerando receio e insegurança por parte de muitos usuários.
Porém, qualquer chance de perigo pode ser drasticamente reduzida se o usuário manusear corretamente o botijão e todos os seus componentes.
E apesar de, realmente, ser um produto inflamável e, portanto, perigoso, por outro lado, existe uma grande aliada na hora de prevenir acidentes: a espuma.
Mas, afinal, como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás?
Como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás?
Com certeza, você já deve ter ouvido falar no teste da espuma, não é mesmo? Então, primeiramente, é preciso considerar que o gás é invisível, porém, isso não impede que ele interaja com outros materiais, como a espuma, por exemplo,por isso, esse teste é muito utilizado para descobrir possíveis vazamentos.
Como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás é muito simples, basta pegar uma esponja comum, umedecê-la com um pouco de água e detergente, então, no local onde está localizado o encaixe da válvula de gás junto ao botijão, aperte a esponja.
Se existir algum vazamento de gás, então, logo perceberá a presença de bolhas de sabão na espuma, assim como, irá perceber que a espuma muda de forma, como se estivessem soprando ela. O mesmo teste pode ser feito em pontos da mangueira do botijão, caso você desconfie que ela tem algum furo.
Como detectar um vazamento?
Então, como explicado acima, a presença de bolhas na espuma indica que o gás está vazando, porém, essa não é a única forma de identificar vazamento de gás, é possível prevenir acidentes prestando muita atenção ao “cheiro de gás”.
Embora se saiba que gás não tem cheiro, por isso mesmo, para que vazamentos e outros acidentes sejam evitados, é adicionado um agente químico, o mercaptano, na hora de envasar os botijões, por isso, é comum as pessoas acharem que o gás tem cheiro mas, na verdade, o que tem cheiro é o componente adicionado.
Ou seja, o tal “cheiro do gás” é proposital, e é inserido nos botijões com o único propósito de servir de alerta, para casos de vazamento. Sem sentir cheiro o usuário não tem como desconfiar e fazer o teste. Ou seja, o odor é o primeiro e importante sinal.
Assim sendo, ao notar esse odor, é fundamental verificar se a válvula do botijão de gás está aberta e fechá-la imediatamente! Verifique, também, se não deixou alguma boca do fogão ligada.
Se você não conseguir identificar a causa do vazamento, ou se estiver inseguro, o melhor a fazer é buscar ajuda profissional.
O que fazer durante um vazamento de gás?
Além de todos os cuidados e providências citadas acima, assim que desconfiar de vazamento de gás, o que fazer é:
- Abrir totalmente as janelas e portas para que o gás possa sair do ambiente;
- Jamais acender nenhuma chama e nem fumar no local;
- Não acender interruptores elétricos enquanto sentir cheiro de gás;
- Se perceber que o vazamento vem do botijão, leve-o para um lugar arejado, e se não puder, ao menos, mantenha o local o mais arejado possível.
É importante saber que não há risco do botijão de gás explodir em casos de vazamentos, seria preciso uma temperatura extremamente elevada para que isso aconteça, porém, o acúmulo de gás no ambiente pode causar incêndio e, aí sim, há o risco de explosão, por isso, é muito importante facilitar a ventilação.
Enfim, agora já sabe como a espuma vai indicar se existe vazamento de gás e porque é tão importante ficar atento ao cheiro do gás e possíveis vazamentos, no mais, é procurar comprar botijão de revendedoras autorizadas ou comprar gás por aplicativo, e claro, ficar de olho no estado e validade da mangueira e outros acessórios.