Vazamento de gás de cozinha: o que fazer

0

Vazamento de gás de cozinha: o que fazer

O gás de cozinha é sem dúvida um dos principais itens de necessidade dos brasileiros, entretanto devemos ter cuidado com vazamentos.

Embora seja seguro quando bem manuseado, podem ocorrer vazamentos de gás, sendo assim, algumas medidas precisam ser adotadas.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Mesmo porque os maiores riscos de um vazamento são a intoxicação, e a explosão do botijão de gás seguida de incêndio.

E você sabe o que fazer em caso de vazamento de gás de cozinha? Confira a seguir como manusear o botijão de gás de maneira segura e como agir em caso de vazamentos.

Passo a passo no cuidado com o botijão de gás

Mesmo sendo um item bastante seguro que segue as normas da ABNT, um botijão de gás é altamente inflamável. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, veja o passo a passo:

Cuidado ao comprar o botijão de gás

  1. Sempre compre o botijão de gás de revendedores autorizados;
  2. Verifique sempre se o botijão possui o selo de segurança da distribuidora de gás;
  3. Confira a data do botijão de gás que possui uma validade de 10 anos no mercado;
  4. Recuse o recebimento do produto a qualquer divergência.

Vazamento de gás de cozinha: o que fazer

  1. Em caso de vazamento de gás feche a válvula imediatamente;
  2. Não acenda luzes nem palitos de fósforo no local;
  3. Não fume em caso de vazamento de gás;
  4. Abra as janelas e portas do ambiente para deixar o local arejado;
  5. Faça o teste do sabão, se o vazamento for da válvula veja se está bem colocada;
  6. Se a válvula estiver correta e o cheiro de gás continuar, coloque o botijão em local arejado e chame a ajuda.

Com esses cuidados, além de comprar um produto de qualidade, você pode garantir que em caso de vazamento não seja causado nenhum acidente em sua residência.

O que causa o vazamento de gás

Além das questões que citamos acima em relação à compra segura do botijão de gás, outras questões também podem ocasionar o vazamento, confira:

Mangueira de gás

A mangueira de gás é um item que requer cuidados ao ser colocada, pois, caso contrário, pode ocasionar o vazamento de gás.

Quando for instalar a mangueira de gás no fogão, compre uma de qualidade com o selo do Inmetro.

Além disso, para fixar a mangueira de gás no bico do fogão é necessário usar uma braçadeira que deve ser apertada adequadamente.

A mangueira de gás deve ter no máximo 1,25 cm de comprimento e ficar bem firme após a instalação.

Regulador de gás

Outro item que pode causar o vazamento no botijão de gás é o regulador que recebe a outra ponta da mangueira.

Assim, o procedimento correto é encaixá-la e seguir a mesma orientação de colocar uma braçadeira de forma que fique firme e bem encaixada.

Após o procedimento, antes mesmo de usar o fogão, é necessário confirmar se não existe vazamento na mangueira ou no regulador.

Em caso de dúvidas sobre como proceder, é importante que um profissional especializado possa fazer uma conferência. Todo cuidado com o gás de cozinha é pouco.

Como saber se existe vazamento na mangueira ou no regulador de gás?

Para saber se a mangueira de gás e o regulador foram instalados corretamente, basta fazer o teste do sabão.

Para isso, faça espuma na esponja de cozinha e passe nas extremidades da mangueira, tanto no bico do fogão, quanto no registro.

Em seguida abra a válvula, se sair bolhas significa que há vazamento, nesse caso, feche o registro e repita o procedimento.

Caso o problema continue, entre em contato com a revendedora para a troca do botijão de gás, lembrando de deixar o registro fechado e o local arejado com portas e janelas abertas.

Riscos de vazamento de gás

Vazamento de gás de cozinha: o que fazer

Os principais riscos que envolvem o vazamento de gás de cozinha é a explosão seguida de incêndio.

Por isso, os cuidados são tão importantes que sejam realizados antes de usar o fogão, além disso, há risco de intoxicação.

O cheiro que as pessoas sentem e que caracterizam o vazamento não é do GLP. Entretanto, o odor é adicionado justamente para poder ser constatados vazamentos de gás.

Afinal, o gás pode asfixiar caso não seja percebido o vazamento a tempo. Por isso, caso sinta cheiro de gás, o local deve ser arejado o mais rápido possível.

E em caso de dor de cabeça, náusea, dificuldades para respirar ou tontura, um médico deve ser consultado imediatamente, pois pode ser intoxicação ao insumo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais