Como abrir uma revenda de gás de cozinha

0

Não é de hoje que a revenda de gás de cozinha tem se mostrado uma ótima opção de negócio para quem quer investir em algo sólido e rentável, até porque, o gás é considerado um item de necessidade básica e de consumo constante. Mas como abrir uma revenda de gás de cozinha? Vamos te ajudar.

Nem mesmo a pandemia, que foi um momento de grande instabilidade econômica, que obrigou muitos estabelecimentos a fecharem suas portas, foi capaz de influenciar negativamente esse setor, o qual não só se manteve rentável, como registrou até aumento da demanda.

Por isso, para ajudar quem pretende investir nesse ramo, resolvemos mostrar aqui como abrir uma revenda de gás de cozinha.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Primeiramente, no entanto, vale saber que revenda de gás de cozinha é o estabelecimento responsável pela comercialização de botijões de GLP. Para isso, a revenda adquire o GLP, utilizando a marca da distribuidora, e já pode atender residências e estabelecimentos comerciais de uma determinada região.

Embora abrir e iniciar as operações costumam ser bastante fáceis, mostraremos aqui um passo a passo para facilitar ainda mais todo esse processo. Confira! 

Como abrir uma revenda de gás de cozinha

Passo a passo de como abrir uma revenda de gás de cozinha 

1. Entre em contato com uma distribuidora

Quem se interessar em abrir revenda de gás de cozinha, deve, primeiramente, escolher uma distribuidora com a qual irá trabalhar, e da qual receberá total suporte, com informações detalhadas e orientação de consultores especializados, para facilitar e agilizar todas as etapas do negócio.

2. Encontre um local adequado

O segundo passo é sair em busca de um local adequado, que pode ser próprio ou alugado, desde que seja um terreno plano e com, no mínimo, 30 m². É preciso, no entanto, cumprir algumas regras, como não ser próximo à igrejas, escolas ou qualquer imóvel que costume reunir um grande número de pessoas. Também é preciso consultar a prefeitura para se certificar que a lei de zoneamento da cidade permite uma revenda de gás no local escolhido.

3. Abra uma empresa

Se o interessado não tiver ainda um CNPJ como Comércio Varejista de Gás Liquefeito do Petróleo (GLP), terá que providenciar para que possa prosseguir com os passos seguintes.

4. Solicite uma vistoria do Corpo de Bombeiros

O quarto passo para ser um revendedor de gás autorizado é solicitar uma vistoria do Corpo de Bombeiros, para após aprovação solicitar o alvará de funcionamento, que é concedido pela prefeitura, e é a primeira documentação, necessária para solicitar outros registros junto à prefeitura. Vale ressaltar que alguns detalhes e documentos exigidos podem variar entre cada município.

5Prepare o terreno 

Embora a estrutura necessária para uma revenda de gás de cozinha operar seja muito simples, basicamente, só precisando de uma área de armazenamento e um escritório, o consultor da distribuidora escolhida deverá passar todas as orientações sobre especificações técnicas, como metragem e distâncias de segurança entre cada área, altura do muro e tipo de portão.

6. Solicite a liberação da ANP

O sexto passo é também a última etapa da fase de documentação que antecede o momento de abrir revenda de gás de cozinha, que vem a ser a solicitação da liberação da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), que deve acontecer após obter todos os documentos necessários.

7. Estruture seu negócio 

Hora de estruturar seu negócio, com todos os equipamentos, como linha telefônica, computadores prontos para operar. E claro, nessa etapa também já deve contar com uma estrutura de distribuição, seja com uma moto adaptada para transportar o produto ou mesmo um veículo leve de carga.

8. Adquira os vasilhames

Lembrando que, para início da operação e efetivação do primeiro pedido junto à distribuidora, a revenda de gás de cozinha deve ter uma quantidade mínima de vasilhames vazios que já fazem parte do ativo da revenda e, portanto, do investimento inicial. Mas, vale saber que, conforme a distribuidora, é possível receber subsídio para a aquisição dos vasilhames, justamente, para agilizar e facilitar o início das revendas.

9. Hora de arregaçar as mangas 

Pronto, o nono passo é quando já está tudo pronto, e só precisa seguir as orientações dos consultores da distribuidora, caprichar no atendimento, na divulgação e na gestão. Ou seja, hora de arregaçar as mangas e começar a trabalhar!

Cadastre sua revendedora no aplicativo Preço do Gás e aumente suas vendas. O aplicativo Preço do Gás cuida de toda a divulgação, suporte e desenvolvimento para fornecer novos clientes.

Quanto tempo leva para abrir uma revenda de gás?

Certamente, como qualquer negócio, desde a abertura do CNPJ até iniciar uma operação, isso vai depender de muitos fatores, de acordo com as legislações locais, já que estados e municípios podem requerer um número maior ou menor de documentos e ter prazos diferentes para dar respostas às solicitações. Mas, geralmente, o prazo para abrir uma revenda de gás costuma ser de 6 meses. 

Para uma revenda de gás de cozinha GLP mais simples, o investimento inicial é de R$60 mil, já sabendo que o negócio, por ser muito rentável, costuma ter um retorno do investimento em até 18 meses.

E é isso, como podemos ver, abrir uma revenda de gás é algo simples, e de retorno garantido e rápido, sem falar que o empreendedor ainda irá contar com todo o suporte necessário da distribuidora escolhida.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais