Dicas de segurança na cozinha para evitar acidentes

0

Lar é sinônimo de aconchego, descanso, proteção… mas também pode representar muitos perigos e acidentes, em caso de descuidos. Aliás, os acidentes domésticos estão entre as principais causas de internação e, em alguns casos, até óbito.

E como acidentes na cozinha estão entre os mais comuns, resolvemos mostrar aqui algumas dicas de segurança na cozinha. Portanto, papel e caneta nas mãos, anote as dicas!

1. Dicas de segurança na cozinha com cuidado ao fazer frituras 

Uma das dicas de segurança na cozinha é preciso muito cuidado em caso de fazer frituras, ao usar óleo quente. Sempre utilize uma das bocas de trás do fogão. Para não correr o risco de, por um descuido, a panela virar. E também é preciso ter muita atenção à forma como vai levar o alimento até a panela, os respingos podem causar sérias queimaduras na pele, e até atingir os olhos. Por isso, sempre coloque o alimento no óleo com a ajuda de uma escumadeira, e sempre o mais próximo possível do óleo quente. Sem falar que não só estará protegendo o corpo, como evitando fazer muita sujeira.

2. Cabos sempre para dentro do fogão

Por mais que seja básico, muitos acidentes poderiam ser evitados se isso ficasse bem gravado na mente de quem cozinha: colocar os cabos das panelas direcionados para o centro do seu fogão. Ninguém está livre de esbarrar e derrubar no chão. 

3. Jamais coloque objetos metálicos no micro-ondas

Por mais praticidade que o micro-ondas representa, ele requer também uma série de cuidados, e um deles é jamais colocar em seu interior objetos metálicos. As ondas de calor provocam faíscas que, além de danificar o aparelho, podem iniciar um incêndio.

4. Utilize luvas térmicas

Para não se queimar com cabos de panelas, ou refratários aquecidos no micro-ondas, as luvas térmicas são as suas maiores aliadas. E não caia no erro de substituí-las por um pano de prato, pois ele não está servindo para proteger do calor das panelas, tigelas e refratários. Fora isso, as luvas também dão mais firmeza, evitando que você derrube tudo, além de se queimar.

5. Não manuseie facas sem corte

Poucas pessoas sabem de uma dessas dicas de segurança na cozinha, pois é comum pessoas inexperientes acharem que facas afiadas são as mais perigosas quando, na verdade, as facas com o corte cego são as verdadeiras vilãs, e isso devido à força empregada para que consigam cortar o alimento.

Por isso, sempre quando for picar ou descascar alimentos, prefira as com lâminas mais afiadas. Fora isso, faça isso sempre em uma tábua ou bancada apropriada para a atividade.

6. Dicas de segurança na cozinha com o cuidado com a panela de pressão

A panela de pressão, realmente, é imbatível para economizar tempo e gás mas, por outro lado, é preciso saber usá-la, pois pode ser uma verdadeira bomba-relógio quando mal utilizada. Mais do que se imagina, as explosões são muito comuns, fazendo um grande estrago. Por isso, outras das dicas de segurança na cozinha é que não se descuide da quantidade correta da água,  para que o interior da panela não seque completamente durante o cozimento.

Da mesma forma, é preciso cuidar para não exagerar e encher demais, fazendo com que o líquido transborde ao ferver, entupido a válvula de segurança. E também, procure conservar a válvula sempre limpa, para que o vapor saia livremente.

7. Se usar tapete, prefira antiderrapante 

Muitas pessoas gostam de usar tapete na cozinha, não só para efeito decorativo, mas para preservar a limpeza do chão. Porém, é preciso que o tapete não represente risco de quedas, para isso, aposte em antiderrapante, evitando possíveis acidentes.

8. Torne a cozinha um ambiente seguro 

Nossa casa tem que ser um lugar seguro e livre de riscos, principalmente, se morarem crianças ou idosos. Para isso, vale apostar em algumas dicas de segurança na cozinha, tais como:

  • Se possível, deixe o botijão de gás do lado de fora da cozinha;
  • Proteja sempre as tomadas elétricas;
  • Mantenha os fios dos eletrodomésticos presos e recolhidos;
  • Não deixe materiais de limpeza ao alcance de crianças, guarde-os em armários altos e trancados;
  • Utilize sempre as bocas traseiras do fogão para frituras;
  • Não deixe objetos cortantes e pontiagudos ao alcance das crianças;
  • Coloque travas nas gavetas, portas e demais aberturas de armários.

E é isso, agora é seguir essas dicas de segurança na cozinha, manter a sua casa, principalmente, a cozinha, livre de perigos e acidentes.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais