Economizar nas contas: A Arte de Gerir as Contas de Casa

0

A vida adulta traz um turbilhão de responsabilidades e, entre elas, o gerenciamento das contas da casa. Apertar o cinto, cortar gastos, economizar nas contas, são desafios constantes. Entretanto, pequenas atitudes e um bom planejamento podem fazer a diferença na hora de equilibrar o orçamento. Pegue uma caneta, um papel e acompanhe nossas dicas de como economizar e manter a organização financeira no lar.

1. Crie um Orçamento Detalhado para Economizar Nas Contas

Não existe controle financeiro sem conhecimento. O primeiro passo para economizar nas contas é conhecer as suas despesas. Faça um levantamento detalhado dos seus gastos mensais, incluindo aluguel:

  • Contas de luz
  • Água
  • Internet
  • Gastos com alimentação
  • Transporte
  • Até mesmo o dinheiro do lazer.

Isso te dará uma visão clara de onde o seu dinheiro está indo e, a partir daí, você poderá traçar estratégias efetivas para economizar.

Economizar nas contas A Arte de Gerir as Contas de Casa

2. Corte Gastos Desnecessários

Para economizar nas contas, pegue o orçamento em mãos e identifique gastos que podem ser reduzidos ou eliminados. Você realmente precisa de um pacote completo de TV a cabo? E aquele plano de celular que você mal usa? Se você trabalha fora também evite comer todos os dias na rua. Está na hora de rever suas prioridades e cortar os excessos.

3. Economize nas Compras do Supermercado

Comer fora é caro. Cozinhar em casa é uma alternativa mais saudável e econômica. Elabore um cardápio semanal, faça uma lista de compras e evite as tentações do supermercado. Além disso, aproveite as promoções e opte por marcas mais em conta, mas sem comprometer a qualidade. Lembre-se, economizar não significa abrir mão do que é importante.

Outra dica importante é evitar o supermercado no começo do mês e final do mês, prefira ir entre os dias 15 e 20. Nestas datas costumam ter mais promoções e descontos.

4. Reduza o Consumo de Energia, Gás e Água para Economizar Nas Contas

Pequenas mudanças de hábitos podem gerar grandes economias. Desligue as luzes ao sair de um cômodo, não deixe aparelhos eletrônicos em stand-by, faça uso de lâmpadas de LED, evite ligar o ar-condicionado todos os dias, não deixe a porta da geladeira muito aberta e se tiver chuveiro elétrico, não demore muito ao tomar banho.

O chuveiro elétrico é um dos principais vilões na conta de energia elétrica. Por isso prefira chuveiros a gás. Chuveiro a gás de botijão é uma ótima alternativa para quem mora em casa e quer economizar.

Já na economia de água, também evite banhos demorados, conserte vazamentos e reutilize a água sempre que possível, escove os dentes e lave a louça com a torneira fechada.

Já para economizar gás tente cozinhar com panela de pressão. Na hora de cozinhar o arroz, desligue o fogo antes de terminar o cozimento total e deixe com a tampa fechada para água secar. Entre outras dicas para economizar o gás.

5. Automatize suas Contas

Automatizar o pagamento de suas contas elimina a possibilidade de esquecimento e os consequentes juros por atraso. Muitos bancos oferecem essa facilidade, além de possibilitarem um controle mais fácil do seu dinheiro.

6. Mantenha um Fundo de Reserva

Nem sempre tudo sai como planejado, e é nessas horas que um fundo de reserva faz diferença. Afinal, imprevistos acontecem e precisamos estar preparados.

7. Organização é Chave

Uma casa organizada contribui para uma vida financeira organizada. Mantenha todas as suas contas e comprovantes em um lugar seguro. Use aplicativos de controle financeiro, eles podem ser grandes aliados.

Além disso, você pode usar aplicativos que facilitam a sua vida para além de economizar, mantém a organização da casa. Como por exemplo, pedir o gás pelo aplicativo Preço do Gás, economize e tenha a facilidade na hora de comprar o gás. Sabemos que quando o gás acaba bate aquele desespero, mas tendo o aplicativo Preço do Gás no seu celular, você consegue ficar mais tranquilo, podendo até agendar a entrega do botijão.

Economizar nas contas de casa de forma prática

Economizar nas contas e organizar as finais de casa não é tarefa fácil, mas seguindo essas dicas você poderá respirar aliviado no final do mês. Lembre-se, o importante é o equilíbrio. Com planejamento e controle, a saúde financeira do seu lar estará garantida!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais