Todo mundo sabe que a gasolina, o gás de cozinha e os demais derivados do petróleo estão com preços absurdos, e, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, esses produtos tiveram aumentos sucessivos e substanciais.
O que vai ler neste artigo
Mas por que o gás está tão caro?
Em 2016, durante o governo do Presidente Michel Temer (MDB), foi adotada uma nova política de preços conhecida como PPI (Preço de Paridade Internacional) e esta foi mantida pelo atual governo do Presidente Jair Bolsonaro.
Por essa política, o valor cobrado nas refinarias varia conforme o preço internacional do barril de petróleo (matéria-prima do gás de cozinha).
Para quem não sabe, o nome do gás de cozinha é GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), logo, este também é um derivado do combustível fóssil.
Embora o nosso país seja autossuficiente na produção de petróleo para o refino e posterior transformação em gasolina e gás de cozinha, a PPI faz com que, nós brasileiros, paguemos mais caro por um produto que nós mesmos produzimos.
Preço do Gás antes e depois da PPI
Para se ter uma ideia, nos 13 anos dos governos do PT (Lula e Dilma), a gasolina subiu 116%. Já nos 5 anos seguintes, nos governos Temer e Bolsonaro, a gasolina subiu 94%.
Embora o percentual seja menor no segundo caso, o período de tempo é menos da metade do primeiro exemplo.
A situação é ainda mais grave quando se trata do preço do gás de cozinha, nas gestões petistas no mesmo período citado acima, o gás subiu 15,5%, enquanto nos 5 anos seguintes o produto aumentou absurdos 116%. Por isso o gás de cozinha está tão caro.
Como a PPI utiliza uma cotação internacional, contribui ainda mais para esses aumentos, o fato do Real ter se desvalorizado frente ao Dólar. E, como todos sabem, a cotação do barril do petróleo é feita em Dólar.
O gás está caro e quem sofre mais são as família de menor renda
De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Final), a inflação medida no Brasil nos últimos 12 meses foi de 10,25%, já o gás de cozinha teve aumento de 34,67% e a gasolina de 39,60%.
A maior parte da população, sobretudo as famílias que formam a base da pirâmide e vivem em situação de extrema pobreza, é muito sensível a esses aumentos, sendo assim sente imediatamente o impacto no próprio bolso.
No ano de 2020, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) fez uma pesquisa onde foram encontrados os seguintes dados:
- O consumo de restos de madeira nos lares brasileiros aumentou quase 2% se comparado com o ano anterior, 2019.
- 26% das residências brasileiras já haviam adotado a lenha como fonte de energia.
O gás de cozinha mais caro , produto de fundamental importância impacta absurdamente o orçamento das famílias brasileiras.
Já o aumento da gasolina, além de impactar também nos orçamentos familiares, encarece o frete de milhares de produtos, formando uma cadeia de aumentos que se espalha por quase todos os produtos que consumimos.
Gás está caro? Como economizar no produto
- Quando possível, utilize a panela de pressão – O tempo de cozimento é muito menor.
- Mantenha bocas e dutos do fogão sempre limpos
- Verifique a validade das mangueiras e válvulas de gás
- Troque se tiver com a validade vencida ou com qualquer sinal de defeito ou vazamento
- Evite abrir o forno a toa. Além de perder temperatura com a abertura, você pode solar bolos que não estejam prontos
- Retire da geladeira com alguma antecedência, alimentos que precisam ser cozidos ou requentados
- Utilize bocas grandes para panelas grandes e as bocas menores para panelas pequenas.
- Feche portas e janelas caso esteja correndo muito vento pela cozinha – Ao espalhar a chama, o vento faz com que se gaste mais gás.
- Cozinhe com as panelas tampadas
- Corte os alimentos em pedaços menores para que cozinhem mais rápido
- Planeje o uso do forno – Caso o seu forno seja grande, prepare mais de um produto utilizando o espaço lateral ou em grelhas diferentes.
Como pesquisar preços e encontrar o gás mais barato
Como o gás está caro, é sempre bom encontrar alternativas para comprar o produto pelo menor preço.
Você pode baixar pela Play Store ou Apple Store o app Preço do Gás.
Por ele você pode saber o preço do gás em diversas revendas da sua região em tempo real.
Basta abrir o aplicativo, que todas as revendas cadastradas já vão aparecer com os preços de cada uma, assim como a marca e as formas de pagamento aceitas.
Ah, pelo aplicativo Preço do Gás, você pode pedir o produto com apenas alguns toques na tela, agendar a entrega, solicitar troco e você só paga quando recebe o produto na porta da sua casa, diretamente para o entregador.