Por que o gás está caro?

0

Todo mundo sabe que a gasolina, o gás de cozinha e os demais derivados do petróleo estão com preços absurdos, e, desde o início da pandemia do novo Coronavírus, esses produtos tiveram aumentos sucessivos e substanciais.

Mas por que o gás está tão caro?

Em 2016, durante o governo do Presidente Michel Temer (MDB), foi adotada uma nova política de preços conhecida como PPI (Preço de Paridade Internacional) e esta foi mantida pelo atual governo do Presidente Jair Bolsonaro.

Por essa política, o valor cobrado nas refinarias varia conforme o preço internacional do barril de petróleo (matéria-prima do gás de cozinha).

Para quem não sabe, o nome do gás de cozinha é GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), logo, este também é um derivado do combustível fóssil.

Embora o nosso país seja autossuficiente na produção de petróleo para o refino e posterior transformação em gasolina e gás de cozinha, a PPI faz com que, nós brasileiros, paguemos mais caro por um produto que nós mesmos produzimos.

Preço do Gás antes e depois da PPI

Para se ter uma ideia, nos 13 anos dos governos do PT (Lula e Dilma), a gasolina subiu 116%. Já nos 5 anos seguintes, nos governos Temer e Bolsonaro, a gasolina subiu 94%.

Embora o percentual seja menor no segundo caso, o período de tempo é menos da metade do primeiro exemplo.

A situação é ainda mais grave quando se trata do preço do gás de cozinha, nas gestões petistas no mesmo período citado acima, o gás subiu 15,5%, enquanto nos 5 anos seguintes o produto aumentou absurdos 116%. Por isso o gás de cozinha está tão caro.

Como a PPI utiliza uma cotação internacional, contribui ainda mais para esses aumentos, o fato do Real ter se desvalorizado frente ao Dólar. E, como todos sabem, a cotação do barril do petróleo é feita em Dólar.

O gás está caro e quem sofre mais são as família de menor renda

De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Final), a inflação medida no Brasil nos últimos 12 meses foi de 10,25%, já o gás de cozinha teve aumento de 34,67% e a gasolina de 39,60%.

Por Que O Gás Está Caro?

A maior parte da população, sobretudo as famílias que formam a base da pirâmide e vivem em situação de extrema pobreza, é muito sensível a esses aumentos, sendo assim sente imediatamente o impacto no próprio bolso.

No ano de 2020, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) fez uma pesquisa onde foram encontrados os seguintes dados:

  • O consumo de restos de madeira nos lares brasileiros aumentou quase 2% se comparado com o ano anterior, 2019.
  • 26% das residências brasileiras já haviam adotado a lenha como fonte de energia.

O gás de cozinha mais caro , produto de fundamental importância impacta absurdamente o orçamento das famílias brasileiras.

Já o aumento da gasolina, além de impactar também nos orçamentos familiares, encarece o frete de milhares de produtos, formando uma cadeia de aumentos que se espalha por quase todos os produtos que consumimos.

Gás está caro? Como economizar no produto

  1. Quando possível, utilize a panela de pressão – O tempo de cozimento é muito menor.
  2. Mantenha bocas e dutos do fogão sempre limpos
  3. Verifique a validade das mangueiras e válvulas de gás
  4. Troque se tiver com a validade vencida ou com qualquer sinal de defeito ou vazamento
  5. Evite abrir o forno a toa. Além de perder temperatura com a abertura, você pode solar bolos que não estejam prontos
  6. Retire da geladeira com alguma antecedência, alimentos que precisam ser cozidos ou requentados
  7. Utilize bocas grandes para panelas grandes e as bocas menores para panelas pequenas.
  8. Feche portas e janelas caso esteja correndo muito vento pela cozinha – Ao espalhar a chama, o vento faz com que se gaste mais gás.
  9. Cozinhe com as panelas tampadas
  10. Corte os alimentos em pedaços menores para que cozinhem mais rápido
  11. Planeje o uso do forno – Caso o seu forno seja grande, prepare mais de um produto utilizando o espaço lateral ou em grelhas diferentes.

Como pesquisar preços e encontrar o gás mais barato

Como o gás está caro, é sempre bom encontrar alternativas para comprar o produto pelo menor preço.

Você pode baixar pela Play Store ou Apple Store o app Preço do Gás.

Por ele você pode saber o preço do gás em diversas revendas da sua região em tempo real.

Basta abrir o aplicativo, que todas as revendas cadastradas já vão aparecer com os preços de cada uma, assim como a marca e as formas de pagamento aceitas.

Ah, pelo aplicativo Preço do Gás, você pode pedir o produto com apenas alguns toques na tela, agendar a entrega, solicitar troco e você só paga quando recebe o produto na porta da sua casa, diretamente para o entregador.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais