Como vedar botijão de gás aberto?

0

Embora seja um combustível seguro, e o mais popular no Brasil, mesmo assim, são muitas dúvidas a respeito da forma correta de como vedar botijão de gás aberto, de como usar e trocar o botijão, sempre que o gás acaba.

Nesse sentido, uma das dúvidas mais comuns é: “como vedar botijão de gás aberto”. O fato é que não é preciso vedar o botijão, pois sua válvula possui um sistema de pressão por mola que veda a passagem de GLP, só sendo preciso retirar o regulador de pressão e armazená-lo, se possível, em uma área ventilada e não confinada.

Mas, pode acontecer do vasilhame vir com o problema de fábrica, nesse caso,  é sinal de que não foi comprado de uma revendedora segura, já que, por lei, antes de serem comercializados, os botijões de gás de cozinha precisam passar por uma vistoria.  

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Por isso, é fundamental comprar apenas de revendedoras, ou distribuidoras legalizadas, ou mesmo, solicitar por um aplicativo de gás, já que os aplicativos só podem trabalhar com distribuidoras legalizadas.

De qualquer forma, para saber se há vazamento de gás, a dica é fazer o teste da espuma, que é rápido e simples, para se certificar de que o gás do botijão não está vazando.

Para saber como vedar botijão de gás aberto, primeiro devemos saber se podemos ou não fazer isso. Veja a seguir;

Teste da espuma

Para fazer o teste da espuma, e descobrir se o gás do botijão está vazando, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Pegue uma esponja úmida e adicione detergente, aperte-a até que faça espuma;
  2. Com o botijão conectado na válvula aberta, encoste a esponja com espuma na região onde a válvula de gás se encaixa no botijão;
  3. Observe se estão aparecendo bolhas ou se a espuma segue sem alterações. Caso você note bolhas, então, é porque está ocorrendo um vazamento. 

O que fazer quando o botijão de gás está vazando?

Como vedar botijão de gás aberto

Então, no caso de descobrir que o gás do botijão está vazando, realmente, mesmo que não tenha certeza, é recomendado:

  • Fechar o registro, caso o vazamento não esteja logo na conexão entre o botijão e o registro; 
  • Abrir bem as janelas e portas, para que o ar possa circular no ambiente;
  • Em hipótese alguma, JAMAIS acender luz ou usar eletrodomésticos, mesmo que apenas desconfie, e mesmo que portas e janelas estejam abertas. Até resolver o problema não ligue nada, pois esses itens podem criar faíscas e ocasionar problemas mais graves;
  • Também não acender fósforos ou isqueiros, em hipótese alguma;
  • NUNCA utilizar produtos caseiros para tentar vedar o vazamento, sempre chame um profissional;
  • Se retirar do ambiente e entrar em contato com a distribuidora de gás responsável para uma visita técnica e, em casos mais graves, solicitar o corpo de bombeiros imediatamente.

Como evitar vazamento de gás e como vedar botijão de gás aberto? 

Como podemos ver, não é recomendável procurar saber como vedar botijão de gás aberto, ou vazando, na verdade, isso é altamente arriscado. Por isso, caso tenha botijão, é muito importante saber como instalá-lo da forma correta. 

E mais, além de só adquirir seu botijão de distribuidoras legalizadas ou aplicativos, é preciso, também, se certificar de que a mangueira e o registro que você comprou são certificados pelo Inmetro

Lembre-se que a melhor forma de evitar vazamentos e se prevenindo. Por isso, sempre que receber um novo botijão de gás, não deixe de checar todos os componentes da instalação e, caso note algum problema, já entrar em contato imediatamente com a distribuidora e solicitar a troca do item.

Esperamos que essas dicas possam ter lhe ajudado a identificar e prevenir o vazamento de gás na sua residência e, principalmente, saber que não é recomendável procurar formas de como vedar botijão de gás aberto, podendo causar sérios acidentes e, até mesmo, explosões.

 Caso você ainda tenha dúvidas sobre como vedar botijão de gás aberto ou a forma correta de instalação, ou mesmo, da existência de vazamento, não deixe de entrar em contato com a distribuidora responsável pela venda ou com algum técnico.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais