Como saber se há vazamento de gás?

0

Como saber se há vazamento de gás?

O gás é um item importante e indispensável na cozinha de todas as famílias. Contudo, também é essencial saber se há vazamento de gás.

Isso porque o insumo é altamente inflamável e a qualquer descuido, se houver vazamento, existe o risco de explosão.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Um acidente doméstico ou em local comercial desse tipo pode se transformar em uma tragédia se não for controlado.

Por isso, todos que usam o produto precisam ficar atentos a alguns cuidados com o botijão de gás.

Assim, veja a seguir quais os cuidados que devemos ter com o gás de cozinha e como é possível saber se há vazamento.

Formas práticas e caseiras para saber se há vazamento de gás

Como saber se há vazamento de gás

Mesmo em casa, é muito fácil saber se há vazamento de gás de cozinha. Afinal, existe um cheiro artificial adicionado ao gás de cozinha justamente para identificar esse tipo de situação. 

E ainda mais se o gás estiver em um ambiente fechado, é fácil de reconhecer. Contudo, além do cheiro, precisamos saber de qual componente está acontecendo o vazamento de gás, se da mangueira ou da válvula.

Portanto, confira o passo a passo de como saber se há vazamento de gás de cozinha de forma caseira:

  1. Primeiro, ao sentir cheiro de gás na cozinha, feche o registro do botijão;
  2. Em seguida, areje o ambiente abrindo portas e janelas;
  3. Não acenda a luz, pois fagulhas podem ocasionar explosões;
  4. Quando o local estiver bem arejado, faça espuma em uma esponja de cozinha;
  5. Passe na válvula de gás e abra o registro;
  6. Se sair bolhas, significa que o vazamento vem da válvula do botijão de gás;
  7. Feche o registro novamente e ajuste a válvula;
  8. Refaça o teste e veja se o problema foi resolvido.

Apesar de na maioria das vezes o vazamento ser da válvula, também pode acontecer de ser da mangueira de gás encaixada no bico do fogão.

Nesse caso, o mesmo procedimento pode ser feito para constatar de onde vem o vazamento de gás.

O que fazer quando o vazamento de gás não cessa?

Muitas vezes o gás de cozinha está localizado em um local mais longe e chega até o botijão através de uma tubulação específica.

Nesse caso, se você fizer o teste caseiro do sabão, não sair bolhas e ainda assim, continuar sentindo cheiro de gás, mantenha o registro fechado e chame um profissional.

O profissional que executa esse tipo de serviço é o instalador de tubulações a gás e até que o problema não seja resolvido, não use o insumo.

Mantenha o local sempre arejado e retire crianças e animais domésticos de perto do botijão de gás.

Além disso, nunca deixe materiais de limpeza infláveis, como o álcool ou a querosene próximos ao botijão de gás. Outro ponto importante é nunca limpar a cozinha com esses materiais.

Todos esses cuidados são necessários caso o vazamento de gás não seja localizado e você esteja aguardando por atendimento especializado.

Como evitar vazamentos de gás

A melhor maneira de evitar vazamentos de gás é mantendo os componentes que fazem parte do botijão em perfeitas condições.

Um exemplo é a mangueira de gás que, além de ter data de validade, precisa possuir o selo do INMETRO.

A mesma questão acontece com a válvula de gás que é encaixada no botijão, ela também tem data de validade e selo de garantia.

Todos esses componentes precisam estar em perfeitas condições de uso, observe, inclusive, se não existe ferrugem que pode se acumular em locais úmidos.

Além disso, nunca deite o botijão de gás julgando que esta posição possa trazer economia, pois, na verdade, esse procedimento faz com que ocorra o vazamento.

Compre o gás de revendedoras autorizadas

Outro ponto importante é a compra do botijão de gás que deve ser realizada apenas de revendedoras autorizadas. Isso pois essas empresas tomam cuidado para garantir que o produto chegue ao consumidor em perfeitas condições.

As revendedoras, por sua vez, obtêm o produto de distribuidoras de gás, as quais são cadastradas e possuem autorização para a distribuição.

Outra questão importante a ser observada é se o botijão de gás possui o selo da distribuidora, esse fator é fundamental para garantir a compra de um local seguro e livre de fraudes.

Por fim, sempre guarde o botijão de gás em locais fora de casa e arejados, além disso, nunca o coloque em cima de ralos.

Todo cuidado com o gás de cozinha é necessário para que acidentes de grandes proporções possam ser evitados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais