De onde vem o gás de cozinha do Brasil

0

De onde vem o gás de cozinha do Brasil

O gás de cozinha faz parte do dia a dia de 95% das famílias brasileiras, além de ser um dos combustíveis mais versáteis disponíveis, também é o mais econômico, e sabe o que é melhor? O gás GLP não prejudica o meio ambiente. 

Ao contrário do que muita gente imagina, o gás de botijão pode SIM, ser usado em indústrias e comércios.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Mas, apesar de todas essas vantagens e de ser o gás mais utilizado em todo o território nacional, muita gente ainda se pergunta: afinal, de onde vem o gás de cozinha?

Quer saber? Então, continue lendo.


Origem do gás de cozinha
– De Onde Vem O Gás De Cozinha Do Brasil



Então, o GLP, que é a sigla para gás liquefeito de petróleo, vem, claro, como o próprio nome já sugere, do petróleo. 

Basicamente, o GLP, popularmente chamado de botijão de gás, gás de botijão ou gás de cozinha, é composto por dois gases extraídos do petróleo, o butano e o propano, e também pode conter, em menor escala, outros hidrocarbonetos, como o etano, por exemplo.

O GLP é obtido na parte alta da torre de destilação, após a retirada dos óleos combustíveis, como a gasolina, o querosene, o diesel e a nafta, mas também pode ser retirado do processamento do gás natural, das reservas do subsolo e como produto do petróleo cru refinado.

Depois, o GLP é estocado sob a forma líquida, sendo comercializado em botijões, de diferentes tamanhos, justamente, para atender todo o tipo de cliente.

Os tamanhos dos botijões, ou cilindros, onde o GLP é estocado podem ir desde os pequenos e portáteis, de 2 quilos, até maiores, grandes cilindros subterrâneos com toneladas do gás. 

Como foi dito, seu uso pode ir além do residencial, podendo ser usado também em comércios, como restaurantes, padarias, pizzarias, hotéis, entre outros, e também na indústria, desde automotiva, de ferro, vidro, etc…

Curiosidades sobre o GLP

Muita gente não sabe, mas o GLP não tem cor nem cheiro, o que causa o famoso “cheiro de gás” nada mais é que uma substância chamada Mercaptan (ou mercaptano), usada, justamente, para que possamos detectar possíveis vazamentos.

Esse mercaptano é à base de enxofre, oferecendo o característico cheiro que associamos ao gás, que pode salvar vidas.

Por isso, é bom sempre estar atento para, no caso de sentir cheiro de gás, não acender nenhuma luz nem acionar nenhum interruptor. O indicado é abrir todas as janelas e, se puder, procurar levar o botijão para um lugar ventilado e longe das pessoas.

Depois, ligue imediatamente para o revendedor, e solicite a substituição do vasilhame.

No mais, optar pelo gás de cozinha é sempre a melhor opção, já que além de econômico, possui baixo impacto ambiental, e isso porque sua queima gera um nível bem menor de gás carbônico, isso sem falar que ele oferece um alto poder calorífico, permitindo gastar menos gás para alcançar mais calor. 

Saiba a diferença entre distribuidora, revenda e depósito de gás

De Onde Vem O Gás De Cozinha Do Brasil

Uma outra dúvida muito comum é a diferença entre distribuidora, revenda e depósito de gás.

Segundo a resolução 49/2016, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, os papéis dessas empresas são:

Distribuidora de GLP

É uma empresa autorizada pela ANP a exercer a atividade de distribuição de GLP, a qual compreende a aquisição, armazenamento, envasamento, transporte, comercialização e controle de qualidade de GLP, assim como a assistência técnica ao consumidor. 

Ou seja, a distribuidora que fornece o GLP para as empresas e que abastecem as revendas que comercializam para residências e pequenos comércios.

Dentre as principais distribuidoras, as quatro maiores são: Ultragaz, Liquigás, Supergasbras e Nacional Gás.

Depósito de gás

Já, o depósito é um estabelecimento ligado ao distribuidor de GLP (Ultragaz, Liquigás, Supergasbras e Nacional Gás), utilizado apenas para armazenar recipientes de GLP cheios, parcialmente cheios ou vazios e pode possuir, ou não, instalações para envasamento de botijões.

Revenda de gás

Já, a revenda é onde o GLP é comercializado. Ela adquire o GLP e utiliza a marca da distribuidora, podendo atender tanto pessoas físicas quanto jurídicas. 

Baixe o aplicativo da Preço do Gás no Google PLay!

Baixe o aplicativo da Preço do Gás na Apple Store!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais