Fogão: saiba como economizar o gás de cozinha

0

Adquirir novos costumes e poupar é uma ótima maneira de começar o ano com “pé direito”, esse novo início pode ser na cozinha, com os utensílios usuais. O fogão é um dos aparelhos que costumam usar um combustível diferente da energia elétrica, mas o valor do gás é um dos empecilhos para gastar menos.

Fogão: saiba como economizar o gás de cozinha

Uma das altas mais notadas pelos brasileiros é o preço do gás, que aumentou muito nos últimos anos. Parar de cozinhar em casa não é uma solução para evitar os gastos, afinal comer na rua requer ainda mais investimento. Existem algumas dicas que podem ajudar a reduzir o consumo sem parar de fazer receitas deliciosas, veja:

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Garanta a limpeza

Por mais que as pessoas considerem a limpeza do fogão como algo visual que afeta somente a aparência, a falta higienização altera o funcionamento. Limpar o equipamento é uma etapa que ajuda a aumentar sua vida útil e ainda economiza no gás. As bocas com sujidades deixam o gás menos potente, com o entupimento a mudança da cor da chama é uma indicação do problema. A chama azul representa o funcionamento normal, enquanto a amarelada é gerada pela queima da sujeira.

Atenção na tampa do forno

O forno funciona com um ar condicionado, que cada vez que perde a temperatura precisa trabalhar dobrado para retomar. No preparo de receitas no forno é comum abrir diversas vezes para verificar, mas isso acaba elevando o consumo de gás, além de danificar alguns preparos, como pães e bolos. Conte com a luz interna e o vidro no momento de conferir.

Deixe os alimentos de molho

A tradição de deixar os feijão e outros grãos de molho perdeu sua força, mas vale muito para economizar, além de reduzir os gases causados pelos alimentos. Esses itens mais rígidos levam bastante tempo para cozer, até mesmo dentro da panela de pressão, mas isso pode ser reduzido deixando de molho por algumas horas, sendo 12 horas o mais recomendado.

Cuidado com o vento!

Deixar o fogão em uma posição em que passa a corrente de vento é um fator que provoca o gasto do gás. Caso o cômodo sofra com o problema de corrente de vento, a melhor solução é fechar portas e janelas para poupar, assim as chamas não ficam menos potentes.

Conte com as tampas

Diversas pessoas esquecem de usar as tampas durante o cozimento, mas tal fato deixa o processo lento. O vapor ajuda a acelerar a etapa de cozer, por isso o indicado é sempre usar a tampa a seu favor. Para que o líquido fervendo não vaze, basta deixar uma pequena fresta.

Conte com boas marcas

Uma marca de fogão de alta qualidade é essencial para ajudar a gastar menos gás, pois evita que vazamentos e problemas de design prejudiquem o uso. A dica é contar com uma boa loja, como a Compra Certa, para pesquisar o melhor para sua necessidade, assim economiza em ambos os quesitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais