O que é gás encanado?

0

Existem basicamente dois tipos de gás nas residências brasileiras: GLP e gás encanado.

O gás encanado é também chamado de gás de rua, pois vem das tubulações subterrâneas até chegar nos fogões de casas e apartamentos.

O que é gás encanado?

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Já o GLP é o Gás Liquefeito de Petróleo, ou gás de cozinha comum, aquele de botijão mesmo.

O gás encanado é um gás natural, que é extraído da natureza em áreas onde materiais decompostos formam essas “reservas” de gás, e conduzido por gasodutos até os grandes centros urbanos, onde são repassados para as companhias de gás locais.

É preciso um fogão especial para gás encanado?

Existem fogões a lenha, fogões elétricos (que não produzem chama) , os fogões a gás GLP e para gás natural ou gás encanado.

Geralmente os fogões e cooktops vêm de fábrica preparados para funcionar com gás de botijão, o GLP, entretanto vários apartamentos, condomínios e grandes cidades têm fornecimento de gás natural. 

Nesses casos, para que o seu fogão funcione corretamente, é necessário realizar a conversão do aparelho, já que cada tipo de gás tem uma pressão específica.

Minha cidade não tem gás de rua, mas meu gás é encanado. Como pode?

Em condomínios, a distribuidora de gás da sua cidade instala um cilindro de grande porte, que pode ser subterrâneo ou em um local seguro dentro do condomínio, e, regularmente, abastece esse cilindro para que não falte gás aos condôminos.

Nesse caso, também é gerada uma conta de gás para cada apartamento, de acordo com o consumo individual de cada unidade, da mesma forma que as companhias de gás de rua fazem com seus clientes.

Gás encanado é mais seguro que o gás de botijão?

Se você buscar essa informação na internet, você vai encontrar centenas de textos assegurando que um é mais seguro que o outro, isso, claro, de acordo com os interesses de quem escreve os textos: companhias de gás de rua, distribuidoras de GLP, instaladores de gás encanado, vendedores de serviços de conversão.

A verdade é que os dois tipos de gás são extremamente seguros desde que você cumpra rigorosamente todos os protocolos de segurança, tais como:

  • Comprar gás GLP somente de revendas autorizadas pela ANP
  • Verificar com regularidade mangueiras, válvulas e registros, tanto do GLP quanto do gás encanado. Verificar validade e se não há vazamentos.
  • Procurar profissional certificado para fazer a conversão do seu fogão para gás encanado.
  • Verificar se não deixou nenhuma boca do fogão aberta, sem chama.
  • Ter cuidado com crianças e idosos
  • Manter sempre alguma saída de ar aberta, para o caso de um eventual vazamento.
  • Se possível, instalar um detector de vazamento de gás.

Quais as vantagens e desvantagens do gás encanado?

Assim como qualquer produto ou serviço, o gás encanado tem suas vantagens e desvantagens, veja abaixo as vantagens do gás encanado.

Vantagens do gás encanado

  • Maior praticidade, pois não é necessário ficar comprando e trocando botijão
  • Regularidade do serviço. Você só fica sem gás se deixar de pagar a conta ou se tiver alguma manutenção no sistema
  • Rapidez no preparo de alimentos. Como a pressão da chama é maior no fogão à gás encanado, você ganha tempo cozinhando.
  • Energia limpa

Desvantagens do gás encanado

  • Regulagem do fogão para prepará-lo para o gás encanado
  • Maior manutenção de dutos, mangueiras, registros e do próprio fogão
  • Ficar sem gás em dias de manutenção na rede de abastecimento
  • Em diversas projeções feitas por vários especialistas, ficou comprovado que é o gás encanado é mais caro que o GLP

Conseguiu entender o que é gás encanado?

Percebeu que ele pode ser um gás de rua, que venha diretamente do sistema da companhia de gás ou que pode vir através de dutos de um cilindro dentro do próprio condomínio?

Esperamos que tenhamos esclarecido as suas dúvidas, mas se ainda tiver alguma, deixe abaixo na caixa de perguntas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais