Lei que proíbe botijão de gás em apartamento

0

Leia o artigo e descubra mais sobre Lei que proíbe botijão de gás em apartamento.

Entenda sobre a lei que proíbe botijão de gás em apartamento, quais são as restrições e regras em geral.

Quando o assunto é gás de cozinha, todo o cuidado é pouco para evitar acidentes de todos os tipos. E isso é tão sério que até mereceu ganhar uma Lei, datada de 1976, justamente, para tentar garantir mais segurança aos moradores de apartamentos no município. 

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Esse decreto, de 1976, proibia a utilização do Gás de Botijão em apartamentos.

Mas, sem dúvida, o botijão de gás ainda é a forma mais fácil, e econômica, de garantir gás dentro das casas, principalmente, aquelas mais afastadas, já que nem sempre é viável a instalação de tubulações.

E o gás de cozinha é tão popular em nosso país, que mesmo em cidades que exigem que o gás venha pela tubulação, em condomínios de apartamentos, é possível se deparar com muitas residências que ainda preferem usar botijão.

Porém, para desgosto de muitos usuários, em prédios com gás canalizado, desde essa Lei, de 1976, passou a não ser mais permitido o uso do botijão de gás, justamente, para evitar acidentes, até fatais.

Lei que proíbe botijão de gás em apartamento

Mas, pensando naqueles usuários que ainda preferem utilizar o gás GLP em botijões (ou cilindros), em 2018 foi revogado o Decreto 897/1976. Não estando mais, portanto, proibida a utilização do botijão de gás em edificações situadas em ruas servidas por gás natural canalizado.

Porém, mesmo não estando proibida sua utilização em prédios e condomínios, o novo decreto manteve a exigência de que os botijões ou cilindros fiquem do lado de fora da edificação. Seguindo parâmetros da Nota Técnica 3-02 do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, em vigor desde 04/09/2019.

Botijões de gás dentro dos apartamentos

Portanto, os síndicos de condomínios residenciais, comerciais e mistos devem ficar bem atentos e fazer cumprir a nova lei, já em vigor desde 2019. Até porque nenhuma seguradora aceitará pagar por qualquer dano causado por botijões de gás no interior dessas unidades. 

Assim, é preciso evitar o uso de botijão de gás não só dentro dos apartamentos mas, também, em salas e ambientes internos de uso comum dos prédios.  

Além disso, vale estabelecer uma rotina de “check-up” periódico nas instalações em suas unidades.

Cuidados com o Gás de cozinha

Lei Que Proíbe Botijão De Gás Em Apartamento

Sem dúvida, a Lei de 1976 foi implementada pela falta de consciência de grande parte dos usuários. Sendo necessário baixar um decreto para que a segurança fosse estabelecida, e mesmo assim, ainda existem casos de mau uso do botijão de gás.

É fundamental que haja uma preocupação e consciência coletiva sobre o risco e formas de prevenção. Já que qualquer acidente provocado pelo vazamento de gás, com certeza, vai afetar um grande número de pessoas que estão no entorno. 

A prevenção é ainda a melhor forma de garantir a segurança das pessoas próximas. E uma pequena quantidade de gás vazando já é o suficiente para destruir e até derrubar um prédio, por exemplo..

As pessoas precisam ter em mente que, apesar do gás de botijão ser um item fundamental no dia a dia, se mal usado, pode ser extremamente perigoso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais