Mangueira de gás, cuidados importantes para sua segurança
A mangueira de gás é um dos itens mais importantes ligados a segurança de seu produto, seja ele um fogão, um Cooktop ou um forno de embutir a gás.
Mesmo porque a mangueira é o que liga o botijão de gás ao forno ou fogão embutido. E para isso precisa ser instalada de forma correta.
Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:
0800-000-0960
Além disso a mangueira precisa receber o selo de segurança do Inmetro para poder ser instalada com segurança, além de ter a garantia de outros cuidados de prevenção.
Pois o gás de cozinha (GLP) ou o gás natural (GN) precisam ser manuseados com uma série de cuidados para que não ocorra o risco de explosão ou acidentes.
Cuidados necessários na instalação da mangueira de gás
A instalação da mangueira de gás deve ser feita de forma adequada e com segurança, para isso é preciso verificar os itens a serem instalados:
- Verifique se os acessórios para a instalação (mangueira e válvula) estão em perfeito estado;
- A mangueira que deve ser de metal por ser mais segura do que a de plástico e não pode conter emendas nem dobras;
- Mangueira e válvula devem possuir o selo do Inmetro;
- A validade dos itens é de cinco anos, portanto verifique a data de vencimento.
Após verificar a mangueira e a válvula que serão instaladas no botijão de gás, no fogão, no Cooktop ou no forno de embutir, comece o procedimento de instalação:
- Abra portas e janelas para que o local seja ventilado;
- Se você estiver trocando a mangueira antiga por uma nova, retire esta já usada do fogão e do botijão antes de seguir;
- Insira a mangueira nova no bico do fogão ou forno de embutir e verifique se ela está firme, finalize com a braçadeira;
- Com a outra parte da mangueira, conecte na válvula do botijão. Então, depois de verificar que está tudo firme e seguro, finalize com a braçadeira;
- A válvula ou regulador de pressão deve ser instalado no botijão manualmente e sem forçar, seu encaixe deve ser perfeito. Não usar ferramentas para esse fim, pois pode causar danos ao equipamento;
- A seguir ligue a válvula de gás e passe uma esponja com sabão, se sair bolhas é sinal de que não está bem encaixada, portanto feche a válvula e repita o procedimento;
- Passe o sabão também no bico do fogão onde foi instalada a outra ponta da mangueira;
- Caso não saiam bolhas ao passar a esponja com sabão significa que o gás foi bem instalado.
Apesar dos cuidados na hora da instalação da mangueira de gás é preciso ficar atento a outros procedimentos que são essenciais para a segurança de todos em sua casa, veja a seguir.
Fique sempre atento a vazamentos de gás
Mesmo que o botijão e a mangueira tenham sido instalados com sucesso é preciso se atentar a alguns cuidados básicos para evitar acidentes.
Verificação da mangueira
A mangueira, por exemplo, é um dos itens que após a instalação deve ser verificada com frequência para que não haja risco de vazamento.
Além disso ela não pode ficar esticada e caso seja movimentada muitas vezes para a limpeza do local, pode haver trincas no metal e com isso vazamento de gás.
Limpeza da mangueira de gás
A limpeza da mangueira deve ser feita apenas com um pano seco e sem uso de produto químico ou água, principalmente inflamáveis.
Isso porque até mesmo a água pode enferrujar o metal que envolve a mangueira flexível. Dessa forma ela vai estragar, e deixa de ser segura para o uso com gás.
Cuidados com o botijão de gás
Outro item que deve ser observado é o botijão de gás. Muitas pessoas acreditam que ao deitá-lo podem aproveitar um pouco mais do gás. Alguns também acreditam que ao chacoalhar o botijão o mesmo pode voltar a funcionar.
Contudo, as duas formas de manusear o botijão estão incorretas. Afinal, movimentar o botijão não vai fazer com que o gás esteja mais ou menos disponível para uso. E também, isso pode acabar danificando a mangueira e a válvula.
Verificação de cores do regulador
Esteja sempre atento à cor da chama que está saindo do regulador. Esse é um indicativo bem simples e pode ser observado através da mudança de cores.
Pois caso a chama esteja na coloração vermelha com tons de amarelo significa que o gás dentro do botijão está acabando e o mesmo deve ser trocado.
Isso acontece porque a combustão de gás e o oxigênio não está completa indicando seu fim. Por outro lado, a cor azul significa que o gás está em seu perfeito estado de combustão.
Outro indicativo de que o gás está chegando ao fim é quando o fundo das panelas começa a ficar escurecido, sendo essas as melhores maneira de saber se o gás está acabando.
O gás de cozinha, por questões de segurança, também deve ficar em local arejado e de preferência fora do ambiente.
Mesmo tomando todo o cuidado, ainda existem alguns materiais que não são indicados para as mangueiras de gás. Nesse sentido, as mangueiras de gás metálicas e flexíveis são as ideais para instalação, confira.
Tipos de mangueiras flexíveis para gás de cozinha
Hoje o uso da mangueira de metal é um item obrigatório para a sua segurança, pois as mangueiras de plástico PVC esquentavam ao ligar o forno e com isso causavam risco de explosão.
As mangueiras flexíveis de metal podem ser encontradas em alguns materiais que podem variar de valor, mas todas são mais seguras ao serem instaladas:
- Mangueira flexível de aço para gás;
- Mangueira flexível de metal para gás;
- Mangueira flexível de cobre para gás.
Todas as mangueira metálicas são cobertas por uma malha no material que pode ser metal, aço ou cobre e que garantem mais segurança em seu uso.
Além disso o prazo de validade das mangueiras flexíveis é muito maior do que das mangueiras de plástico PVC.
Mas não são eternas e devem ser observados os cuidados básicos com frequência para que seja evitada a quebra da mesma e possíveis vazamentos de gás.
Conclusão
Muitas pessoas não prestam a devida atenção a alguns itens como uma mangueira de gás. Mas como você percebeu nesse texto, existem diversos cuidados que devem ser tomados nas residências e estabelecimentos comerciais.
Estes cuidados vão desde a verificação periódica de vazamentos, e também a escolha do material da mangueira.
Lembre-se que o gás de cozinha é inflamável, e que todo o cuidado deve ser tomado para evitar acidentes domésticos ou até mesmo em restaurantes ou empresas.
Aproveite e compre gás no Aplicativo Preço do Gás