Cuidados para se ter com idosos em casa

0

Cuidados para se ter com idosos em casa

Cuidados para se ter com idosos em casa

Em tempos onde se percebe o crescimento do número de pessoas idosas, saber quais os cuidados que se deve ter com elas é cada vez mais importante.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

De acordo com o IBGE, atualmente, 30 milhões de pessoas são consideradas idosas em nosso país, o que representa 14,3% de toda a população.

Assim, com o envelhecimento populacional e o percentual de pessoas idosas cada vez mais elevado, ter conhecimentos de cuidados básicos com idosos é fundamental.

Portanto leia abaixo, os principais cuidados para se ter com idosos em casa.

Por que os idosos precisam de cuidados especiais?

Geralmente, os idosos são mais vulneráveis, por isso, os cuidados com eles devem ser redobrados, garantindo sua qualidade de vida.

E as situações podem ser as mais diversas, indo desde problemas na coluna, falta de equilíbrio, falta de sensibilidade nas mãos e pés, movimentos mais lentos, visão e audição menos acuradas.

Como cuidar dos idosos corretamente?

Cuidados para se ter com idosos em casa

Justamente, por tanta vulnerabilidade na saúde, os idosos precisam de cuidados especiais, relacionados ao corpo, mente, saúde emocional, assim como, saúde preventiva, cujo objetivo é impedir o surgimento de alguns problemas. Dentre os principais cuidados, podemos destacar:

.

  • Higiene corporal: garantir banhos diários, seja no chuveiro, cama ou banheira, e os mesmos não devem ser sinônimo de constrangimento ou de sacrifícios, por isso, a pessoa responsável por essa parte deve ter experiência e muita paciência, garantindo momentos tranquilos, de relaxamento, confiança e prazer.
  • Cuidados da pele: para evitar da pele ficar ainda mais fragilizada, é fundamental Hidratar, de forma apropriada, já que a pele ressecada tende a se ferir mais facilmente. E os cuidados devem ser estendidos para as roupas de cama, e vestimentas, que devem ser com tecidos leves e, de preferência feitas de tecidos naturais, que não causam fricção no contato com a pele.
  • Alimentação: ela é essencial e deve ser pensada para cada etapa da vida, até porque, com o passar do tempo, problemas com a alimentação podem surgir, como intolerâncias alimentares ou maior sensibilidade a temperos. Assim como, na sua administração, pois alguns idosos apresentam dificuldades para a deglutição, também é preciso uma atenção especial com engasgos, refluxos e mal estar.
  • Sono: geralmente, o idoso transita entre muita sonolência e insônia. Por isso, é muito importante procurar promover momentos de relaxamento antes de dormir. 

Cuidados para se ter com idosos em casa. Como prevenir quedas?

Sem dúvida, uma das maiores preocupações entre idosos e seus cuidadores está relacionada à quedas, muito comum e altamente temerosas nessa fase.

Por isso, é fundamental procurar prevenir possíveis acidentes, apostando, para isso, em bengalas e andadores, que ajudam na mobilidade mais segura dos idosos. 

Quando buscar a ajuda de cuidadores?

Cuidados para se ter com idosos em casa

Por mais que se ame pais ou avós, nem sempre esse amor é garantia de cuidados adequados. Até porque a maioria das pessoas trabalha fora e não pode ficar durante o dia com seus pais ou avós. Mas, então, o que fazer?

Certamente, hoje nem todo mundo pode deixar seus idosos em casas de repouso e, devido ao enorme preconceito existente com elas, que para muitos é sinônimo de abandono, cada vez mais as pessoas estão preferindo contratar uma enfermeira ou cuidadora, adequadamente treinada para exercer essa função.

Não é para menos que hoje o trabalho de cuidadora está em alta e, diante disso, é super valorizado, com o profissional sendo muito bem remunerado para cuidar do idoso, com toda segurança e carinho.  

Em função disso, está sendo enorme a procura por cursos de cuidadores, os quais aprendem a cuidar corretamente de idosos, desde fazer a higiene, levar para passear, fazer companhia, contar história, administrar medicamentos,

Enfim, cuidar de um idoso é garantir um fim de vida digno e seguro, e com todo o aumento da população idosa, é essencial que se saiba cuidar, garantir a qualidade de vida e retribuir o amor de quem já fez tanto pela gente.

Para terminar o texto sobre “Cuidados para se ter com idosos em casa” é sempre bom estar atento(a) ao fogo no preparo de alimentos e à vazamentos de gás, principalmente por conta da diminuição do olfato em pessoas mais velhas.

DH

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais