Manutenção de aquecedor a gás

0

Manutenção de aquecedor a gás

Ter um aquecedor a gás em casa traz conforto e praticidade para as pessoas. Especialmente no inverno, o equipamento é útil para manter a água quente na hora do banho e de lavar a louça, por exemplo.

Dessa forma o uso dos aquecedores a gás aumenta no inverno, e embora os aparelhos sejam resistentes a manutenção preventiva é essencial para aumentar a vida útil do produto.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Por isso existem algumas dicas de manutenção aquecedor a gás que vão ajudar você para que o equipamento funcione por muito mais tempo, seja ela corretiva ou preventiva.

Qual a melhor manutenção de aquecedor à gás? Corretiva ou preventiva?

A manutenção corretiva se dá quando o aparelho apresenta algum problema, como por exemplo uma peça queimada que impeça o seu funcionamento. 

Nesse caso a visita de um técnico se faz necessária, pois os aquecedores a gás, principalmente os mecânicos, funcionam com um botijão de gás. E por isso o risco de acidentes se tornam possíveis caso uma pessoa leiga no assunto queira tentar resolver a manutenção corretiva.

Existe também a manutenção aquecedor a gás preventiva, essa pode ser feita pelo usuário na intenção de verificar se o aparelho está funcionando corretamente.

Como por exemplo, se a temperatura está em acordo com as especificações do aquecedor ou ainda se está saindo água quente em todas as torneiras e chuveiros instalados.

Mas a qualquer sinal de problema um técnico autorizado deverá ser consultado, mesmo porque chamar um especialista para mexer em seu produto também aumenta a vida útil do mesmo.

Contudo antes de fazer a manutenção corretiva ou preventiva algumas dicas de segurança devem ser seguidas, veja a seguir.

Manutenção de aquecedor a gás

Dicas de segurança para manutenção de aquecedores a gás 

A manutenção do aquecedor a gás é importante e deve ser feita com frequência para evitar problemas futuros. Para isso algumas dicas podem ser seguidas.

  • Aquecedor com botijão de gás

A primeira dica antes de começar qualquer manutenção é verificar se registro do botijão de gás está fechado.

Isso porque o risco de vazamentos de gás se torna iminente caso alguma válvula precise ser aberta por um técnico especialista, portanto verifique o registro antes de começar a manutenção.

  • Serviço autorizado

Caso precise realizar a manutenção do seu sistema de aquecimento sempre procure por uma autorizada de acordo com a marca do equipamento.

Para isso basta entrar no site do produto ou ainda entrar em contato com o SAC (Sistema de Atendimento ao Consumidor).

No site ou no SAC será informado a você os fornecedores mais próximos em sua região e se são autorizados a fazer a manutenção do seu aparelho.

  • Cuidados com os cabos 

Assim como qualquer eletrodoméstico os aquecedores a gás possuem cabos e fios e para garantir o bom funcionamento do aparelho estes devem estar sempre bem esticados e organizados.

  • Limpeza do aquecedor

A limpeza deve ser feita somente com um pano úmido e com muito cuidado e nunca usar produtos químicos que possam danificar o aparelho ou colocá-lo em risco de explosão.

Essas são medidas básicas que você pode observar para uma melhor manutenção aquecedor a gás e qualquer dúvida sempre entre em contato com um técnico.

Verificação de vazamento de gás

Além da manutenção aquecedor a gás, outro fator importante que deve ser observado sempre é se existe vazamento de gás que possa ocasionar um acidente.

E caso sinta cheiro de gás feche o registro e chame imediatamente um técnico. Uma dica para isso é observar a cor da chama que sai do queimador, que deve ser azul.

Caso você observe outras cores como amarelo, laranja ou roxo, é necessário chamar um profissional. Isso porque a coloração da chama é um indicativo de problemas no aparelho.

Algumas questões simples de resolver

Agora você já tem uma ideia das dicas para fazer a manutenção preventiva do seu aquecedor a gás. Além destas, existem algumas questões simples de resolver que são importantes para você saber.

Existem dois tipos de aquecedores a gás, o mecânico e o digital, e para ambos os pontos abaixo podem ser considerados.

  • Painel do equipamento

O aquecedor digital possui um painel que faz uso de pilhas alcalinas, por isso caso o mesmo apague ou esteja fraco, troque as pilhas, nas maioria das vezes o problema é resolvido.

  • Registro

Caso seu aquecedor mecânico ou digital não ligue, antes de chamar um técnico verifique se o registro do botijão ou do gás encanado está aberto para a liberação do gás.

Se ainda assim o aquecedor não ligar e você morar em apartamento verifique com a administração do prédio se a manutenção da tubulação da passagem do gás está em dia.

Ou ainda entre em contato com a empresa que fornece o gás e veja se está acontecendo algum problema no fornecimento do mesmo.

Todos os casos acima impedem que o gás chegue até o equipamento e funcione corretamente. Mas se não constatar nenhum dos problemas descritos você deverá chamar um técnico.

A instalação também deve ser feita por um especialista

Além de todas as questões ligadas a manutenção aquecimento a gás, a instalação também deve ser feita por técnicos autorizados.

Isso porque o aquecedor pode soltar uma substância tóxica, o monóxido de carbono que não possui cheiro nem cor. É por esse motivo que o aquecedor a gás deve ser instalado em locais ventilados.

Mas caso não seja possível a instalação em uma lavanderia, por exemplo, a verificação dos dutos de chaminé e os bicos dos queimadores deve ser feita periodicamente.

Em caso de dúvidas sobre a instalação do local correto do aquecedor você pode consultar a Norma da ABNT NR 13103 que especifica as recomendações para estes equipamentos.

Levando em consideração todos os cuidados e dicas listadas neste texto, é importante que você faça a manutenção do aquecedor a gás a cada 6 meses. Dessa forma você vai evitar problemas com o aquecimento na sua casa.

Além disso é sempre importante ler o manual de instruções do fabricante, nele você poderá conferir outras especificações que podem variar de um aquecedor para o outro.

Leia também: Mangueira Do Gás, Cuidados Importantes Para Sua Segurança

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais