O que é gás GLP

0

Você sabe o que é gás GLP? Acompanhe o texto e descubra.

Embora o gás de cozinha nunca tenha pesado tanto no bolso dos brasileiros, a verdade é que, apesar de tudo, ainda continua sendo a melhor opção de energia, a mais limpa e a que dó menos no bolso.

E, mesmo sendo o gás preferido dos brasileiros, a questão é que, a grande maioria, não sabe que o gás de cozinha, o Gás Liquefeito de Petróleo, também é muito usado no comércio, e no setor agrícola e industrial. 

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Gás GLP

Mas, afinal o que é gás GLP?

Então, GLP é a sigla para Gás Liquefeito de Petróleo, mais popularmente conhecido como gás de cozinha, usado por milhões de brasileiros.

Geralmente encontrado nos botijões de 13 quilos, por isso, também, muito chamado de  gás de botijão, e também pode ser comercializado em recipientes menores e muito maiores, como os utilizados nas indústrias, no comércio e em pequenos e médios negócios, como padarias, restaurantes, pizzarias, motéis e hotéis.

E para você que achava que o gás GLP só era encontrado em botijões de 13 kg, saiba que ele é presença forte atualmente, também, no agronegócio, oferecendo mais eficiência, rapidez e economia.

De onde vem o gás GLP?

O GLP, como o próprio nome já sugere, vem do petróleo, mais especificamente, ele é formado pela combinação de butano e propano, que são dois gases derivados do petróleo. 

O  Gás Liquefeito de Petróleo tem como principal característica ofato de estar no estado líquido quando submetido a um certo grau de pressão, e retornar ao estado gasoso quando precisa ser utilizado. 

Ou seja, é um gás em estado líquido, por isso, gás liquefeito. Para alcançar esse estado, no entanto, precisa ser colocado em um recipiente sob forte pressão para, então, adquirir a forma líquida.

Energia mais limpa 

O que é melhor no gás GLP, sem dúvida, é o fato de ser uma energia mais limpa que as demais, ou seja, sua produção é livre de resíduos tóxicos e não agride o meio ambiente. 

E mais, apesar dos constantes aumentos do gás nos últimos anos, o GLP ainda é a opção mais barata e democrática, já que pode chegar a qualquer canto do país, ou seja, não requer a construção de gasodutos ou redes de distribuição, como acontece com o gás natural, não precisa se gastar com obras para sua instalação.

Se o gás não tem cheiro, de onde vem o cheiro de gás?

Pois é, o GLP, realmente, é inodoro, livre de qualquer cheiro. Mas, justamente, para nossa segurança, é misturado ao gás um composto à base de enxofre, chamado Mercaptan, uma substância química com odor muito característico responsável pelo clássico “cheiro de gás” que sentimos quando há algum vazamento. 

Ou seja, esse composto tem o objetivo de indicar que há um vazamento, sem ele, o olfato humano não consegue identificar vazamentos.

Qual a diferença entre o Gás GLP e o Gás Natural?

Na verdade, as diferenças são muitas. Por exemplo, o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), chamado gás de cozinha, resulta da separação das frações mais leves do petróleo durante o refino. 

Já o Gás natural (GN), chamado de gás de rua, é composto por hidrocarbonetos que permanecem em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, e precisa ser trazido por meio de tubulação enterrada na rua. 

E as diferenças não param por aí, na forma que eles são distribuídos também podemos verificar diferenças:

Enquanto o abastecimento do GLP é feito a granel, por meio de caminhões com equipamentos especiais para transferir para a central de gás instalada, a distribuição de gás natural, por sua vez, é feita por uma única concessionária, através de tubulações enterradas na rua. 

Vantagens do GLP

A primeira vantagem, sem dúvida, é o fato do GLP gerar energia limpa, que não produz resíduos pesados e não agride o meio ambiente. 

Ou seja, justamente  por apresentar combustão limpa e controlada, o GLP apresenta maior qualidade.

E quando o assunto é eficiência, o GLP também sai na frente do GN, até porque apresenta elevado poder calorífico e maior pressão, por isso, sua performance é superior a outros combustíveis, com excelente qualidade de queima e ainda com menor geração de poluentes, reduzindo drasticamente o impacto ambiental.

Na verdade, o poder calorífico do GLP chega a ser 27,6% superior em relação ao gás natural, garantindo, portanto, economia no consumo do produto e, sem dúvida, ajudando a reduzir a conta no final do mês.  

No mais, tanto o GLP como o Gás natural são considerados sistemas seguros, sendo fácil perceber quando há presença de vazamentos.

E é isso, agora já sabe o que é Gás GLP e suas vantagens e, independentemente, da preferência por um ou outro sistema de gás, o que vale é ter em mente que, como qualquer combustível, por mais seguro que possa ser, é preciso que todos sigam os cuidados necessários, evitando, assim riscos de acidentes.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais