O que é mais barato, chuveiro a gás ou elétrico?
Essas são as duas opções mais utilizadas no Brasil, mas sempre que alguém tem a opção de escolher, bate aquela dúvida sobre qual deles vale mais a pena.
Antigamente os chuveiros a gás eram mais comuns em apartamentos e os chuveiros elétricos em casas, mas hoje em dia você pode escolher a opção que mais te agrada, tanto em apartamentos, quanto em casas.
Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:
0800-000-0960
O que deve ser levado em consideração, além da conta de luz ou de gás, é também a praticidade de uso, facilidade de instalação, custo de aquisição e conforto térmico e vazão d’água em cada um dos casos.
Sim, esses dois últimos itens da lista proporcionam momentos de relaxamento e prazer no momento do banho, que é tão importante.
E é isso que vamos acompanhar abaixo neste artigo.
Chuveiro elétrico – Como funciona
No chuveiro elétrico a água é aquecida quando entra em contato com a resistência do chuveiro. O chuveiro elétrico funciona de forma elétrica e hidráulica, pois é a força da água que faz com que os conectores da resistência funcionem.
O formato das resistências é espiralado, para aumentar a superfície de contato e, consequentemente, esquentar maior volume d’água.
Os chuveiros elétricos têm uma capacidade limitada para o aquecimento da água, portanto grandes volumes d’água passarão mais rápido pela resistência, logo a água sairá mais fria.
Por isso, quando precisamos que a água fique mais quente em chuveiros elétricos, temos que abrir menos o registro do chuveiro, pois diminuirá a quantidade de água circulando pela resistência.
O mesmo fenômeno ocorre quando a temperatura da água está mais baixa, como por exemplo nos meses de inverno ou lugares muito frios.
Como dissemos acima, o chuveiro elétrico tem uma limitação de temperatura, logo a água estando mais fria não chegará a temperatura desejada, mesmo passando pelo chuveiro elétrico ligado.
Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico
Principais vantagens do chuveiro elétrico
- Custo de aquisição reduzido
- Desde que a instalação tenha sido realizada com a fiação apropriada, as únicas manutenções necessárias são: trocar a resistência quando queimar e limpar com uma escova os furinhos de passagem da água.
- Instalação mais barata e simples
- Ocupa menos espaço, já que não precisa de instalação do aquecedor
- Controle da temperatura na chave do chuveiro ou regulando a saída de água
Principais desvantagens do chuveiro elétrico
- Menor capacidade de esquentar a água
- Alto consumo da energia na sua casa, gastando mais sua luz, principalmente na hora em que a maioria das pessoas fazem o mesmo uso, o conhecido “horário de pico”
- Risco de choque se for mal instalado
- Ter que trocar resistência eventualmente
Vantagens e desvantagens do chuveiro a gás
Principais vantagens do chuveiro a gás
- Menor consumo de energia elétrica
- Maior poder de aquecimento da água
- Mais conforto no banho, pois a água pode ter mais volume que o aquecedor dá conta de esquentá-la
- Segurança: desde que a instalação seja feita por empresa ou profissional capacitado, o chuveiro a gás é bem seguro
- Maior diversidade de modelos, tamanhos e vazão d’água
- Água quente mesmo com falta de energia
Principais desvantagens do chuveiro a gás
- Maior custo de aquisição e instalação
- Espaço para a instalação do aquecedor
Conclusão – O que é melhor: chuveiro a gás ou elétrico?
A decisão de compra e instalação para qualquer um dos chuveiros deve ser uma decisão individual de cada família levando em consideração a quantidade de pessoas que farão uso dos chuveiros e temperatura ambiente na maior parte do ano.
Se você mora em cidades quentes e que faz calor a maior parte do ano, é mais vantajoso ter um chuveiro elétrico, pois seu uso será reduzido em decorrência de poucos dias com temperaturas frias.
Já ,se em sua cidade, tem bastantes dias frios, o ideal é que você opte por gastar um pouco mais e faça a instalação do aquecedor e do chuveiro a gás, pois o custo será diluído ao longo do tempo e, o que que você gastou de instalação será revertido com a economia na conta de luz.