O que é mais barato, chuveiro a gás ou elétrico?

0

O que é mais barato, chuveiro a gás ou elétrico?

Essas são as duas opções mais utilizadas no Brasil, mas sempre que alguém tem a opção de escolher, bate aquela dúvida sobre qual deles vale mais a pena.

Antigamente os chuveiros a gás eram mais comuns em apartamentos e os chuveiros elétricos em casas, mas hoje em dia você pode escolher a opção que mais te agrada, tanto em apartamentos, quanto em casas.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

O que deve ser levado em consideração, além da conta de luz ou de gás, é também a praticidade de uso, facilidade de instalação, custo de aquisição e conforto térmico e vazão d’água em cada um dos casos.

Sim, esses dois últimos itens da lista proporcionam momentos de relaxamento e prazer no momento do banho, que é tão importante.

E é isso que vamos acompanhar abaixo neste artigo.

Chuveiro elétrico – Como funciona

No chuveiro elétrico a água é aquecida quando entra em contato com a resistência do chuveiro. O chuveiro elétrico funciona de forma elétrica e hidráulica, pois é a força da água que faz com que os conectores da resistência funcionem.

O formato das resistências é espiralado, para aumentar a superfície de contato e, consequentemente, esquentar maior volume d’água.

Os chuveiros elétricos têm uma capacidade limitada para o aquecimento da água, portanto grandes volumes d’água passarão mais rápido pela resistência, logo a água sairá mais fria.

Por isso, quando precisamos que a água fique mais quente em chuveiros elétricos, temos que abrir menos o registro do chuveiro, pois diminuirá a quantidade de água circulando pela resistência.

O mesmo fenômeno ocorre quando a temperatura da água está mais baixa, como por exemplo nos meses de inverno ou lugares muito frios. 

Como dissemos acima, o chuveiro elétrico tem uma limitação de temperatura, logo a água estando mais fria não chegará a temperatura desejada, mesmo passando pelo chuveiro elétrico ligado.

Vantagens e desvantagens do chuveiro elétrico

Principais vantagens do chuveiro elétrico

  • Custo de aquisição reduzido
  • Desde que a instalação tenha sido realizada com a fiação apropriada, as únicas manutenções necessárias são: trocar a resistência quando queimar e limpar com uma escova os furinhos de passagem da água.
  • Instalação mais barata e simples
  • Ocupa menos espaço, já que não precisa de instalação do aquecedor
  • Controle da temperatura na chave do chuveiro ou regulando a saída de água

Principais desvantagens do chuveiro elétrico

  • Menor capacidade de esquentar a água
  • Alto consumo da energia na sua casa, gastando mais sua luz, principalmente na hora em que a maioria das pessoas fazem o mesmo uso, o conhecido “horário de pico”
  • Risco de choque se for mal instalado
  • Ter que trocar resistência eventualmente

Vantagens e desvantagens do chuveiro a gás

Principais vantagens do chuveiro a gás

  • Menor consumo de energia elétrica 
  • Maior poder de aquecimento da água
  • Mais conforto no banho, pois a água pode ter mais volume que o aquecedor dá conta de esquentá-la
  • Segurança: desde que a instalação seja feita por empresa ou profissional capacitado, o chuveiro a gás é bem seguro
  • Maior diversidade de modelos, tamanhos e vazão d’água
  • Água quente mesmo com falta de energia

Principais desvantagens do chuveiro a gás

  • Maior custo de aquisição e instalação
  • Espaço para a instalação do aquecedor

Conclusão – O que é melhor: chuveiro a gás ou elétrico?

A decisão de compra e instalação para qualquer um dos chuveiros deve ser uma decisão individual de cada família levando em consideração a quantidade de pessoas que farão uso dos chuveiros e temperatura ambiente na maior parte do ano.

Se você mora em cidades quentes e que faz calor a maior parte do ano, é mais vantajoso ter um chuveiro elétrico, pois seu uso será reduzido em decorrência de poucos dias com temperaturas frias.

Já ,se em sua cidade, tem bastantes dias frios, o ideal é que você opte por gastar um pouco mais e faça a instalação do aquecedor e do chuveiro a gás, pois o custo será diluído ao longo do tempo e, o que que você gastou de instalação será revertido com a economia na conta de luz.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais