Confira alguns riscos e o que pode ser feito em caso de vazamento de gás

0

Mesmo sendo o gás mais utilizado de ponta a ponta do país, o preferido dos lares brasileiros, o mais econômico, democrático, prático e flexível, o GLP exige cuidados.

Quem tem gás de botijão em casa, para evitar vazamentos e, até mesmo, risco de explosões, precisa ter um cuidado redobrado para evitar acidentes domésticos. Por isso, sempre é bom saber o que fazer quando o botijão de gás estiver vazando.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Felizmente, é fácil perceber sempre que há vazamento, e isso devido ao aditivo adicionado pelos fabricantes, o mercaptano, o qual provoca aquele odor bem peculiar.

Mas, claro, não basta confiar nessa sinalização, já que fatores externos podem acabar disfarçando o cheiro, por isso, não podemos nos basear apenas no nosso olfato para identificar e lidar com um vazamento do botijão de gás de cozinha.

Confira alguns riscos e o que pode ser feito em caso de vazamento de gás

O fato é que é preciso saber o que fazer no caso de algum incidente. Por isso, preparamos esse artigo, para saber os procedimentos corretos quando perceber que está havendo vazamentos. Confira!

Prevenir é sempre melhor que remediar 

Essa máxima vale para qualquer situação, e quando se trata de botijão de gás, também. Por isso, é sempre bom, ao receber um novo botijão, verificar a procedência, o lacre de segurança, e se o mesmo apresenta algum tipo de vazamento. E, no caso de perceber algum problema no produto, procurar entrar em contato imediatamente com a distribuidora e pedir a troca do utensílio o quanto antes.

Os maiores riscos de um vazamento

É preciso entender que o gás é mais pesado que o ar, por isso, ele desce e fica acumulado próximo ao chão sempre que ocorre um vazamento. Por outro lado, mesmo sendo mais pesado que o ar, ele continua ocupando todo o ambiente com o tempo. Por isso, muitos são os riscos quando há um vazamento, que podem ser:

  • asfixia: quando há vazamento de gás, isso pode causar asfixia, principalmente, se a pessoa no local estiver dormindo ou inconsciente, por alguma razão;
  • intoxicação: em caso de um vazamento grave, vai ficando difícil respirar e, se não houver asfixia, se a pessoa tiver inalado grande quantidade da substância, pode haver intoxicação, que pode causar sequelas e complicações sérias.
  • explosão: quando não se percebe a existência de um vazamento, ou mesmo, se tenta conviver com ele, com o tempo, o gás se acumula no ambiente e, em contato com algum aparelho elétrico ou interruptor, isso pode gerar uma faísca e ocasionar uma explosão, e também um incêndio;

Como podemos ver, o vazamento pode causar muitos problemas, e ignorar os riscos não impede que os problemas não ocorram. Além de uma explosão, podendo afetar várias vidas, não podemos ignorar os prejuízos materiais que ela causaria.

Por isso, é tão importante conhecer os riscos e, dessa forma, ficar mais atento aos cuidados de conservação, que são muito simples, garantindo que fique livre de incidentes e em total segurança.

Identifique o vazamento

Mas, certamente, nenhum acidente precisa acontecer, para isso, basta obedecer às normas e, no caso de vir a sentir algum odor, procurar se certificar, o quanto antes, se está havendo vazamento e o motivo.

Para se certificar, é só passar uma esponja embebida de água e detergente na base do registro e, se surgirem bolhas de sabão, então, é porque está, realmente,  havendo vazamento

Passo a passo do que fazer em caso de vazamento

Registro

Pronto, agora que sabe que está havendo um vazamento, então, a primeira atitude a ser tomada é fechar imediatamente o registro e, depois, sair do ambiente e afastar todas as pessoas do local.

No caso de seu botijão ficar dentro de casa,  feche imediatamente o registro, retirá-lo da cozinha e levá-lo para um ambiente aberto e arejado. Mas, atenção, o botijão não pode ser deitado em hipótese alguma, ele precisa ser levado na vertical, evitando, assim, qualquer tipo de acidente doméstico.

Caixa de eletricidade

No caso da sua caixa de eletricidade ficar do lado de fora da casa, então, você deve desligar todas as suas chaves mas, por outro lado, se ela estiver dentro de casa e próxima ao vazamento, então, não toque em nada. Não mexa em interruptores, aparelhos domésticos, celulares ou qualquer outro eletrodoméstico que possa produzir faíscas.

Abra portas e janelas

Para evitar riscos mais graves, caso perceba o cheiro do gás, procure deixar portas e janelas abertas, dessa forma garantirá que o ar circule  livremente.

E é isso, seguindo essas dicas, com certeza, garantirá mais segurança para você, sua família e vizinhos. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais