Registro de gás de cozinha

0

Registro de gás de cozinha

O registro de gás de cozinha é um dos itens mais importantes para a economia do combustível, mas sobretudo para a sua segurança e de sua família.

Sendo assim, não descuide desse item. Leia nosso texto abaixo e veja as principais informações que você precisa saber sobre registro de gás de cozinha

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Registro ou válvula para gás de cozinha

Para começar vamos explicar a diferença entre válvula de gás de cozinha e registro para gás encanado.

A válvula de gás de cozinha é aquela que é acoplada diretamente ao botijão de gás. Prende-se a ela, com uma braçadeira de metal, a mangueira de gás, que deve ser específica para esse fim e certificada pelo INMETRO, e, a outra ponta da borracha deve ser acoplada à entrada de gás do seu fogão.

Caso em sua casa, o botijão fique bem distante e possua um sistema de encanamento de gás, a instalação da válvula é feita no botijão, instala-se a mangueira ao encanamento que leva até a cozinha e na saída desse encanamento é instalado o registro do gás, mais uma mangueira que ligará o cano à entrada de gás do fogão.

Nas casas e apartamentos com gás encanado de rua, aquele fornecido pela empresa de gás da sua região, não é utilizada a válvula, somente o registro que sai do cano na parede e leva o gás, através da mangueira, até a entrada de gás do fogão.

Ficou complicado? Vamos aos três exemplos de instalações de fogão à gás.

Casa sem encanamento – Botijão de gás próximo ao fogão

Você deve instalar a válvula diretamente no seu botijão de gás, prender a mangueira de gás com a braçadeira de metal à saída de gás de válvula e a outra ponta da mangueira prender, também com a braçadeira de metal à entrada de gás do seu fogão.

Casa com gás de botijão e encanamento – Botijão longe do fogão.

Você acopla a válvula ao botijão de gás, prende a mangueira com a braçadeira e liga a outra ponta, também com a braçadeira de metal ao cano que leva o gás até à sua cozinha. Na saída desse cano, na cozinha, deve-se ter instalado um registro de gás, e nesse registro, você instala a mangueira com duas braçadeiras, uma na saída de gás no registro e a outra ponta na entrada gás do fogão.

Casa ou apartamento com gás de rua encanado

Nesse caso, não existe a instalação de válvula, somente do registro na saída do gás encanado e o mesmo processo do exemplo anterior. Uma mangueira, com uma das pontas instalada com braçadeira no registro e a outra na entrada do seu fogão à gás.

Ficou claro agora? Veja os exemplos nas fotos abaixo.

Registro de gás de cozinha
Registro de gás, que deve ser instalado na saída de gás da parede e acoplar a mangueira de gás com braçadeiras.

Registro de gás de cozinha com manômetro.

Essa é uma busca que as pessoas fazem de forma equivocada na internet ou confundem o nome, pois o que existe é válvula de gás com manômetro, que tem a função de indicar o nível que o gás se encontra.

Dessa forma, fica muito mais fácil controlar o seu consumo e saber quando o gás está perto do fim para providenciar a troca. Ainda assim, é altamente recomendável ter um gás reserva, pois o seu botijão pode acabar nas horas mais impróprias e você pode não encontrar um lugar aberto para comprar um novo

Então quando for buscar na internet ou comprar em uma loja física, você deve pedir um regulador ou válvula de gás com manômetro.

Lembre-se, registro é aquela pecinha de metal, com um regulador amarelo, que acopla a saída de gás na parede e gira para manter o gás aberto ou fechado.

Registro de gás de cozinha
Válvula de gás com manômetro, que serve para indicar a quantidade de gás no botijão.

Registro de botijão de gás, onde comprar.

Tanto o registro quanto a válvula/regulador de gás, você pode comprar em diversas lojas online, lojas de material de construção, home centers ou em lojas de ferragens. Algumas magazines também vendem esses produtos.

Registro de gás, como instalar

A instalação do registro de gás é bem simples, basta acoplar a rosca do registro à rosca da saída do gás em sua parede, se utilizando de veda rosca, para que a instalação fique mais segura,

Após a instalação do registro em sua parede, certifique-se que a chave reguladora encontra-se fechada e faça a instalação da mangueira na saída do registro e a outra ponta na entrada do seu fogão à gás. Nas duas extremidades instale as braçadeiras de metal, para garantir a segurança contra vazamentos de gás.

Essa instalação do registro na saída do gás da parede é a mesma, seja seu gás encanado, de rua ou seja de gás encanado com botijão de gás longe do fogão.

Instalação da válvula de gás.

A instalação da válvula de gás é mais simples ainda, é só rosquear sua ponta diretamente ao botijão de gás. Muitas das vezes, o próprio entregador de gás, se oferece para fazer esse serviço para você.

Certifique-se de não haver vazamento, passando um pouco de espuma de sabão bem grossa e observando se não cria bolhas, o que indica o vazamento.

Conseguiu entender as diferenças entre válvula/regulador e registro de gás de cozinha?

Esperamos que, com nossas dicas, você possa comprar exatamente o que precisa e fazer a instalação da forma mais segura, para você e sua família.

Leia também: Preço do gás em 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais