Tem como converter fogão de botijão para gás encanado?

0

Muita gente não faz a menor ideia, mas todos os fogões saem de fábrica já prontos para serem usados com GLP, mas a boa notícia é que é possível, sim, fazer a conversão do GLP para gás encanado.

Sem dúvida, é uma mudança que vai trazer muitos benefícios, como, por exemplo, a praticidade, de não precisar mais se preocupar com o botijão chegando ao fim.

Diferença entre gás Natural e GLP

Embora ainda gera muita confusão, o gás GLP e gás natural são completamente diferentes.

Enquanto o GLP, sigla para Gás Liquefeito de Petróleo, popularmente chamado de gás de botijão, é formado pela mistura dos gases propano e butano, já o gás natural pode resultar na deterioração da matéria orgânica, fósseis de animais e plantas pré-históricas, sendo retirado da terra através de perfurações.

O GLP é o mais democrático e o mais popular no Brasil, sendo mais fácil de ser  armazenado e transportado.

Também podemos dizer que o gás GLP é mais pesado que o ar, possui uma chama menos estável que a do gás natural.  

Embora a instalação e o armazenamento do GLP sejam mais simples, por outro lado, seu uso não é recomendado, é até mesmo proibido, em condomínios, já que podem causar vazamentos, o que seria extremamente perigoso.

O gás natural (GN) possui dissipação maior, por isso, seu uso é mais indicado em condomínios.

Enquanto o GLP precisa estar sendo constantemente substituído, o gás natural possui distribuição permanente, sem necessidade de repor o produto, com a cobrança sendo feita por meio de uma conta de gás, similar à conta de água ou luz. 

Por outro lado, o gás GLP não exige obras, pode ser levado a qualquer lugar, enquanto o gás natural precisa contar com tubulações, o que torna essa opção bem mais cara.

De qualquer forma, é possível fazer a conversão do gás de botijão para o natural, claro, desde que o imóvel possua já a infraestrutura necessária para receber esse tipo de gás.

Mas é preciso realizar a conversão?

É preciso considerar que cada tipo de gás possui uma pressão diferente, por isso, se o fogão não for devidamente adaptado, ele pode ter a performance comprometida, com baixo rendimento do forno e dos queimadores, além de, claro, expor a sua casa, e a dos vizinhos, a riscos.

Tem como converter fogão de botijão para gás encanado?

Conversão ou Instalação?

Primeiramente, vale saber que conversão não é a mesma coisa que instalação. 

Por isso, se usa o gás GLP e está se mudando, e sua nova casa já conta com a estrutura para usar o gás natural, primeiramente, você deve fazer a conversão de GLP para GN em seu fogão, e só depois, realizar a instalação.

E atenção, por questões de segurança, é muito importante que ambos os procedimentos sejam realizados apenas por profissionais autorizados, jamais tente fazê-los por conta própria.

E, quanto às marcas, geralmente, todas, seja Consul, Brastemp, Electrolux… enfim, já vêm de fábrica preparadas para receber o GLP, por isso, é preciso realizar a conversão para que possam receber o gás natural.

Observações a levar em conta: 

  • No caso de seu fogão está na garantia, chame um técnico da marca para que seja realizada a conversão respeitando as propriedades do produto;
  • Pode ser realizada uma adequação do ponto de gás, no caso de não querer uma mudança agressiva no ambiente.
  • Vale saber que alguns fogões saem do mercado com a possibilidade das duas entradas, porém, é importante escolher apenas uma, para manter a vida útil do equipamento. 
  • Por fim, mas nem por isso menos importante, vale ter em mente que a conversão de fogão que utiliza botijão para gás encanado só deve ser realizada por especialistas em instalação de gás encanado.

Realizando a conversão do fogão a gás para o gás encanado

Como foi dito, é preciso deixar que a conversão do fogão com gás GLP para gás encanado seja feita apenas por profissionais, para garantir total segurança. Por isso, é preciso contratar uma empresa que seja especializada em conversão de fogão para gás encanado, com a devida certificação, geralmente, exigida para fazer o procedimento.

E atenção, vale verificar se o profissional e a empresa que vai realizar a conversão  estão cadastrados no CREA e treinados.

E é isso, como pode ver, é possível, SIM, converter fogão de botijão para gás encanado, e isso não é nenhum bicho de sete cabeças, basta contratar uma empresa experiente e, pronto, já poderá usufruir de seu fogão à gás natural, em total segurança.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais