Quais são os tipos de gás de cozinha?
Acompanhe este artigo que vamos te explicar detalhadamente.
O que vai ler neste artigo
Como se cozinhava antes de existir o gás de cozinha?
A evolução a partir da descoberta do fogo, passou mais ou menos por essas etapas abaixo:
- Descoberta do fogo e elaboração de pequenas fogueiras feitas de pedra
- Construção dos primeiros “fogões” e fornos feitos de barro, ainda bem próximos ao chão.
- Depois de algum tempo, esses locais que queimavam a lenha ou o carvão ganharam um pouco mais de altura e chegaram a altura do joelho
- A comida era cozida ou assada em caldeirões ou em espetos sobre a chama
- Esses fogões a lenha evoluíram, subiram até a altura cintura e passaram a ser construídos em tijolos/pedras e argamassa
- Posteriormente o homem começou a fabricar os fogões de metal, ainda alimentados à lenha
Ainda existem muitos fogões e fornos feitos de barro, assim como esses fogões de metal, alimentados à lenha.
Muita coisa aconteceu, até que surgissem os primeiros fogões a gás de cozinha como conhecemos hoje, o que ocorreu em 1912 na Pensilvânia, com a primeira casa a receber um fogão alimentado por gás.
Quais são os tipos de gás de cozinha no Brasil?
No Brasil, ainda se utiliza fogão a lenha. Por opção, para fazer pratos que levam mais tempo cozinhando e para que fiquem com sabor diferenciado e também por necessidade ou por famílias que não podem pagar pelo gás de cozinha ou que moram muito distantes de revendas de gás.
No entanto, a maior parte do país tem uma rede de distribuição de gás de cozinha extremamente eficiente e ele chega até as residências dos brasileiros, basicamente de três formas:
- Gás de botijões
- Gás encanado de rua
- Gás encanado armazenados em cilindros dentro dos condomínios
E esses gases se dividem em GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e GN (Gás Natural) e é sobre esses dois tipos de gás de cozinha que vamos falar agora.
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP)
Dentre os tipos de gás de cozinha, o mais comum, o mais famoso, o mais encontrado na maioria dos lares brasileiros. O campeão GLP é mais fácil de armazenar, transportar e ser comercializado e também o mais econômico.
Como o GLP é o mais comum no Brasil, todos os fogões e cooktops já saem de fábrica preparados para serem alimentados pelo GLP.
Sua produção e queima não produz resíduos tóxicos, sendo a escolha mais consciente para o meio ambiente.
Gás Natural (GN)
O gás natural é o famoso gás encanado, que é fornecido pelas empresas distribuidoras de gás, mas podem ser de dois tipos. Da concessionária da região, que opera o sistema de tubulação de gás da cidade ou de empresas de gás, que negociam diretamente com cada condomínio a instalação de tanques e cilindros de gás de acordo com a necessidade de cada condomínio.
A instalação do gás natural é um pouco mais trabalhosa que a do GLP, no entanto, depois de instalado o seu uso é bem parecido com o GLP.
Uma das vantagens do gás natural é a praticidade, não sendo preciso comprar e fazer troca de botijões. O gás só acaba se houver alguma manutenção de gás na sua região.
Quer saber qual a indicação de uso de cada um, qual é o mais econômico e qual é o melhor? Leia este artigo.
Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás: