Fogão elétrico ou a gás. Qual o mais econômico? 3 dicas!

0

Entenda a diferença sobre Fogão elétrico ou a gás, seu consumo e qual é o melhor!

Com os constantes aumentos nos preços do gás e da energia elétrica, o consumidor é que acaba sofrendo, tanto no bolso, quanto na hora de ter que escolher entre um fogão elétrico ou a gás… qual será que vale mais a pena? 

Sem dúvida, um dos maiores desafios de quem está reformando a cozinha é na hora de bater o martelo e ter que escolher entre um fogão à gás ou elétrico.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Qual será o mais vantajoso? Qual o fogão ideal para o dia a dia? Você também tem essa dúvida? Então, continue lendo.

O que considerar na hora de escolher entre fogão elétrico ou a gás

E na hora de enumerar os prós e contras entre ter um fogão elétrico e um a gás, é fundamental considerar que a cocção dos alimentos será diferente em cada um deles.

E não só em relação ao tempo, mas também aos cuidados para não passarem do ponto. Ou seja, as vantagens podem várias de pessoa para pessoa dentro de suas prioridades. 

Qual custa mais!

Nem sempre o custo diz respeito apenas ao gasto com luz ou gás, mas também, com utensílios.

Nesse sentido, por exemplo, as panelas, elas são diferentes das utilizadas nos fogões (ou coocktops)  a gás e elétricos, tanto o de resistência como o de indução. 

Sem dúvida ter que trocar todo o jogo de panelas por adotar determinado fogão, ou elétrico ou a gás, é um fator que não pode ser subestimado. A não ser, se já estava pensando mesmo em comprar novas panelas.

 E, claro, além do fato do fogão elétrico exigir um outro tipo de panela, o custo da energia elétrica no Brasil é muito mais alto que o do gás. Ou seja, se você tem um fogão a gás é quer mudar para um elétrico, deve considerar que não poderá utilizar as mesmas panelas.

E se além de ser um fogão elétrico, for ainda por indução, aí é preciso preparar o bolso, já que as panelas precisam ser imantadas no fundo, o que as deixam mais caras.

Só para dar um exemplo, enquanto um jogo comum de panelas de inox custa, em média, R$ 270,00 um conjunto imantado você não encontra por menos que o dobro desse preço.

Fogão elétrico ou a gás

Consumo de cada tipo de fogão

É preciso considerar também o tempo de cozimento, pois se por um lado o fogão elétrico acaba doendo mais no bolso, por outro, ele exige menos tempo… 

Ou seja, a cocção dos alimentos varia em cada tipo de fogão, sendo mais rápido nos elétricos e por indução do que nos fogões a gás. Por isso a diferença do fogão elétrico ou a gás

A explicação da cocção ser mais rápida nos elétricos e por indução é por causa da   resistência e das bocas movidas a indução eletromagnética, que acabam esquentando o fundo das panelas por igual, mais uniformemente.

No caso das panelas dos fogões por indução, por exemplo, elas tem um imã no fundo que ‘gruda’ na superfície, aumentando a transferência de calor.

Já, no caso de um fogão a gás, a chama aquece das laterais do fundo da panela para o centro, com o cozimento não acontecendo de modo uniforme.

Sendo assim, é preciso considerar que, em um fogão elétrico ou por indução, o tempo de cocção dos alimentos será 1/3 menor do que nos movidos a gás. Sem falar da possibilidade de poder controlar de uma forma mais precisa a temperatura do preparo, sem as variações comuns dos fogões a gás.

Fogão 4 bocas ou Fogão 5 bocas

A verdade é que não existe um fogão melhor ou pior, é preciso saber o que considera mais importante, o custo, o tempo de preparo, a praticidade, enfim… fatores que devem ser bem analisados.

Nesse sentido, a escolha do fogão ideal passa pela forma de como será utilizado – e quanto o consumidor está disposto a pagar por ele.

O fogão a gás pode ser de 4 bocas ou 5 bocas, como indica o próprio nome, demanda ter um botijão de gás ou gás encanado, sendo preciso trocar o botijão e a mangueira de gás quando necessário ou realizar mensalmente o pagamento da conta de gás (no caso de gás encanado). E tem a vantagem de poder usar qualquer tipo de panela…

Já, se a sua opção for um fogão elétrico que na maioria é fogão 4 bocas, é preciso entender que ele usará a corrente elétrica para aquecer as bocas através de uma resistência. Bastando ligá-lo a tomada para ativar as bocas. Por outro lado, ele requer panelas com fundo plano e reforçado, como as de aço, por exemplo.

E se a sua escolha for o fogão por indução, apesar de utilizar energia elétrica, ele esquenta as bocas por meio de indução eletromagnética. Sendo assim faz com que a produção de calor aconteça por meio de um campo eletromagnético que trabalha no interior da superfície do aparelho. 

O problema é que, para que funcione, a panela precisa ser feita de materiais com ferro magnético ou aço inoxidável, que vão funcionar como imãs. 

A vantagem é não ter riscos de queimadura, já que todo o calor gerado se concentra apenas na panela e no alimento. 

Embora gaste mais energia que o fogão elétrico, as diferenças no consumo não são tão significativas. Tanto para o fogão 4 bocas ou 5 bocas sendo fogão elétrico ou a gás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais