Qual a diferença do gás natural para o GLP?

0

Qual a diferença do gás natural para o GLP?

Tanto o gás natural quanto o gás GLP possuem o mesmo objetivo, que é de trazer gás para os consumidores.

Contudo, sempre existe a dúvida sobre as indicações de cada um, além de saber se seus compostos são iguais.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Então é importante esclarecer essas dúvidas. A principal diferença entre eles é que o gás natural é encanado e chega apenas em alguns lugares onde existe o acesso à tubulação.

Já o GLP, mais conhecido como gás de cozinha, chega em todas as partes do Brasil, já que é entregue através do botijão de gás.

Portanto, confira a seguir, quais as outras diferenças que existem entre o GLP e o gás natural e qual o mais indicado para uso comercial e residencial.

Características do GLP

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), mais conhecido como gás de cozinha, é utilizado na preparação de alimentos em residências.

Contudo, alguns comércios também recorrem ao GLP, pois o gás encanado ainda não chega a todos 100% dos locais que precisam.

Outra característica do GLP é que o mesmo é um insumo limpo, não causa corrosão, sendo considerado pouco poluente. Sua combustão é fácil, por isso, é um produto altamente inflamável.

Além disso, o GLP não possui cheiro, entretanto, é misturado em sua composição o composto mercaptana, justamente para que seja possível detectar vazamentos.

Embora o GLP não seja tóxico, sua inalação causa asfixia, ou seja, a falta de oxigênio. E essa é uma condição séria que pode causar a morte, por isso é importante tomar cuidados com o gás.

Ele vem do petróleo, sendo produzido em refinarias que fazem todo procedimento para ser entregue com qualidade aos consumidores. Depois de sair das refinarias, as distribuidoras de gás repassam o insumo para as revendedoras. Por fim, estas vendem para os consumidores e, desse modo, ele chega a todas as cozinhas do Brasil.

Características do gás natural

O gás natural é um combustível inflamável que pode ser encontrado em rochas porosas que possuem fósseis de animais antigos.

O principal componente do insumo é o metano, ou seja, uma molécula formada pelo átomo de carbono ligado a outros quatro átomos de hidrogênio. Assim como o GLP, o gás natural não possui cheiro e o Brasil possui grandes reservas deste em território nacional.

Ainda que vazamento em locais abertos não causem risco de explosão, em ambientes fechados devem ser adotados cuidados. Nesse sentido, em caso de vazamento, é importante arejar o local e não acender a luz.

Assim como o GLP, o gás natural também pode causar asfixia, portanto, se um vazamento for detectado é necessário fechar o registro e sair do local.

Qual a indicação do GLP e gás natural para uso doméstico e industrial?

Qual a diferença do gás natural para o GLP

Tanto o GLP quanto o gás natural podem ser usados em residências, comércios e indústrias. Porém, somente o gás de botijão, até o momento, chega em todo o Brasil.

Isso porque o gás natural ainda depende da instalação de tubulações em algumas regiões do Brasil. Em contrapartida, o GLP usa o botijão de gás, sendo assim, pode ser entregue, inclusive, em locais de difícil acesso.

Em relação às indústrias e aos comércios que utilizam uma quantidade muito maior de gás do que o existente em um botijão de gás residencial, existem outras opções.

Nos comércios e indústrias é mais comum o uso dos botijões de gás de 90 kg e 45 kg, facilitando assim a organização das refeições.

Qual é melhor? O GLP ou o GN?

Ambos possuem vantagens em seu uso e têm a mesma função, que é a preparação de alimentos. Mas o GN possui algumas desvantagens, confira:

  • O gás natural vem através de tubulações previamente instaladas nas ruas, mas, caso haja manutenção dos dutos, o gás é cortado;
  • Não é possível armazenar o gás natural, como acontece com o GLP. Normalmente as famílias contam com dois botijões em casa;
  • Para ter o gás natural em casa, além de precisar da instalação dos tubos, todos os aparelhos que usam GLP precisam passar por uma conversão para aceitar o novo insumo.

Porém, apesar de algumas desvantagens no uso do gás natural, ambos apresentam as mesmas vantagens, confira:

  • Em ambos os casos, é fácil detectar vazamento de gás, já que tanto o GLP, quanto o GL, possuem o componente mercaptano, que apresenta um odor característico;
  • Ambos são seguros já que a Petrobras é a maior fornecedora do insumo, sendo uma empresa séria e comprometida;
  • No uso do GLP, você pode comprar os botijões e sabe o quanto vai gastar de gás de acordo com suas necessidades;
  • O gás natural possui medidor de uso, então também é possível saber qual o consumo do mês e o valor da conta.

Por fim, é importante lembrar que cada residência ou estabelecimento comercial ou industrial deve avaliar bem as suas opções. Sempre a fim de ter os melhores custos atrelados a uma logística efetiva para ter o fornecimento de gás garantido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais