Como devem ser armazenados os botijões de gás

0

Como devem ser armazenados os botijões de gás

O armazenamento dos botijões de gás é algo que necessita de alguns cuidados para a segurança de todos que utilizam do insumo. 

Seja em um ambiente residencial, comercial ou industrial, o gás deve ser motivo de atenção.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Portanto, desde sua comercialização nas distribuidoras de gás, até seu envio aos consumidores, diversos procedimentos são realizados.

Veja a seguir, como devem ser armazenados os botijões de gás e como eles chegam de forma tão segura aos consumidores.

Os cuidados que as distribuidoras e revendedoras têm com o botijão de gás

Como devem ser armazenados os botijões de gás

Antes de chegar aos consumidores, os botijões de gás passam por todas as normas de segurança nas distribuidoras e revendedoras.

Por isso, para manter a segurança conforme as normas da ABNT NBR 15514, é tão importante comprar o produto apenas de revendedoras autorizadas.

Afinal, as revendedoras têm todo um cuidado no armazenamento e transporte do insumo para que ele chegue a você com toda a segurança devida.

Isso vai desde o modo como o insumo é transportado até a garantia da pesagem e da quantidade de quilos que tem em cada botijão de gás.

Portanto, compre o botijão de gás de revendedoras autorizadas que estão aptas a distribuir o insumo.

Para ter mais informações, veja a seguir como armazenar o botijão de gás em casa e de forma segura. Além de entender quais são as regras de segurança que devemos ter com o produto.

Como armazenar o botijão de gás em casa?

Muitas pessoas preferem ter ao menos dois botijões de gás em casa, pois assim, quando um acaba já tem outro disponível.

Embora isso possa ser feito, alguns cuidados devem ser observados com a questão, como, por exemplo, manter os botijões em local seguro e ventilado.

Além disso, o ideal é que o botijão fique fora de casa em local aberto, porém mantendo o abrigo da chuva e do sol.

Algumas regras quanto ao armazenamento são essenciais que sejam seguidas, confira:

  • O botijão de gás não deve ser armazenado em um local sem ventilação ou fechado;
  • O mesmo pode ser armazenado em abrigos, desde que com aberturas e arejados;
  • Nunca armazene o botijão de gás embaixo de ralos, pois em caso de vazamento, há risco de explosão;
  • Armazene o botijão de gás longe de tomadas, a regra é que estejam há pelo menos 1,5 metro de distância;
  • Nunca armazene o botijão de gás próximo ao fogão;
  • Quando armazenados, não limpe as proximidades do botijão de gás com produtos inflamáveis.

Com esses cuidados, se torna seguro armazenar o insumo como com um botijão de gás reserva. Ainda que hoje em dia não seja mais necessário como no passado, pois existem diversos revendedores autorizados nas cidades. Sendo assim, a entrega é realizada com muita rapidez.

Além disso, os aplicativos de gás indicam os locais mais próximos para a compra do insumo e horários de funcionamento, portanto, dê preferência a ter no máximo um botijão armazenado.

Mas é claro que em cada cidade a realidade será diferente, portanto é importante avaliar a necessidade de armazenar dois botijões de gás em casa, sempre mantendo a segurança em primeiro lugar.

Quando não é possível colocar o botijão de gás fora de casa?

Caso queira armazenar botijão de gás, você precisa ter espaço para o manter fora de casa, caso contrário, tenha apenas um botijão.

Um exemplo é em apartamentos que existe uma lei de que não pode ser colocado o botijão no ambiente.

Assim, o uso deve ser realizado por gás encanado, e se não for possível a instalação do gás natural, o condomínio deve dispor os cilindros em local adequado conforme a legislação.

Dessa forma, em apartamento, nunca armazene ou coloque o botijão na cozinha, reveja as normas utilizadas no local que devem ser conforme a lei.

Já em casa, ainda é permitido que se tenha botijões armazenados, contudo, é importante seguir as regras de segurança mencionadas acima para que acidentes sejam evitados.

O que fazer se não há como armazenar o botijão de gás do lado de fora?

Agora, quando não é possível colocar o insumo fora de casa, procure colocar o botijão próximo à janela para ele ficar sempre arejado.

E a qualquer sinal de vazamento, feche o registro de gás e areje o ambiente, retire as pessoas e animais domésticos do local e não acenda as luzes, risque fósforos ou isqueiros.

Após passar o cheiro de gás e com o registro fechado, procure descobrir de onde vem o vazamento, se é da válvula ou da mangueira realizando o teste do gás com sabão.

Resolvido o problema, o gás já é seguro para o uso, contudo, caso o vazamento não seja da válvula ou da mangueira, é necessário chamar o corpo de bombeiros para liberação do local.

Para manter o botijão de gás na cozinha, os mesmos procedimentos de armazenamento devem ser seguidos, dessa forma será possível garantir a segurança de todos.

Conclusão Como Devem Ser Armazenados Os Botijões de Gás

Todos os cuidados de segurança devem ser seguidos, como sempre verificar o estado de conservação e a validade de registros, válvulas e mangueiras.

O gás de cozinha deve sempre ficar em local aberto ou com alguma ventilação.

Recomendamos sempre que, quando possível, você tenha um gás reserva, isso evita imprevistos quando o gás em uso acaba.

Entretanto só tenha um botijão de gás reserva, quando ambos possam ser armazenados de forma segura e com ventilação.

Seguindo todos esses cuidados de como devem ser armazenados os botijões de gás, você garantirá a segurança da sua casa e de sua família.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais