Onde colocar o botijão de gás do Cooktop?

0

Onde colocar o botijão de gás do Cooktop?

Cada vez mais o uso do Cooktop a gás tem sido considerado pelas famílias brasileiras. Isso pois além de ter design moderno, ele ainda traz praticidade e permite um melhor planejamento da cozinha.

Contudo, uma dúvida muito presente está em onde colocar o botijão de gás do Cooktop, já que ele se diferencia de um fogão comum.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

O botijão de gás é um item essencial para o preparo de alimentos e, tanto no uso através do fogão ou do Cooktop, alguns cuidados devem ser tomados.

Veja a seguir, quais os benefícios de usar o Cooktop ou o fogão normal e onde colocar o botijão de gás do Cooktop.

Dicas para colocar o botijão mesmo com uso de Cooktop

O Cooktop a gás não é tão diferente do fogão tradicional se for considerado o objetivo de seu uso. Contudo, pode ter o espaço da cozinha muito melhor aproveitado.

O Cooktop pode funcionar a gás, por eletricidade ou por indução. Ainda assim, a dúvida é sobre onde colocar o botijão de gás do cooktop no caso da primeira escolha, funcionamento a gás.

E assim como quem usa o fogão tradicional, o botijão de gás deve ser preferencialmente colocado fora de casa em local arejado. Por isso muitas pessoas mandam fabricar um abrigo para o botijão de gás. Mas este deve ser aberto para que o mesmo possa ventilar o botijão.

Além disso, mesmo que o botijão fique longe da cozinha o ideal é que um profissional instale dutos para que o gás chegue ao local desejado.

Somente assim o item pode trazer mais segurança em caso de vazamento, tanto no uso do fogão tradicional quanto no uso do Cooktop.

Fogão ou Cooktop? Veja os benefícios

Onde colocar o botijão de gás do Cooktop

Se você está pensando em comprar um Cooktop a gás, confira antes os benefícios e os compare com o fogão para escolher o que mais se adapta ao seu estilo.

Vantagens do Cooktop

Dentre as principais vantagens do Cooktop está o fato de poder aproveitar melhor os espaços da cozinha, principalmente quando esta é pequena.

O Cooktop traz um ar de modernidade à cozinha e possui diversos tamanhos, além disso, ele pode ser colocado em cima de uma bancada.

Outra vantagem é que ele é fácil de limpar, pois, diferente do fogão, não possui as estruturas laterais.

Desvantagens do Cooktop

A principal desvantagem do Cooktop é que ele não possui forno, por isso, muitos que possuem o produto acabam recorrendo aos fornos separados.

Inclusive, a maioria das pessoas manda planejar o Cooktop na mesma bancada que o forno, que pode ser elétrico ou a gás.

Outra desvantagem é o valor que se comparado com o fogão, é bem superior, além da instalação do Cooktop que também é mais difícil.

Vantagens do fogão tradicional

Hoje existem variados tipos de fogão, muitos inclusive possuem o tampo de vidro trazendo mais facilidade na hora de limpar.

Além disso, o fogão tradicional pode ser colocado no lugar que você desejar, desde que seguidas as normas de segurança em relação ao botijão de gás, e com a instalação feita com mangueira, registro e válvula certificados pelo INMETRO.

Por fim, você também pode escolher o tamanho de acordo com sua necessidade, pois ele possui forno e a maioria é autolimpante.

Desvantagens do fogão tradicional

A principal desvantagem do fogão tradicional é seu tamanho, que dependendo da cozinha, acaba ocupando muito espaço.

Por ser grande, ele também é mais difícil de limpar e, mesmo que autolimpante, os respingos de fritura devem ser limpos imediatamente após o uso.

Apesar de tanto o fogão tradicional quanto o Cooktop terem vantagens e desvantagens, ambos cumprem seu objetivo, que é a preparação dos alimentos nos lares.

O aumento de vendas dos Cooktop

Quando o Cooktop foi lançado muitos acreditaram que ele poderia ser o substituto dos fogões.

Porém, apesar do aumento de vendas, os fogões ainda continuam no mercado e cada vez mais modelos são lançados. Isso porque a escolha de qual é o melhor modelo vai depender da rotina e necessidade de cada consumidor.

E, apesar de existirem três tipos de Cooktop, muitos ainda preferem os que usam o botijão a gás, pois nesse caso, pode-se usar as panelas tradicionais.

Ao contrário do Cooktop elétrico e por indução, que precisam de panelas específicas para o preparo dos alimentos.

Além disso, no caso do Cooktop a gás, caso falte energia, você ainda pode continuar usando. Por outro lado, os elétricos necessitam da energia todo o tempo para funcionar.

Espero que tenha ficado mais claro para você as vantagens e desvantagens de cada produto e onde colocar o botijão de gás do cooktop.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais