Você quer saber como instalar gás de cozinha ? Leia esse artigo e aprenda.
Mesmo com os constantes aumentos e reajustes no preço, o fato é que o gás de cozinha ainda acaba saindo mais barato para o consumidor do que o gás encanado, sendo portanto, a melhor solução para quem mora em casa.
Porém, muitas pessoas, seja por acharem desgastante ter que ficar solicitando a troca do botijão, ou ainda, por não saber como instalar gás de cozinha, acabam abrindo mão desse que é considerado o mais limpo dos combustíveis, além do mais econômico.
Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:
0800-000-0960
Quanto à solicitação, sempre que o gás acabar, vale saber que já existem aplicativos, como Preço do Gás, por exemplo, que realizam a troca no horário devidamente agendado, sem problemas, com poucos cliques, seu gás estará na porta de sua casa.
Quanto à instalação, vale saber que é sempre possível chamar um profissional para realizar essa tarefa, só que ela é tão simples que, com certeza, verá que você mesmo pode fazer isso, sem problemas.
Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui o passo a passo de como instalar gás de cozinha, de uma forma simples e segura!
Cuidados de como instalar gás de cozinha
Acredite, você não está sozinho nessa, muita gente não sabe como instalar gás de cozinha e tem receio, até porque sabemos que sozinho um trabalho mal feito pode fazer com que a mangueira solte, o registro fique mal encaixado e, assim, gerar o temido vazamento, e até risco de explosões.
A boa notícia é que é muito simples saber como instalar gás de cozinha, basta seguir o passo a passo que, com certeza, não correrá risco de vazamentos.
Antes de partirmos para o passo a passo, propriamente dito, vamos dar uma olhadinha nesses cuidados básicos que deve ter antes de arregaçar as mangas.
Escolha correta do local
É fundamental que o local escolhido para instalar o seu botijão de gás seja uma área externa limpa e arejada, de preferência fora de casa, mas livres das intempéries e raios solares, como lavanderia, área de serviço ou quintal. Jamais tente “esconder” seu botijão de gás, colocando-o em gabinetes ou armários, impossibilitando a ventilação.
Posição do vasilhame
A posição é outro fator que deve ser considerado, é importante que o cilindro permaneça sempre na vertical e elevado, com uma distância de, no mínimo, 1,50m de instalações elétricas, mesmo que acidentes sejam raros, é sempre bom se prevenir quanto a eles.
Acessórios adequados
Por fim, procure ficar sempre de olho no prazo de validade do botijão de gás e seus acessórios, além de checar se contém o selo de identificação do Inmetro. Esse selo deve conter a marca NBR. E não deixe de verificar a mangueira e sua data de validade.
Passo a passo de como instalar gás de cozinha
Para você saber como instalar gás de cozinha, para garantir uma troca segura, certifique-se de que todos os botões dos queimadores estão desligados, assim como, se o local está bem ventilado e livre de qualquer tipo de fogo (vela, fósforos, isqueiros ou cigarros acesos).
Em seguida comece a troca:
1. Feche o registro de gás;
2. Retire o lacre do botijão cheio: antes de acoplar o seu botijão em posição vertical, retire o lacre para começar a instalação.
3. Retire o regulador do botijão vazio: segure o bico do regulador na posição vertical e encaixe-o na válvula do botijão cheio. Para estabilizar a peça, gire a borboleta para a direita, até sentir firmeza.
Atenção: Nunca utilize ferramentas para o rosqueamento, ele precisa ser feito manualmente, até porque, poderá precisar soltá-la e não conseguir e acabar até danificando a peça. E mantenha o regulador na posição vertical.
4. A essa altura, seu botijão já estará instalado, agora, no entanto, precisará fazer um teste, para ter certeza de que a instalação foi bem feita e o botijão não está vazando.
Para realizar o teste, só precisa passar uma espuma de sabão normal, pode ser um detergente, na ligação da válvula com o registro, e observar se há a formação de bolhas. Caso sim, provavelmente há um vazamento de gás.
Como instalar gás de cozinha no fogão cooktop?
Embora o modelo de fogão cooktop esteja cada vez mais comum, ele ainda é utilizado, geralmente, em cozinhas planejadas, sendo necessário a orientação de um profissional antes mesmo do projeto ser iniciado, com a localização para a passagem do gás.
Primeiramente, verifique se o modelo é adaptado para receber botijão de GLP e se possui o kit de instalação, geralmente composto pelo regulador de gás, bico de rosca, tubo metálico flexível de aço (mangueira) e um adaptador.
Passo a passo para instalar o botijão de gás no cooktop
- Recorte a bancada conforme o tamanho do cooktop a gás, já sabendo que a distância entre o aparelho e a parede deve ser de, mais ou menos, de até 1 metro;
- Verifique se a saída de gás está desligada e posicione o cooktop no nicho recortado;
- Conecte a mangueira de gás à estrutura do cooktop, e aperte o bico de rosca;
- Abra o registro de gás e teste os queimadores para verificar a saída de gás;
No mais, se certifique de que a bancada, assim como, as paredes próximas do cooktop, sejam apropriadas para receber calor.
Quando solicitar a ajuda de um profissional
No caso de, mesmo com essas dicas, ainda se sentir inseguro, e se não tiver ninguém próximo que possa lhe ajudar, talvez, então, deva considerar a ajuda de profissionais para lhe auxiliar com a instalação do botijão de gás.
Cuidados extras para evitar acidentes com gás
Como pode ver, não há mistério para saber como instalar gás de cozinha, só é preciso prestar atenção aos cuidados, já ressaltados acima.
Lembrando que, mesmo que até pareça algo muito básico, saber como instalar gás de cozinha, é preciso ter muita atenção com o local onde colocará seu botijão, o qual deve ser um ambiente ventilado, jamais deve deixá-lo em compartimentos fechados, sem que possa respirar.
Além disso, o mais indicado é que ele fique longe do sol, umidade e intempéries. No mais, é garantido um ambiente livre de faíscas de nenhum tipo, seja fósforos, isqueiros, velas, e qualquer tipo de fogo, principalmente, durante a instalação.