Mangueira de gás encanado

0

Mangueira de gás encanado

A mangueira de gás encanado é um item de extrema importância e que faz parte da segurança no momento da instalação do gás de cozinha.

No Brasil, o gás chega até as residências e comércios do país de duas formas: através do botijão de gás ou do gás natural. No caso do gás natural ele é enviado até os equipamentos da cozinha através de uma mangueira de gás encanado.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Principalmente em apartamentos que não tem espaço para que o botijão seja colocado fora do ambiente, o mais comum é encontrarmos o gás encanado.

Existem também algumas particularidades quando falamos da instalação da mangueira de gás encanado quando comparado com o gás de cozinha em botijão.

Mesmo porque a maioria dos fogões, Cooktop e fornos vêm com a instalação de fábrica pronta para receber o botijão de gás. Sendo então necessário fazer a conversão do sistema de instalação do gás de cozinha tradicional (GLP) para o gás natural (GN).

Confira no texto abaixo algumas diferenças entre o gás natural e o gás de cozinha, como fazer a instalação da mangueira de gás encanado, e também como começar a utilizá-lo.

Diferenças entre o gás natural e o gás de cozinha

Tanto o gás natural quanto o gás de cozinha são derivados do petróleo, mas existem componentes em seu fornecimento que os diferenciam.

Extração x Mistura de componentes

O gás natural é encontrado no subsolo em reservatórios bastante profundos, sendo retirado a partir de perfurações. 

O gás de cozinha, por outro lado, é a mistura de dois componentes que derivam diretamente do petróleo, butano e propano.

Gás encanado x Botijão de gás 

Outra diferença é que enquanto o gás de cozinha, também conhecido por gás liquefeito de petróleo, chega pelo botijão de gás, o gás encanado vem por dutos de pressão. 

Ou seja, o gás natural chega através de encanamentos que são instalados na maioria das vezes em prédios e grandes centros urbanos.

Cuidados relacionados ao gás encanado

O gás encanado necessita de tubos para a sua instalação e por isso somente pessoas autorizadas estão aptas a realizar o trabalho. 

Lembre-se sempre que o manuseio de qualquer gás é perigoso, portanto é preciso contratar uma empresa especializada no assunto.

O material do encanamento também precisa ser resistente e geralmente se usa o cobre, aço de carbono ou o alumínio.

Da mesma forma que a tubulação precisa ser resistente, a mangueira de gás também precisa ser de um material específico, confira a seguir.

Instalação da mangueira de gás encanado

O primeiro cuidado que se deve ter com a instalação da mangueira de gás encanado é o tipo de material que será usado.

Sendo que o mais indicado nesse caso são mangueiras com as seguintes características:

  • Aguentam alta pressão;
  • Revestidas em aço;
  • Tamanhos que variam entre 0,80 m e 1,25 m. A norma da ABNT define que o tamanho não deve ultrapassar os 1,25 m.

A distância e os tamanhos acima vão depender do espaço entre a parede e o fogão, sendo que a mangueira não deve ficar esticada e muito menos conter dobras.

Além disso, o ideal é que haja um espaço suficiente no caso de precisar mexer o fogão para realizar a limpeza do local.

Por fim, a mangueira de gás também pode ser instalada no Cooktop e em fornos de embutir, o procedimento e o tipo de mangueira é o mesmo.

Quem deve fazer a instalação?

Chegado o momento da instalação da mangueira é importante se atentar ao fato de que o ideal é um profissional qualificado efetuar o serviço, conforme citado acima.

Isso porque dependendo da instalação são necessárias algumas adaptações na tubulação entre uma ponta da mangueira e a flange.

Mas caso esse procedimento de adaptação já esteja pronto, basta que você encaixe a outra parte da mangueira no fogão, Cooktop ou forno de embutir.

Como fazer a instalação por conta própria?

Se não for preciso realizar adaptações na mangueira de gás e suas conexões com os equipamentos, você pode fazer a instalação sozinho. 

Para isso siga algumas etapas de segurança para evitar vazamentos de gás e com isso riscos de explosão:

  1. Antes de começar a instalação feche o registro geral do gás;
  2. Verifique o prazo de validade da mangueira e se ela possui o selo do Inmetro;
  3. Coloque a mangueira revestida de aço ou cobre no registro da parede. Caso não haja ainda o registro, chame um profissional para a instalação;
  4. Coloque a outra ponta da mangueira no fogão, Cooktop ou forno de embutir;
  5. Ligue novamente o registro geral do gás encanado.

Terminada a instalação existem ainda alguns procedimentos de segurança que devem ser seguidos, veja a seguir.

O que fazer após a instalação da mangueira

Após instalar a mangueira no fogão é necessário que você siga alguns passos de segurança em relação a vazamentos de gás, confira:

  • Com o registro geral do gás encanado aberto passe um pouco de sabão nos ligamentos da mangueira, se sair bolhas refaça os procedimentos de instalação.
  • Verifique se as chamas que saem do fogão estão altas e fortes, pois o gás encanado possui pressão superior ao gás do botijão;
  • Quando precisar limpar a área, movimente o fogão com cuidado e limpe a região somente com um pano úmido e detergente;
  • Cuidado com produtos inflamáveis perto do fogão, mesmo que seja somente para a limpeza;
  • A mangueira de gás deve ser limpa apenas com um pano seco, pois a água pode enferrujar e danificar o produto.

Conclusão

A instalação da mangueira de gás encanado e suas conexões com fogões, Cooktop e forno de embutir devem ser feitas com o máximo de cuidado. Afinal, o gás utilizado na cozinha é um produto altamente inflamável.

Por isso em caso de dúvidas o ideal é chamar um profissional para efetuar a instalação tanto da mangueira como dos outros componentes do gás encanado.

De maneira geral a maioria dos fabricantes de fogão indicam através do manual do produto os itens ideais para a instalação do gás, por isso sempre leia o manual.

Além disso, fique sempre atento a possíveis vazamentos de gás e faça a manutenção da mangueira de gás encanado com frequência.

Por fim, é importante mencionar que ao observar qualquer sinal de vazamentos, feche o registro geral, abra as janelas arejando o local, não acenda fósforos e mantenha as luzes apagadas até a chegada de um especialista.

Leia também: Manutenção de aquecedor à gás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais