Minimalismo, entenda esse conceito e facilite a sua vida.

0

Minimalismo, entenda esse conceito e facilite a sua vida.

Muito tem se falado sobre minimalismo nos últimos tempos, existem documentários, palestras e livros sobre o tema. Existem desdobramentos da filosofia do minimalismo em diversas áreas de nossa vida

Mas você sabe o que é minimalismo? E como ser minimalista pode facilitar a sua vida.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Então sigam-me os bons e vamos nesse texto entender o que é minimalismo e como a adoção desse estilo de vida, pode te libertar de tudo o que é superficial e te ligar ao que realmente importa de verdade.

O que é minimalismo

O conceito de minimalismo pode ser explicado de muitas maneiras, mas em linhas gerais é ter menos coisas, ser feliz com menos.

Coisas, produtos, artigos, roupas, utensílios domésticos requerem despesas, manutenção, ocupam espaço, despendem energia para limpá-los, consomem espaço e também energia para encontrar um espaço adequado para guardá-los, e, quando ficam espalhados nos deixam mais estressados, assim como as parcelas no cartão de crédito de muitos produtos que compramos sem precisar ou que têm pouca utilidade.

Ou seja, minimalismo é se desfazer de coisas que não usamos ou usamos muito pouco e comprar o estritamente necessário.

Para um minimalista, as coisas têm que ter uma função prática, sentimental ou estética, e, de fato, ser usada. Caso contrário, é doação ou lixo! Simples assim.

Minimalismo em casa

Minimalismo

Como dito acima, as coisas precisam ter uma função prática, estética ou sentimental, sendo assim, não quer dizer que você precisa se desfazer dos quadros que enfeitam sua sala, jogar fora aquele cachecol que sua saudosa vó tricotou para você ou doar a batedeira, que uma vez por mês você faz um bolo delicioso.

Entretanto é você olhar para cada objeto espalhado em cada um dos cômodos da sua casa e entender se aquilo tem alguma das funções já explicadas nesse texto.

Ninguém dorme e acorda minimalista, é um processo. Separe os cômodos da sua casa e vá separando os objetos aos poucos. 

Divida-os em:

Doação: Não tem mais serventia para você, mas pode ter para outra pessoa. Doe-os!

Lixo: Algo que não é usado, não tem função estética, nem sentimental e já está muito deteriorado para servir à outra pessoa. Jogue-os fora!

Espera: Separe alguns dos objetos que você ainda está em dúvida sobre o que fazer e guarde-os em uma caixa fora da vista e anote o que está dentro. Se você precisar deles nos próximos 6 meses, você saberá onde está. Caso não use e não sinta falta deles, transfira para uma das duas listas anteriores e livre-se dele.

Uso: aqueles objetos que você faz uso constante ou cumprem alguma função estética em sua casa, ou mesmo que tenham grande valor sentimental. Trate esses objetos com reverência e dê a eles um lugar adequado para guardar.

Se um cômodo tiver muitos objetos e parece assustador para você encará-lo de uma só vez, vá com calma, vá por partes. Separe um closet, um armário, uma cômoda ou mesmo, comece por uma gaveta. 

Ainda se assusta? Então comece com algo bem pequeno. O armário do banheiro pode ser uma sugestão.

Dois exemplos de produtos que muita gente tem em casa, ocupa muito espaço e, geralmente, tem pouco uso: aspiradores de pó e multiprocessadores. Esses e outros itens, caso você não tenha e não pretenda fazer uso regular deles, há sempre a opção de alugar ou pedir emprestado a alguém. Oh, mas devolva rápido, para poder pedir emprestado novamente.

Cozinha minimalista

Hoje em dia, com os imóveis cada vez menores, a cozinha é um excelente lugar para você começar a praticar o minimalismo.

Caso a sua cozinha seja grande, siga as dicas anteriores, vá por partes, uma gaveta por vez, um armário, a geladeira, até passar por todos os lugares onde você guarda ou amontoa várias coisas.

Formas diversas, tabuleiros de todos os tamanhos, panelas que você nem usa, potes e mais potes espalhados, perdidos e abandonados por suas tampas, temperos vencidos, eletrodomésticos que você usa uma vez por ano.

Jogos de servir, vários conjuntos de talheres, três tipos de saca rolhas, panos de prato aos montes. Para quê? Você usa isso tudo? 

Lembre-se, muitas coisas você pode comprar descartáveis para uma ocasião específica. Caso vá fazer uma festa ou jantar mais elegante, tudo o que você precisa para impressionar seus convidados, pode ser alugado. Você desocupa espaço e economiza de comprar itens que serão usados novamente só Deus sabe quando.

Livros e documentários sobre Minimalismo

Se você quer aprender mais sobre o conceito de minimalismo, pode assistir na Netflix o documentário: Minimalism. A Documentary About the Important Thing, ou outro chamado “Minimalismo Já”.

Caso você queira aprender como se organizar em espaços pequenos, recomendamos “Movimento Tiny House”, e, para aprender a organizar sua casa e deixar tudo no lugar e viver com menos bagunça e menos estresse, assista “Ordem na Casa, com Marie Kondo” ou “The Home Edit – A Arte de Organizar”.

Já, se a sua praia é a leitura, não deixe de ler o livro “Menos é Mais. Um guia minimalista para organizar e simplificar a sua vida” e viva mais leve e mais feliz.

Gostou do nosso post sobre como o minimalismo pode mudar e facilitar a sua vida?

Então compartilhe com seus/suas amigos(as) nas redes sociais.

Leia também: Lençol de elástico, dicas de como dobrar, lavar, passar e guardar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais