Qual a espessura do botijão de gás?

0

Existem muitas dúvidas sobre o gás de cozinha, uma delas é qual a espessura do botijão de gás. Então acompanhe o nosso artigo que vamos falar um pouco como é um botijão de gás.

Apesar de existirem no Brasil, diversos tamanhos de botijão de gás, com finalidades específicas, aqui vamos nos concentrar no botijão mais famoso do Brasil, aquele que tem em quase todos os lares do país, o P 13.

Quais são as partes de um botijão de gás?

O gás de cozinha que utilizamos também é chamado de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) pois ele é vendido na forma líquida. É o que gás que fica liquefeito sob grandes pressões dentro do botijão, mas retorna à sua forma gasosa em sua queima.

Qual a espessura do botijão de gás?

Como o próprio nome já diz ele é um derivado do petróleo, sendo assim sua produção, transporte, armazenagem e venda estão sob vigilância da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

O gás de cozinha é uma composição de quatro hidrocarbonetos, sendo os principais em sua formulação o butano e o propano.

O gás de cozinha não tem cheiro, o odor característico que sentimos quando há um vazamento de gás, é o mercaptano, composto a base de enxofre adicionado à fórmula do gás, justamente para conferir odor ao produto e alertar sobre vazamentos.

Corpo de um botijão de gás

Responsável por armazenar o GLP e resistir ao transporte, armazenagem e às intempéries climáticas, é fabricado através de processo de estampagem e tem a seguinte estrutura:

As calotas superior e inferior devem ser fabricadas em aço estampado que deve atender à norma ABNT NBR 7460, e a espessura deve ser tal que atenda o requisito 4.3 da norma NBR 8460:

Espessura

A espessura da parede do recipiente, especificamente o cálculo é baseado no princípio que a tensão nessa parede, quando o recipiente é submetido a pressão de trabalho, não pode exceder o menor dos seguintes valores:

  • Não pode exceder 0,60 da mínima resistência à tração do material empregado;
  • 250 Mpa.

Importante: Todos os valores acima são considerados a temperatura ambiente.

Espessura de um botijão P 13

É o mais utilizado nos lares brasileiros, o P 13 tem carga de 13 Kg ou 31,5 litros.

Com a capacidade de vaporização, em 20 °C, de 0,6 kg por hora.  O dispositivo de segurança é chamado de plugue fusível que tem a função de evitar que o botijão exploda em casa de incêndio, assim, ao chegar perto de 70°C  ele se derrete.

Medidas de um botijão de gás P 13

Diâmetro: 360 mm

Altura: 476 mm

Material: aço de carbono com espessura de 2,5 a 3,0 mm.

Pressão Interna: 2,0 a 7,0 kg/cm2

Espessura de outros botijões de gás

  • P-5 = De 2,5 a 3,0 mm
  • P-8 = De 2,5 a 3,0 mm
  • P-20 = De 2,5 a 3,0 mm
  • P-45 = De 2,5 a 3,0 mm
  • P-90 = De 2,5 a 3,0 mm

Como você pode ver, a espessura de todos os tipos de botijões é a mesma, e mais importante que a capacidade de cada um deles, é a pressão interna.

É a pressão que determina a espessura do botijão de gás.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais