Revenda de gás pode ser MEI?

0

Revenda de gás pode ser MEI?

Quando o empreendedor está buscando um novo negócio e uma nova fonte de renda ele busca simplificar e diminuir os custos, por isso muita gente se pergunta: revenda de gás pode ser MEI?

Antes de responder a essa pergunta, vamos entender os requisitos necessários para abrir uma revenda de gás.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Exigências para abrir uma revenda de gás

  • Terreno plano com capacidade para armazenamento dos botijões cheios e vazios com boa localização, mas distante de grande aglomeração de pessoas ou residências
  • Atender a alguns requisitos de segurança como circulação de ar, espaço mínimo de armazenamento e movimentação de cargas, assim como disposição de extintores de incêndio apropriados para a atividade.
  • Alvará da prefeitura
  • Alvará do Corpo de Bombeiros
  • Constituir uma empresa (emissão de um CNPJ)
  • Autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo)

Como visto acima, montar uma revenda gás de cozinha envolve algumas etapas e exigências técnicas que não existem em outras atividades de comércio.

A boa notícia é que, embora dê mais trabalho para começar a atividade, a sua operação é muito mais simples que outros negócios.

Que tipo de empresa constituir para abrir uma revenda de gás

Para abrir uma revenda de gás de cozinha, pode-se constituir uma empresa com CNPJ classificada como MicroEmpresa).

O CNAE correspondente à atividade é o 4784-9/00 – Comércio varejista de gás liqüefeito de petróleo (GLP)

A abertura de qualquer empresa pode ser feita pelo próprio empresário, mas aconselhamos fortemente que um contador seja contratado para tal finalidade. Além de poupar o tempo do empreendedor, o contador sabe em que categoria enquadrar cada tipo de negócio, assim a quais órgãos, determinada atividade deve se submeter.

Mas afinal, a revenda de gás pode ser MEI?

revenda de gás pode ser mei

Como já demos algumas pistas acima, uma revenda de gás de cozinha NÃO pode ser MEI.

O microempreendedor individual (MEI) além de possuir limitações de faturamento anual, não pode exercer diversas atividades, dentre elas, a revenda de gás de cozinha.

Para abrir uma revenda de gás de cozinha, o empresário precisa cumprir diversas exigências legais e técnicas que só mesmo uma empresa constituída pode atender.

Como ser um revendedor de gás independente?

Quando as pessoas pensam em ser um revendedor de gás independente, estão pensando em uma pequena revenda, geralmente em sua própria casa, ou em anexo a algum negócio já estabelecido, como um bar, mercadinho ou mercearia.

Revender gás de cozinha em residências, mesmo que os botijões estejam armazenados em lugares abertos, é terminantemente proibido pela legislação brasileira.

Bares e mercearias também não são locais apropriados para as revendas dos botijões e assim como os demais citados acima são extremamente arriscados.

Sendo assim, esses locais adaptados para revendas de gás de cozinha, não são legalizados, muito menos autorizados pela ANP para funcionamento. E, como qualquer lugar que não está cumprindo a lei, está sujeito a multas, apreensões, fechamento ou, na melhor das hipóteses, ser extorquido pelas autoridades de fiscalização.

Para abrir uma revenda de gás de forma legalizada, uma das primeiras coisas a se fazer é procurar uma distribuidora regional, ou diretamente uma das grandes marcas de gás.

Qual o investimento para abrir um depósito de gás?

Cada marca divulga valores distintos para se ter uma franquia de pequeno porte. Algumas marcas, nem sequer divulgam tais valores, no entanto segundo um consenso do mercado, com 60 mil reais é possível iniciar uma revenda de gás de cozinha.

Os principais gastos com a abertura de uma revenda de gás são:

  • Abertura da empresa (documentos, taxas e alvarás + mão de obra do contador)
  • Aluguel ou compra de um terreno
  • Adaptações e obras (muros, portões, áreas coberta, escritório, banheiro)
  • Compra de veículos (motos adaptadas e carro leve de carga)
  • Compra de equipamentos (mesa, cadeira, computador e telefone)
  • Compra dos botijões (estoque inicial)

Revenda de gás pode ser MEI? Infelizmente a resposta para essa pergunta é NÃO.

No entanto, as boas notícias são que as revendas de gás são um negócio simples de operar e altamente lucrativo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais