Como trocar um botijão de gás

0

Por mais que para a grande maioria dos usuários de gás de botijão trocá-lo seja algo bem simples de fazer, porém, algumas pessoas ainda não sabem como trocar um botijão de gás ou não se sentem muito inseguras quando o gás acaba e precisa realizar a troca.

Infelizmente, ainda não há aplicativo que faça isso, não é mesmo? Pois é, já podemos descobrir gás próximo de nossa casa, qual o revendedor vende mais barato, como conseguir nossa marca favorita, tudo isso, atualmente, é possível graças a aplicativos como Preço do Gás, mas saber como trocar um botijão de gás, não tem jeito. Tem que ser feito de forma pessoal e manualmente.

Mas, mesmo exigindo uma série de cuidados, saber como trocar um botijão de gás é muito simples. E pensando em quem ainda não tem muita prática nesse assunto, resolvemos mostrar aqui um passo a passo para ajudar nessa empreitada. Confira!

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

A hora certa de trocar um botijão de gás 

como trocar um botijão de gás

Embora não seja possível saber em que momento, exatamente, o gás irá acabar, é possível, sim, identificar alguns sinais de que o gás está acabando

Uma das formas é observar a cor da chama, quando a chama começar a ficar amarelada, é um sinal de que o gás está para acabar; e outra forma é através do peso, sabendo que, em geral, apenas o peso do casco do botijão pesa de 13 a 15,5 quilos, e um botijão cheio deve pesar 13 quilos a mais, ou seja, quanto mais leve, mas indica que ele está chegando ao fim.

E certamente, com o alto preço do gás GLP, não dá para ficar desperdiçando ou jogando fora, por isso, a dica é sempre procurar economizar, ao máximo o seu gás, até ele chegar ao fim, o que também não precisa mais ser um problema, pois com um aplicativo, como Preço do Gás, pode a qualquer hora, com poucos cliques, pedir um gás novinho em folha.

Portanto, baixe o aplicativo Preço do Gás e, se o queimador apagar, não insista, solicite um novo botijão e realize a troca. 

E não adianta ter medo de como trocar um botijão de gás e não armazená-lo em um local seguro, é preciso mantê-lo sempre em local ventilado e coberto, protegido do sol, da chuva e da umidade, para evitar qualquer tipo de deterioração. 

Pronto, agora que já sabe que pedir seu gás não precisa mais ser um problema, veja abaixo o passo a passo de como trocá-lo.  

Como trocar um botijão de gás

Hora de trocar o botijão, então, separe uma esponja, pano, e detergente.

Para saber como trocar um botijão de gás, primeiro precisa saber que tem que realizar a troca em um ambiente ventilado, longe de qualquer fonte de calor, e do seu celular, então, realize a troca, seguindo o passo a passo abaixo.

  1. A primeira coisa que precisa fazer é desligar o registro, e verificar se todos os botões do fogão estão desligados, pois pode ter esquecido algum aberto quando o gás acabou, sem que tenha percebido.
  2. Pronto, agora muita calma na hora de manusear o botijão, sempre os movendo, seja cheios, ou vazios, na posição vertical. Jamais relé ou deite.
  3. A seguir, com uma esponja, limpe-o com água e sabão, e seque-o com um pano seco.
  4. Então, atentamente, leia a etiqueta, que traz as instruções de instalação e manuseio, depois retire-a e guarde-a, para caso precise entrar em contato com a empresa responsável.
  5. Depois, remova, também com a mão, e sem a ajuda de nenhuma ferramenta, o lacre de segurança, cuidando para não danificar a válvula. E atenção, nunca troque ou aceite um botijão que venha sem o lacre ou que venha com ele violado, pare imediatamente a instalação e entre em contato com o fornecedor. 
  6. Agora, precisa retirar o regulador de pressão de gás do botijão vazio, e rosquear manualmente na válvula do botijão cheio, mas sem a ajuda de alicates e martelos.
  7. Não deixe de checar as condições de todos os componentes, como mangueira, regulador de pressão de gás e braçadeiras.
  8. Pronto, agora é só realizar o teste de vazamento, para isso, basta passar uma esponja embebida em água e sabão entre a válvula e o regulador de pressão. Então, caso apareçam bolhas de sabão, refaça a operação de instalação, se continuar aparecendo é porque realmente há vazamento, então, ligue para a assistência técnica, cujo número consta na etiqueta.

E é isso, como pode ver, é bem simples saber como trocar um botijão de gás, basta seguir o passo a passo acima, mas se mesmo assim ainda se sentir inseguro, considere pedir a ajuda à distribuidora, cujos profissionais são preparados para isso.  

E como tudo na vida, também é questão de prática até aprender como trocar um botijão de gás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais