Distribuidora, revenda de gás e depósito: entenda as diferenças

0

Distribuidora, revenda de gás e depósito: entenda as diferenças

Quais os papéis de uma distribuidora, de uma revenda e um depósito de gás

O que cada uma delas representa no mercado de gás no Brasil?

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Você está querendo atuar nesse setor?

Então acompanhe o texto abaixo e descubra as diferenças entre revenda de gás, distribuidora e depósito.

Veja abaixo quem é quem nessa estrutura do mundo do GLP:

Distribuidoras de gás

São as empresas autorizadas pela ANP a exercer a atividade de distribuição de GLP. 

A atividade das distribuidoras compreende a aquisição, armazenamento, envasamento, transporte, comercialização e controle de qualidade do GLP, assim como apoio e assistência  técnica ao consumidor. 

Em suma, são as distribuidoras que fornecem o gás de cozinha (GLP) para as empresas e que abastecem a revenda de gás que comercializa para residências e pequenos comércios.

O mercado brasileiro possui diversas distribuidoras e as quatro maiores marcas são:

Juntas, essas quatro companhias detêm 83% da participação de mercado, segundo dados do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) de 2020. 

A precursora em GLP no Brasil, foi a Ultragaz, fundada em 1937.

Revendas de gás

A revenda de gás é o estabelecimento responsável pela comercialização de botijões de GLP. 

A revenda compra os botijões de GLP e utiliza a marca da distribuidora. 

Estão autorizadas a atender pessoas físicas e jurídicas, como estabelecimentos comerciais de uma determinada região.

Por exemplo:

  • Bares
  • Restaurantes
  • Hotéis e motéis
  • Pousadas
  • Lanchonetes
  • Cozinhas de empresas

A revenda de gás de cozinha legalizada é considerada um negócio de fácil operação, sólido e rentável, mesmo em tempos de crise. 

O gás de cozinha é um item de necessidade básica e de consumo constante, inclusive em momentos de instabilidade econômica. 

Mesmo que o consumo caia por conta da alta dos preços, do menor poder de compra do salário e por algumas famílias buscarem na lenha uma alternativa ao gás de cozinha, isso representa muito pouco no mercado essencial do gás de cozinha.

Durante a pandemia do coronavírus, por exemplo, enquanto muitos negócios foram impedidos de funcionar, a revenda de gás, por ser um negócio de venda de item essencial, teve autorização para continuar em funcionamento, inclusive apresentando aumento na demanda.

Segundo informações da empresa Ultragaz, o investimento para abrir uma revenda de gás é de pelo menos R$ 60 mil e o terreno precisa ter no mínimo 30 m². 

Depósitos de gás

Distribuidora, revenda de gás e depósito entenda as diferenças

Segundo a ANP, o depósito de gás seria  “depósito de recipientes transportáveis de GLP”, que é um estabelecimento do distribuidor de GLP utilizado apenas para armazenar recipientes de GLP.

Ou seja, botijões de gás cheios, parcialmente cheios ou vazios, sendo que nesses “depósitos” pode existir espaço ou não para instalações de envasamento de botijões.

Entretanto, não é comum no mercado espaços utilizados exclusivamente para guardar recipientes de gás, como ocorre em uma revenda.

Quando o senso comum fala em depósito de gás, o cliente ou o próprio comerciante de gás está se referindo à revenda, que explicamos no item anterior.

Sendo assim, embora seja aceito e compreendido o que é depósito de gás, na prática ele nem sequer existe.

O termo depósito é antigo e, provavelmente, ganhou popularidade na época em que os estabelecimentos não possuíam o serviço de entrega. Dessa forma, os botijões ficavam armazenados e era comum que o consumidor fosse até o “depósito” comprar o produto.

Aplicativo que facilita o dono da revenda vender mais gás

Se você já é dono de uma revenda de gás ou está buscando informações para empreender no ramo do gás de cozinha, precisa conhecer o aplicativo Preço do Gás.

Com o aplicativo Preço do Gás, o cliente efetua a compra, você recebe uma notificação com os dados do cliente para realizar a entrega.

O cliente faz o pagamento diretamente ao seu entregador, o app só faz a intermediação.

Você não vai mais precisar gastar com propagandas ou ímãs de geladeira. A propaganda é por conta da Preço do Gás.

Baixe o app Preço do Gás para revendas e descubra essa facilidade para seu negócio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais