Fogo alto ou baixo? Entenda a importância de saber qual usar

0

Quando você prepara suas refeições, costuma usar fogo alto ou baixo? Você sabia que o uso incorreto pode fazer com que gaste mais gás? Nesse artigo vamos explicar porque regular a temperatura do fogo é tão importante, tanto para a comida como para o seu bolso. Confira!

Você sabia que o uso correto da temperatura do fogo, ou seja, cozinhar em fogo alto ou baixo pode lhe ajudar a economizar gás de cozinha?

Vamos combinar que, com os preços lá nas alturas, saber como fazer o gás durar um pouco mais é sempre bem-vindo, não é mesmo?

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

Primeiramente, vale saber que usar o fogo baixo é sempre o mais indicado ao preparar as refeições, e vamos explicar o porque, aliás, motivos não faltam e seu bolso ainda agradece. Confira abaixo qual a melhor maneira de cozinhar, com fogo alto ou baixo?

Por que usar fogo baixo?

1. Maior economia de gás

Vamos começar pelo principal motivo, já que em tempos de crise, economizar é preciso, ainda mais quando se trata de gás de cozinha. 

O fato é que muita gente se engana e em meio à uma rotina, cada vez mais corrida, acaba querendo agilizar as coisas, como o preparo das refeições, e é aí que mora o grande engano: achar que se deixar cozinhar um alimento em fogo alto, ele ficará pronto mais rápido.  

O fato é que o cozimento acontece só quando a água ferve, o que significa que não há a necessidade de cozinhar em fogo alto depois que a água ferver, isso só servirá para fazer com que a água seque e, com isso, precise adicionar mais água, gastando ainda mais gás.

E como o assunto aqui é economizar gás de cozinha, procure sempre regular as bocas do seu fogão, pois elas mal reguladas exigem mais o consumo do gás, chegando a aumentar em trinta por cento seu uso no mês.

2. Mais segurança

O segundo quesito, e que também é de suma importância para saber se usar o fogo alto ou baixo, é que usar fogo baixo garante mais segurança no preparo dos alimentos. Pois, há o perigo da chama se espalhar ao usar fogo alto, aquecendo os cabos da panela, ou utensílios próximos, a ao manuseá-los, sofrer queimaduras nas mãos, e isso fazer com que largue o cabo da panela, que pode cair no chão, oferecendo riscos de acidentes ainda mais graves.

3. Maior durabilidade dos utensílios

Esse item até poderia entrar no quesito economia, já que a durabilidade de suas panelas tem a ver com o seu bolso. O fato é que cozinhar sempre em fogo alto pode danificar os cabos das panelas e o antiaderente, estragando a panela. 

Por isso, se preza seu bolso e deseja que suas panelas durem por muitos e muitos anos, procure sempre utilizar uma chama mais baixa, para não agredi-las ou danificá-las.

4. Maior desempenho

E se engana quem pensa que cozinhar em fogo alto faz com que o alimento fique pronto mais rapidamente, na verdade, isso é um erro. 

Fogo alto não combina com economia e nem com pressa. 

Como falamos mais acima, geralmente, não é preciso usar fogo alto para cozinhar já que, após atingir a fervura, não há a necessidade de manter o fogo alto. 

Aliás, tal como já fazemos quando usamos a panela de pressão, que podemos diminuir o fogo após atingir a pressão, o mesmo vale quando usamos panelas comuns após o cozimento.

E mais, até para quem quer uma refeição mais saborosa, é preciso usar o fogo baixo, pois isso garante um cozimento mais uniforme. Lembrando que a chama alta pode fazer a parte de um alimento em contato com a panela queimar em poucos segundos, grudando no revestimento, prejudicando a receita.

Por que não usar fogo alto?

Fogo alto ou baixo

Então, se ainda não se convenceu que entre usar o fogo alto ou baixo, o correto é usar fogo baixo, então, chegou a hora de mostrar o outro lado da moeda, ou melhor, da chama, a alta.

É preciso entender que ao utilizar o fogo a quantidade de gás utilizada será maior. 

Ao entender essa matemática fica mais fácil evitar usar a maior temperatura do fogão, tanto no forno quanto nas bocas normais e, dessa forma, economizar seu gás. Do contrário, estará desperdiçando gás e, consequentemente, dinheiro.

É preciso ter em mente que os alimentos não cozinham mais rápido no fogo alto, ele só cozinha depois de atingir uma determinada temperatura. Por isso, a dica é, se for fazer macarrão, por exemplo, usar  fogo alto até a água ferver, depois disso, pode usar o fogo baixo, pois a temperatura já estará adequada, como na panela de pressão, que pode ter o fogo diminuído após pegar a pressão.

Como saber se usar fogo alto ou baixo? 

Infelizmente, não há uma cartilha ensinando isso, mas a prática ajuda um pouco. Assim, temos alguns exemplos de como você pode escolher usar fogo alto ou baixo, por exemplo, se precisar colocar algo para ferver, após chegar no ponto de fervura, não há mais necessidade de manter o fogo alto. 

O fato é que, de uma maneira mais generalizada, a maioria das receitas não exige fogo alto, como algumas pessoas acham. 

E também não adianta tentar compensar a pressa com a temperatura máxima no fogão, a tendência é estragar a receita como, por exemplo, ao fazer uma carne assada no fogo alto, vai tostar rapidamente por fora, sem cozinhar por dentro.

Por isso, a dica é só usar o fogo alto para aqueles alimentos que precisam ser cozidos e requerem um bom tempo na panela, mesmo assim, baixando o fogo após atingirem o cozimento.

Portanto, a dica é ficar atento ao tipo de receita ou alimento a ser cozido, lembrando que o ideal entre usar o fogo alto ou baixo, é sempre usar o fogo baixo, não prejudicando suas panelas, a receita e nem seu bolso.

No mais, com esse artigo, esperamos ter tirado suas dúvidas quanto ao uso do fogo alto ou baixo, que tenha entendido que o uso correto e que mais respeita seu bolso e as receitas, é o fogo baixo, no entanto, pode usar o alto, se a comida precisar de fervuras, por exemplo, mas tomando o cuidado de baixar após atingir o cozimento. Acredite, seu bolso agradecerá!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais