Métodos de Cocção: Quais são e quando usar cada um?

0

Quer saber quais são os métodos de Cocção e como usar cada uma deles? Vamos te ensinar!

Quem é apaixonado por cozinha sabe que ela é um universo com muitas possibilidades. Quando se pensa ter explorado tudo, vemos que ainda há muito o que descobrir e aprender.

E, vamos combinar, ultimamente, o mundo parece ter redescoberto os prazeres da cozinha, tanto que não param de surgir programas voltados ao universo da culinária.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

O fato é que as pessoas estão passando a valorizar a esse universo, que estava tão esquecido ou subestimado e, assim, homens já estão colocando mais a mão na massa, mulheres estão redescobrindo os prazeres de preparar sua própria comida, enfim, parece que a humanidade está fazendo as pazes com a cozinha.

E mais, muita gente não sabe, mas até a forma de cozinhar pode ajudar a reduzir gastos com gás de cozinha no final do mês. 

E o que não faltam são curiosidades e dúvidas sobre receitas e truques culinários e, nesse sentido, as pessoas querem saber sobre as diversas formas cozinhar os alimentos, já que existem várias, e cada uma delas, com resultados diferentes.

São os chamados métodos de cocção (“cozimento”), os quais utilizam técnicas distintas no preparo dos alimentos, e de uma maneira geral, podemos separar a cocção em três grandes métodos: 

  1. Métodos de Cocção Calor seco, quando você cozinha sem utilizar líquido, mas que pode ter adição de gordura; 
  2. Métodos de Cocção Calor úmido, que é o cozimento com água em forma líquida ou gasosa; 
  3. Métodos de Cocção Calor misto, que combina as duas técnicas em diferentes etapas.

Confira abaixo, um pouco sobre cada método de cocção, e suas recomendações:

Métodos de Cocção Calor seco

Vamos começar falando sobre o métodos de Cocção do calor seco, o qual não envolve o uso de água e outros líquidos utilizados no métodos de Cocção do calor úmido, e pode ser com ou sem gordura

Citando como um exemplo um frango grelhado, em que se aplica apenas o ar seco sem nenhum líquido, só sendo adicionada gordura, a qual tem função diferente dos líquidos de cocção, não sendo considerada elemento umedecedor. 

Ao se empregar o calor seco para cozinhar determinado alimento, o seu próprio conteúdo de líquidos auxilia no métodos de Cocção, já que o próprio líquido presente no alimento acaba atuando como um condutor de calor e quando, mais tarde, com a própria temperatura o alimento naturalmente perde água, sofre o processo de desidratação parcial.

  • Grelhar: método muito usado no preparo de bifes macios, frangos, hambúrgueres e vegetais. É recomendado pincelar o alimento com algum tipo de gordura, como óleo, manteiga ou azeite, para não grudar na panela ou, também, usar panelas/frigideiras antiaderentes. Ressaltando aqui que o verbo “grelhar” é usado, embora não seja necessário usar uma grelha, podendo se usar chapa, frigideira ou um grill elétrico. 
  • Saltear/selar: parecido com o método de grelhar, só que, nesse caso, o alimento é colocado em pequenas quantidades, em uma temperatura bem alta, e o cozimento deve ser rápido, e os alimentos devem ser movimentados, como se a comida “pulasse” na chapa. 
  • Assar no forno: de preparo mais lento, quando é necessário que o alimento asse por inteiro, como peças de carne, costela, lombo, pães, bolos, tortas etc. Já, quanto ao tempo, e a intensidade do fogo, podem variar de acordo com o tamanho do alimento.
  • Defumar: é quando se expõe o alimento à fumaça de madeiras aromáticas, sendo necessário fazer uso de madeiras ( secas e não perfumadas), se acrescentando ervas aromáticas. E quase todos os alimentos podem ser defumados, desde peixes a queijos. 
  • Fritar: já a fritura pode ser em óleo, manteiga ou azeite. E para que o alimento seja frito da forma correta, é preciso deixar o fogo alto e só colocar a comida na frigideira quando a gordura estiver bem quente e sempre lembrar que cada alimento tem um tempo de preparo, sendo importante respeitar esse período para garantir que seu alimento cozinhe no ponto desejado. Também tem a fritura por imersão, nesse caso, o alimento é “mergulhado” no óleo quente em uma frigideira ou panela funda por um tempo determinado. Um bom exemplo desse método são alimentos como batatas fritas e salgados.

Calor úmido

Nesse método de cocção por calor úmido, ele pode acontecer por meio de líquido quente ou vapor, tendo um cozimento mais lento, na qual o vapor hidrata o alimento, abrandando as suas fibras:

  • Ferver: a fervura pode acontecer de duas forma: a primeira, onde o alimento entra no processo desde o início, sendo levado ao fogo em uma panela com água fria ( como batatas e ovos cozidos,); e a segunda, com o alimento sendo levado à panela após a água ferver (macarrão e branqueamento de legumes).
  • Cozinhar a vapor: é o método ideal para quem quer preservar os nutrientes e o sabor dos alimentos. Há diferentes maneiras de cozinhar a vapor, mas a mais comum delas é usando uma panela específica, o steamer, que deve ser sobreposto à outra panela com água quente, sem, no entanto, molhar o alimento. É o método especialmente recomendado para cozinhar legumes.

Métodos de Cocção Calor misto

Nesse métodos de Cocção, de calor misto, é criada uma camada protetora em volta do alimento, por meio do uso de calor seco com gordura, que acaba impedindo a saída de líquido, o que permite que o alimento se mantenha mais úmido e suculento, além disso, esse método criar uma crosta mais atraente. Geralmente, depois, se costuma finalizar o prato usando o calor úmido, para que o alimento termine de cozinhar e fique bem macio.

Refogar: inicialmente o alimento é frito com uma porção de gordura, e com a água que irá soltar, ele cozinha. Essa técnica é muito utilizada no preparo de quase todas as receitas do dia a dia, do feijão ao molho do macarrão.

Ensopar: é a técnica que se utiliza, geralmente, após o alimento ser refogado, aí então, é adicionado o líquido para que a comida termine de ser preparada, em uma panela tampada ou semitampada. 

Guisar: parecido com o ensopado, mas geralmente leva uma quantidade menor de líquido. Após refogar o alimento, ele deve ser cozido em pouco líquido, que será reduzido, formando, assim, um molho mais grosso.

E é isso, esses são os métodos de cocção e a dica é se acostumar com esses nomes, já que saber cozinhar virou tendência e você não vai querer ficar de fora, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais