O que significa a chama azul?

0

No ato de cozinhar em nossos lares, utilizamos a queima ou combustão do gás de cozinha, que pode ser o gás natural encanado ou o gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que é o gás de botijão.

Uma coisa que pode ser observada na chama do fogão é que a cor é azul, isso se dá pois essa combustão é completa.

Se formos comparar, por exemplo, com a chama de uma vela, que normalmente é amarela, podemos afirmar que a combustão da vela é incompleta. Isso se dá na maioria das demais combustões, tal como em uma fogueira.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

No caso da cor azul da chama do fogão, a combustão é completa, pois a liberação dos gases do GLP reagirem totalmente ao oxigênio presente no ambiente.

Porque o fogo é azul e laranja?

Essa variação de cor ocorre em fogões quando o gás está próximo ao fim, o azul indica que ainda está havendo uma boa combustão e reação com o oxigênio, já o laranja sinaliza que a combustão está começando a não ser completa.

O Que Significa A Chama Azul?

Isso é um bom indicativo de que o gás de cozinha está perto do fim.

Como se chama o fogo azul?

O fogo azul se chama também de fogo de combustão completa.

O que significa quando o fogo está laranja?

Quando a chama do fogão apresenta uma cor vermelho-amarelado ou laranja indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa. 

Nesse caso houve um desbalanceamento na reação entre o combustível GLP e o oxigênio comburente.

Por que o fogo pode ter várias cores diferentes?

Porque a chama depende da temperatura e do elemento que está sendo queimado. A cor vai depender do elemento químico em maior abundância.

A cor mais comum vista em fogueiras, incêndios e velas é a cor amarela, que é resultado do sódio sendo queimado em altas temperaturas.

No caso de fogueiras e incêndios, eventualmente temos na base a cor azul, nesse caso é falta de oxigênio e a formação do monóxido de carbono.

Já em fiações elétricas temos a cor verde durante incêndios, pois em altas temperaturas os materiais da rede elétrica liberam átomos de cobre ou bário.

A coloração violeta vista em grandes queimadas florestais se deve ao potássio liberado pela queima da madeira das árvores.

Existe fogo invisível?

Sim, existe.

Curiosamente existe uma chama que é invisível, que é a produzida pela queima do metanol, um álcool de grande pureza, que não apresenta nenhum dos elementos químicos citados acima.

Na Fórmula Indy, que esse combustível é usado, as equipes de socorro e combate a incêndios precisam agir com muita rapidez em qualquer acidente, pois os pilotos podem se queimar sem que o fogo seja visto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais