O que significa a chama azul?

0

O que significa a chama azul? No ato de cozinhar em nossos lares, utilizamos a queima ou combustão do gás de cozinha, que pode ser o gás natural encanado ou o gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), que é o gás de botijão.

E muita gente se pergunta o que significa a chama azul? Uma coisa que pode ser observada na chama do fogão é que a cor é azul, isso se dá, pois, essa combustão é completa.

Se formos comparar, por exemplo, com a chama de uma vela, que normalmente a chama do fogão laranja, podemos afirmar que a combustão da vela é incompleta. Isso se dá na maioria das demais combustões, tal como em uma fogueira.

Temos uma central de atendimento por telefone que funciona de domingo a domingo para suporte ao cliente. Se tiver alguma dúvida ligue para o telefone do Aplicativo Preço do Gás:

0800-000-0960

No caso da chama azul do fogão, a combustão é completa, pois a liberação dos gases do GLP reagirem totalmente ao oxigênio presente no ambiente.

Por que a chama do fogão é laranja e azul?

Essa variação de cor ocorre em fogões quando o gás está próximo ao fim, a chama azul indica que ainda está havendo uma boa combustão e reação com o oxigênio, já a chama do fogão laranja sinaliza que a combustão está começando a não ser completa.

O Que Significa A Chama Azul?

E quando a chama do fogão laranja é um bom indicativo de que o gás de cozinha está perto do fim.

Chama azul significado?

O fogo de chama azul se chama também de fogo de combustão completa. Também significa que tem gás suficiente para fazer essa combustão completa.

O que significa quando o fogo está laranja?

Quando a chama do fogão apresenta uma cor vermelho-amarelado ou laranja indica que o gás está acabando e a combustão não foi completa. 

Nesse caso houve um desbalanceamento na reação entre o combustível GLP e o oxigênio comburente.

Por isso, quando está com a chama azul no fogão significa que ainda tem gás no botijão, e quando começa a ficar alaranjado é sinal que o gás está acabando e é um ótimo jeito de ficar preparado e já pedir seu botijão de gás.

Outra dica é baixar o aplicativo Preço do Gás e pedir seu botijão de gás de forma mais barata, prática e rápida. Peça seu botijão de gás pelo aplicativo e veja os revendedores de gás com o menor preço mais perto de você.

Por que o fogo pode ter várias cores diferentes?

Porque a chama depende da temperatura e do elemento que está sendo queimado. A cor vai depender do elemento químico em maior abundância.

A cor mais comum vista em fogueiras, incêndios e velas é a cor amarela, que é resultado do sódio sendo queimado em altas temperaturas.

No caso de fogueiras e incêndios, eventualmente temos na base a cor azul, nesse caso é falta de oxigênio e a formação do monóxido de carbono.

Já em fiações elétricas temos a cor verde durante incêndios, pois em altas temperaturas os materiais da rede elétrica liberam átomos de cobre ou bário.

A coloração violeta vista em grandes queimadas florestais se deve ao potássio liberado pela queima da madeira das árvores.

Existe fogo invisível?

Sim, existe.

Curiosamente existe uma chama que é invisível, que é a produzida pela queima do metanol, um álcool de grande pureza, que não apresenta nenhum dos elementos químicos citados acima.

Na Fórmula Indy, que esse combustível é usado, as equipes de socorro e combate a incêndios precisam agir com muita rapidez em qualquer acidente, pois os pilotos podem se queimar sem que o fogo seja visto.

Então vimos que perceber as cores da chama do fogo pode ser um bom aviso para saber quando seu botijão de gás está perto de acabar. E se o gás acabar, peça pelo aplicativo Preço do Gás.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza cookies de acordo com sua Política de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceitar Leia mais